DESCRIÇÃO: acne (ou espinhas) é a doença mais comum da pele, afeta a maioria das pessoas em algum momento da vida, mais frequentemente na adolescência. É mais comum na face, costas e peito. Os sintomas de acne melhoram gradualmente à medida que as pessoas envelhecem e tendem a desaparecer a partir dos 20 anos.
“Os primeiros sinais da puberdade estão aparecendo precocemente e a acne, como manifestação puberal, é cada vez mais frequente na faixa etária dos 7 aos 9 anos”, explica. A puberdade precoce, no entanto, não é a única explicação para o aparecimento de espinhas.
Na maior parte das pessoas as espinhas aparecem perto dos 12 anos, têm um pico aos 15 e desaparecem aos 21. Quem tem acne na idade adulta deve ter apresentado o problema na adolescência, que persiste em uma doença crônica na fase adulta.
1.2. Espinha e cravo: pele pode apresentar vários graus da acne
Cravos abertos e fechados podem surgir em várias regiões do rosto, mas principalmente na "zona T" ...
Lesões dolorosas, avermelhadas e elevadas são consideradas como grau 2 da acne.
— As espinhas se formam devido à produção em excesso das glândulas sebáceas, provocada pela ação dos hormônios andrógenos (feminino) e testosterona (masculino). Ou também pode ser causado pela proliferação de bactérias que se localizam na região interna da pele em torno dos pelos (folículo piloso) — explica.
36 curiosidades que você vai gostar
Como controlar cravos e espinhas
Faça limpeza de pele com um profissional. A limpeza de pele é uma ótima opção para quem deseja não apenas tratar cravos e espinhas, mas também evitar que eles apareçam. ...
Crie o hábito de limpar a pele. ...
Aplique tônicos. ...
Use loção adstringente. ...
Passe protetor solar.
Estresse, depressão e mais doenças são ligadas às espinhas
Os motivos prováveis:
Estresse.
Depressão. A prima-irmã do estresse, a depressão, também aparece associada à acne. ...
Ovário policístico. ...
Fumo e alimentação calórica. ...
Resistência bacteriana.
2º Considera-se criança, para os efeitos desta Lei, a pessoa até doze anos de idade incompletos, e adolescente aquela entre doze e dezoito anos de idade.
Assim como na adolescência, o tratamento da acne infantil envolve, especialmente, o cuidado diário na pele. O uso de sabonetes, loções e filtro solar não-oleoso é recomendado para reduzir o aparecimento de novas lesões, melhorar as já presentes e evitar o surgimento de manchas e cicatrizes permanentes.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) define adolescência como sendo o período da vida que começa aos 10 anos e termina aos 19 anos completos. Para a OMS, a adolescência é dividida em três fases: Pré-adolescência – dos 10 aos 14 anos, Adolescência – dos 15 aos 19 anos completos.
Por que é comum ter espinhas na adolescência? As espinhas aparecem nesta fase por causa das alterações hormonais. Geralmente, os hormônios agem sobre a glândula sebácea, produzindo mais sebo. Assim, a pele fica mais oleosa e permite a formação do cravo e da espinha.
Para tirar a acne é necessário elaborar uma pasta de aloe vera com umas gotinhas de azeite de oliva, uma mistura que durante uns minutos sobre a pele irá atuar profundamente nas camadas da derme para tirar a acne pouco a pouco.
O primeiro cuidado é a higiene diária da pele, que deve ser lavada pela manhã e à noite com sabonetes suaves e protegida com loções e filtro solar não oleoso. Nunca se deve espremer as lesões nem aplicar medicamentos sem recomendação médica.
A receita para o tratamento da acne na adolescência pode incluir medicamentos, protetores solares, produtos para controlar a oleosidade e outros específicos para acne, alimentação saudável e adoção de um estilo de vida mais relaxado. Evite ao máximo espremer cravos e espinhas, para evitar marcas e cicatrizes de acne.
