A maioria dos partos acontece entre 39 e 41 semanas – que engano pensar que a gestação não pode durar mais que 39 semanas!
O levantamento foi feito pelo Diário com base em dados da Fundação Seade e mostra que em apenas 46,5% dos 17,5 mil nascimentos - menos da metade - o parto ocorre no tempo correto, entre a 39ª e a 41ª semanas de gravidez.
A data provável do parto é aquela em que a maioria dos bebês nasce: 40 semanas. Mas está tudo bem nascer um pouco antes ou um pouco depois, pois o bebê ainda estará com 9 meses. Depois de 40 semanas, chamamos de “pós datismo”. A literatura mostra que alguns bebês podem chegar até no máximo 42 semanas.
O nascimento é considerado seguro até a gravidez completar 41 semanas e 6 dias. Muitos médicos esperam esse tempo para que a mulher entre naturalmente em trabalho de parto. Na 42ª semana, porém, os riscos para o bebê crescem e costuma-se partir para a indução ou cesárea.
Embora o bebê possa nascer a partir das 37 semanas de gestação, a Febrasgo (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia) acredita que o nascimento seguro e saudável ocorra entre 39 a 40 semanas e seis dias.
42 curiosidades que você vai gostar
37 Semanas de Gravidez: Seus Sintomas
Além disso, o centro de gravidade muda novamente quando o bebê desce, então você pode ficar um pouco mais desajeitado do que estava antes. Faça as malas! Apenas 5% dos bebês nascem na data prevista.
Confira sete sinais de que seu bebê está a caminho:Encaixe do bebê Poucos dias antes de parir, o barrigão ganha outro formato, ficando mais baixo . ... Saída do tampão do colo do útero. ... Dilatação do colo do útero. ... Aumento das contrações. ... Aumento das dores e do cansaço. ... Rompimento da bolsa. ... Redução dos movimentos do bebê
Assim, se entre a semana 40 e 41 não houver o aumento natural das contrações para a realização do parto, ele poderá ser induzido ou realizado por meio de cesariana. Por isso, as mães que preferem o parto normal não precisam se preocupar.
Em geral, os bebês nascidos após 41 semanas correm um risco maior de morrer antes ou durante o trabalho de parto (natimorto) ou logo após o nascimento. Quando a gravidez dura mais de 41 semanas, há um maior risco de problemas no trabalho de parto para os quais uma cesariana pode ser necessária.
Como perguntar sobre o relacionamento?
Qual o espaçamento de um requerimento?
Como se assumir para pais homofóbicos?
Como personalizar o canal do YouTube 2020?
O que podemos fazer para colaborar com a erradicação do trabalho infantil no Brasil?
Como personalizar ícone na área de trabalho Windows 10?
Qual é a origem dos hospitais?
Como personalizar caixinha do Instagram?
Como colocar as colunas do mesmo tamanho no Word?
Onde a esgrima é mais praticada?
Como se faz para mudar o nome do perfil do Facebook?
Como personalizar ícones do Windows 10?
Como eu faço para formatar um netbook?
Como colocar tema no teclado do WhatsApp?
Como formatar um trabalho nas normas da ABNT 2020?
Quais são as regras gerais de formatação?
Qual a área de um setor circular com ângulo central medindo 120?