O consumo excessivo de gorduras, especialmente de gordura saturada, tem sido associado ao desenvolvimento de doenças cardiovasculares, como a aterosclerose. Por isso, é importante escolher os alimentos corretos e deixar de consumir aqueles que são prejudiciais ao nosso coração.
Bons nutrientes para o seu coração
A alimentação é fundamental para a manutenção da imunidade e deve ser rica em frutas, legumes e verduras, ou seja, repleta de vitaminas e minerais essenciais ao corpo humano. Além disso, para mantê-la mais forte, é preciso evitar ao máximo os alimentos industrializados, assim como açúcares e álcool, por exemplo.
“Aumentar o consumo de frutas, verduras, legumes, cereais integrais, carnes magras e derivados de leite desnatados são boas opções para uma alimentação saudável, para manter o peso e controlar os fatores de risco”, alerta a nutricionista do HCor.
Conheça 10 alimentos amigos do coração
Diversos estudos mostram uma relação positiva entre a prática de exercício físico e a prevenção de diversas doenças, como doenças cardiovasculares e diabetes, já que o exercício é capaz de provocar uma melhora do perfil lipídico (aumento do HDL-c, diminuição do LDL-c e triglicérides) e da sensibilidade à insulina.
A B1 protege o músculo cardíaco. Já a B3 ajuda a reduzir os níveis de colesterol sanguíneo, enquanto a B6 atua como protetora cardiovascular. Para finalizar, as vitaminas B9 e B12 auxiliam na remoção de moléculas presentes no sangue que causam danos às artérias.
Complexo B No coração, elas têm papel importante na prevenção e no tratamento de doenças. A B1, por exemplo, ajuda a proteger o músculo cardíaco. Já a B3 contribui na redução dos níveis de colesterol ruim (LDL) e nas taxas de triglicerídeos, fatores de risco para desenvolvimento da doença arterial coronária.
Uma vez que estar com as condições nutricionais em dia, por meio do consumo adequado de alimentos saudáveis e água potável, contribui para o fortalecimento do sistema imunológico, para a manutenção e a recuperação da saúde.
Uma alimentação balanceada é um excelente caminho para manter a saúde cardíaca. Frutas vermelhas ou arroxeadas, como jabuticaba, morango, amora e framboesa, por exemplo, são importantes aliados na regulação da pressão arterial e ajudam a reduzir o risco de formação de placas de gordura.
A prática de atividades físicas também é fundamental para garantir uma boa saúde cardiovascular, pois a movimentação estimula a circulação ao reduzir a pressão que o músculo cardíaco faz para bombear o sangue para todo o corpo. Além disso, a queima de gordura resultante do exercício resulta no aumento do colesterol “bom” (HDL) e na redução do LDL.
Todos já sabem que para uma alimentação ser considerada saudável é necessário que ela ofereça os nutrientes necessários para o bom funcionamento do corpo, de forma balanceada, fracionada e saborosa. Deve ser também acessível, variada, colorida e segura.
Portanto, ela influencia, e muito, na saúde. Alimentos in natura, como frutas, legumes, verduras, grãos diversos, oleaginosas, tubérculos, raízes, carnes e ovos, são saudáveis e excelentes fontes de fibras, de vitaminas, minerais e de vários compostos que são essenciais para a manutenção da saúde e a prevenção de muitas doenças.
Qual o valor do Tiggo 7 Lugares 2021?
Para que serve água com sal e açúcar?
Qual o gênero de A Volta ao Mundo em 80 dias?
Quantos dias para o furúnculo estourar?
O que significa pagamento mediante?
Por que não tem mototáxi em São Paulo?
Como ocorre a formação do leite desde a sua origem?
Como solicitar efeito suspensivo de multa de trânsito?
O que é retroatividade da norma jurídica?
Em que ano foi descoberto o cacau?
O que é bom para limpar moedas?
Qual foi o primeiro Jinchuuriki a ser capturado?
Pode dar arroz cozido para os pintinhos?
Qual o valor do IPVA de um carro de 20.000 reais?
Quantas calorias têm 3 fatias de pão de forma?
Como os versos livres são chamados?
Como colar o brinco que quebrou?