Pré-adolescência é fase mais difícil para a mãe; especialistas dão 6 dicas - 27/01/2016 - UOL Universa.
Essa etapa marca exatamente a transição da infância para a idade adulta – segundo a Organização Mundial de Saúde, a adolescência começa aos 10 e termina aos 20 anos. Durante esse período, o corpo muda e as ideias também. Como é tudo ao mesmo tempo, é normal que aconteçam conflitos internos e externos.
A Organização Mundial da Saúde circunscreve a adolescência à segunda década da vida (de 10 a 19 anos) e considera que a juventude se estende dos 15 aos 24 anos. Esses conceitos comportam desdobramentos, identificando-se adolescentes jovens (de 15 a 19 anos) e adultos jovens (de 20 a 24 anos).
A produção de sebo é controlada por hormônios chamados andrógenos, como testosterona (sim, as meninas também têm!) e seus comparativos. Quando esses hormônios estão em maior proporção em comparação a outros hormônios do corpo, como estrogênio e progesterona, a pele acaba produzindo mais sebo.
Se suas espinhas aparecem frequentemente no queixo ou no maxilar, é provável que elas não estejam ligadas à estresse, e sim ao seu ciclo menstrual. Ainda mais, se ela for dolorida. Já a acne por estresse, normalmente aparece nas áreas mais oleosas do rosto, na zona T, principalmente na testa e no nariz.
Pode surgir por genética "comprometida", distúrbios endócrinos e variações hormonais, fatores externos (caso do sol e poluição), alimentação e até estresse. Segundo a medicina ayurvédica, a posição das espinhas no rosto pode denunciar problemas em outras partes do corpo.
Acne masculina: como tratar? Veja 9 dicas
1# LAVE BEM O ROSTO.
2# USE FILTRO SOLAR.
3# TROQUE TOALHAS, FRONHAS E LENÇÓIS.
4# CONSUMA VITAMINAS A, C & E.
5# PERMANEÇA HIDRATADO.
6# ALIMENTE-SE BEM E EXERCITE-SE COM FREQUÊNCIA.
7# REDUZA O ESTRESSE.
8# EVITE COLOCAR O CELULAR NO ROSTO.
Segundo a dermatologista Renata Marques, o aparecimento dos indesejados pontinhos avermelhados está relacionada à diversos fatores: "O uso de cosméticos inadequados, geralmente muito oleosos e que acabam obstruindo as glândulas sebáceas; ao uso de medicamentos sistêmicos; pele oleosa; alterações hormonais; problemas na ...
A rotina de cuidados na adolescência: passo a passo
Higienização. O primeiro passo é higienizar a pele do rosto com um sabonete adequado para seu tipo de pele. ...
Esfoliação. A etapa de esfoliação não precisa ser feita todos os dias, mas é ideal que seja realizada entre uma a duas vezes na semana. ...
Hidratação. ...
Proteção.
Um excelente remédio caseiro para eliminar as espinhas do rosto é controlar a oleosidade da pele, e utilizar produtos na pele que consigam desinflamar as espinhas e desobstruir os poros. Boas opções são arroz, mel e o chá de hortelã porque eles contém propriedades medicinais capazes de atuar neste tipo de situação.
Em bebês e crianças pequenas, utilize água morna e sabonete neutro, de preferência líquido e sem perfume. Mesmo em crianças maiores (até 12 anos), é recomendado utilizar sabonetes específicos para o público infantil, ainda que com cheiro ou em barra.
O que é democracia e como ela funciona?
Quais as mudanças que o processo revolucionário inglês trouxe para a sociedade inglesa?
Como fazer depósito na lotérica passo a passo?
Qual a função do VEDALIT na massa?
Como fazer o desenho do Sasuke passo a passo?
Como se desenvolveram as primeiras civilizações em relação à agricultura e pecuária?
Como se chamava a escrita egípcia antiga?
Qual o jeito certo de escrever filé mignon?
Onde se desenvolveu a civilização romana?
Como se escreve a palavra fáceis?