Solanaceae, é uma família de plantas com flor do grupo das dicotiledóneas, com espécies herbáceas e outras lenhosas, em geral com folhas alternas, simples e sem estípulas, pertencente à ordem Solanales.
Atualmente existem quatro grandes variedades de tomate destinado ao consumo in natura: Cereja, Italiano, Salada e Santa Cruz. Abaixo você pode conferir as principais características a respeito desses quatro tipos, bem como a resistência a doenças que cada cultivar possui.
Sendo assim, o tomate é um fruto, porque ele vem do desenvolvimento do ovário da flor do tomateiro. Mas ele não é comumente chamado de fruta, porque ele não é doce. Por isso, o tomate ficou conhecido como legume, o que também não está errado.
É na família Solanaceae que encontramos diversas plantas alimentícias como a batata, tomate, berinjela, pimenta e o pepino. No paisagismo é comum o uso ornamental das plantas que pertencem aos gêneros Petunia e Brunfelsia.
O que esses vegetais têm em comum? Eles pertencem à família das solanáceas. Leva o nome de “solanácea” a planta que contém solanina. A solanina é um alcaloide que funciona como um mecanismo de defesa para a planta.
28 curiosidades que você vai gostar
Taxonomia geral: Solanaceae
As flores distinguem-se por serem actinomorfas, menos frequente zigomorfas, vistosas e bixessuadas, diclamídeas com cálice pentâmero, gamossépalo, prefloração valvar ou imbricada, corola gamopétala, cinco estames, disco nectarífero geralmente presente, ovário súpero e bicarpelar.
O morango também é considerado um pseudofruto, mas a sua flor é um pouco diferente das flores que a gente viu antes, pois elas apresentam vários ovários. Dessa forma, o morango é chamado de fruto agregado, pois ele se origina de uma única flor com vários ovários.
Fruto é o termo botânico aplicado ao órgão que tem função de proteger e disseminar sementes. Fruta é termo popular aplicado aos frutos doces e comestíveis, como banana e uva, mas não é aplicado ao tomate, que é um fruto, mas não é doce.
A resposta para essa pergunta é: nenhum dos dois! Na verdade, o pepino é um fruto, parte comestível das hortaliças de que são derivados. Outros exemplos de frutos são o tomate, a abobrinha e o chuchu. Todos eles, no entanto, podem ser encontrados na categoria dos legumes.
O principal tomate comercializado no Brasil, para consumo in natura, é o Salada Longa Vida, seguido pelo Italiano e os minitomates (cereja).
A variedade Pietra tem alto potencial de rendimento e garante maximização dos lucros para o produtor. Sua genética gera segurança em períodos chuvosos e resiste a manchas, rachaduras e bacterioses, além do alto nível de resistência ao Vira-Cabeça.
A berinjela é uma hortaliça anual, pertencente à família Solanaceae.
Por que há duas formas corretas de escrita dessa palavra? A palavra berinjela poderá ter sua origem na palavra persa badndjan, pelo árabe bâdinjâna ou na palavra em espanhol berenjena. A palavra originalmente era escrita com g e passou a ser escrita com j após o aprofundamento dos estudos sobre sua origem.
A berinjela ou beringela é o fruto da planta Solanum melongena, uma solanaceae arbustiva, anual, originária da Índia, considerada de fácil cultivo nos trópicos, e que pertence à mesma família do pimentão.
Maçã: um pseudofruto da macieira
Nós explicamos: FRUTO: chamamos de fruto o ovário da planta fecundado e desenvolvido. PSEUDOFRUTO: órgão da planta que não é originado do ovário, mas sim de outro órgão da planta. No caso da maçã, a parte que consumimos é formada a partir do receptáculo floral.
A questão trazida por Laís tem uma resposta simples: fruta é o fruto comestível. O que equivale a dizer que toda fruta é um fruto, mas nem todo fruto é uma fruta. A mamona, por exemplo, é o fruto da mamoneira. Não é uma fruta, pois não se pode comê-la.
Não. O abacaxi conhecido hoje – Ananás comosus – surgiu a partir de espécies com semente. O abacaxi é um fruto múltiplo, ou infrutescência, já que cada “gominho” é um fruto, porém não abriga semente.
Esses frutos originados de outras partes das plantas que não o ovário da flor, são chamados de pseudofrutos. A nutricionista Paola Lisbôa explica: "Alguns pseudofrutos muito consumidos que nem imaginamos serem denominados assim são eles: o caju, a pera, maçã, abacaxi, framboesa, figo e amora.
PRODUÇÃO A colheita ocorre de 60 a 80 dias após o plantio das mudas e pode prolongar-se por quatro a seis meses, de abril a janeiro.
Família Fabaceae (Leguminosae)Paubrasilia enchinata – pau-brasil. ... Phaseolus vulgaris – feijão. ... Tipuana tipu – tipuana. ... Cassia grandis – cassia rosa. ... Inga spp – ingá ... Lablab purpureus – lab-lab.Cajanus cajan – feijão-guandu.Crotolaria spp – crotolária.
As principais cucurbitáceas cultivadas são hortaliças e pertencem aos gêneros Cucumis (melão e pepino), Cucurbita (abóboras) e Citrullus (melancia). Segundo Almeida (2002), as cucurbitáceas representam aproximadamente 20% da produção total de oleráceas no mundo.
Oleandro (Oleander)Erva de lobo (Aconitum lycoctonum) ... Erva-de-São-Cristóvão (Actaea pachypoda) ... Cicuta (Cicuta maculata) ... Beladona (Atropa belladonna) ... Ervilha do rosário (Abrus precatorius) ...
Por que o pimentão verde pode ser indigesto? Os vegetais da família solanaceae, como os pimentões, podem ser indigestos – principalmente o verde. Por isso, algumas pessoas sentem irritação no intestino ou aumento da inflamação ao consumi-los. Geralmente, é apenas um desconforto, não oferecendo maiores complicações.
Quais os benefícios da gabapentina?
Qual a desvantagem da democracia representativa?
Por que usar sabonete íntimo masculino?
Como saber em qual partição está o sistema operacional?
Como escolher o melhor ar-condicionado inverter?
Como chama a pessoa que só come peixe?
Para que serve a lei de Lavoisier?
Como representar ligações químicas?
Como funciona as visitas do pai?
Pode dar miolo de pão para gatos?
O que é competência específica?
O que melhora a insuficiência cardíaca?
O que pode ser feito para acessibilidade de deficientes visuais no dia a dia?
Pode colocar um rejunte em cima do outro?