Francisco Franco foi um general espanhol que ficou muito famoso por ter sido o ditador da Espanha entre 1936 e 1975.
O seu regime teve longa duração, sendo destituído somente no ano de 1975. A partir de então, o chamado “franquismo” demonstrou caráter autoritário e personalista do governo do general-ditador que dominou a Espanha por várias décadas.
Franco sobreviveu com a ajuda de aparelhos até 1975, quando sua família e a junta médica que o atendia optaram por desligar os equipamentos que o mantinham vivo. A morte de Francisco Franco ocorreu no dia 20 de novembro de 1975, marcando o fim da ditadura franquista.
Franco tornou-se conhecido mundialmente a partir de 1936, quando estourou a revolta militar contra a República da Espanha, que tinha tendência socialista. Essa revolta evoluiu para guerra civil e só terminou em 1939, às vésperas da Segunda Guerra Mundial.
Por fim, vale apontar alguns números do franquismo: 300.000 pessoas aprisionadas em prisões de trabalho disciplinatório; dezenas de milhares enviadas ao exílio; 150.000 fuzilados por causas políticas e mais de 30.000 desaparecidos.
15 curiosidades que você vai gostar
(Unemat) A Segunda Grande Guerra (1939-1945) adquiriu caráter mundial a partir de 7 de dezembro de 1941, quando: a) os russos tomaram a iniciativa de anexar os Estados Bálticos.
O Franquismo era baseado na ditadura do líder que dava nome ao regime e tinha como característica uma forte repressão aos opositores do sistema. As bases do regime eram definidas pelo catolicismo e o anticomunismo.
Denomina-se franquismo o tipo de política que se desenvolveu na Espanha sob a liderança do general fascista Francisco Franco de 1939 a 1975.
O general Francisco Franco — líder dos falangistas, que tiveram apoio militar de Hitler e Mussolini — declara o fim da Guerra Civil Espanhola, com a derrota da República e da Frente Popular, sustentadas pelos democratas e pelas esquerdas. O violento conflito deixa um país destruído e mais de 500 mil mortos.
Estado Novo foi o regime político ditatorial, autoritário, autocrata e corporativista de Estado que vigorou em Portugal durante 41 anos ininterruptos, desde a aprovação da Constituição portuguesa de 1933 até ao seu derrube pela Revolução de 25 de Abril de 1974.
A morte de Franco converteu dois dias depois, a 22 de novembro de 1975, em Chefe de Estado a D. Juan Carlos de Bourbon, proclamado como rei em virtude da Lei da Sucessão na Chefatura do Estado.
Responsável por no mínimo 200 mil mortes
Historiadores afirmam que um mínimo de 37.843 e um máximo de 150 mil (incluindo 50 mil após a guerra) execuções foram realizadas pelas tropas franquistas. O confronto se encerrou em 1º de abril de 1939 com a vitória dos exércitos nacionalistas.
O ataque à base naval de Pearl Harbor, realizado pelo Japão em 1941, levou à entrada dos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial. O ataque japonês contra a base naval de Pearl Harbor, localizada no Havaí, em 7 de dezembro de 1941, levou à entrada dos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial.
A Segunda Guerra Mundial teve como causa direta o expansionismo da Alemanha nazista ao longo da década de 1930. O estopim para o conflito deu-se com a invasão da Polônia realizada pelos alemães, em setembro de 1939. A Segunda Guerra Mundial ficou marcada pelos horrores do Holocausto e do lançamento das bombas atômicas.
(UFRN) Em relação à Segunda Guerra Mundial é correto afirmar que: a) Hitler empreendeu uma implacável perseguição aos judeus, que resultou na morte de seis milhões de pessoas. b) os norte-americanos permaneceram neutros na guerra até 1941, quando bombardearam Hiroshima e Nagasaki.
Franquismo foi o período ditatorial, iniciado após a Guerra Civil, em que a Espanha era governada pelo líder político Francisco Franco. Antes da Segunda Guerra Mundial a Espanha enfrenava um dos conflitos mais sangrentos do país. Foram mais de um milhão de mortos e centenas de feridos durante a Guerra Civil Espanhola.
Defendia a consolidação da autoridade do Governo, a limitação de liberdades individuais, como a da imprensa, e a reforma da organização administrativa e do ensino. Tentava também atacar o rotativismo partidário comum na altura. Começou por ser um movimento esquerdista, passando depois à direita sob forma de ditadura.
Durante a guerra, houve a participação direta das forças militares do nazismo, que apoiaram Franco, e do comunismo internacional, principalmente o soviético, que apoiou a Frente Popular. Muitos escritores de esquerda, como George Orwell, Ernest Hemingway e John dos Passos lutaram ao lado dos comunistas espanhóis.
A época de Ouro do Real Madrid
Mas como que o modesto time virou essa máquina de títulos? Franco teria ajudado o Real Madrid a contratar o seu maior ídolo: Alfredo Di Stéfano. A história é motivo de polêmica até hoje e alimentou ainda mais o clássico entre Real Madrid e Barcelona.
Sol com algumas nuvens. Não chove.
O regime acabou quando José Sarney assumiu a presidência, o que deu início ao período conhecido como Nova República (ou Sexta República). Apesar das promessas iniciais de uma intervenção breve, a ditadura militar durou 21 anos.
Trata-se do regime que vigorou no país entre 1933 e 1974. ... Assim começou um novo momento da história portuguesa, caracterizado por uma ditadura militar, que durou até 1933, ano de fundação do Estado Novo.
É possível fazer uma denúncia anônima para o Ministério Público?
Como escrever uma raiz em forma de potência?
Como criar uma fábula com animais?
Como transformar um roteador em um modem?
Como fazer uma declaração de venda de imóvel?
Como se faz uma dissertação argumentativa?
Como transformar o número decimal em porcentagem?
Tem como apagar conversa no Instagram?
Como transformar número em expoente?
Como se fazer uma franja falsa?
Como converter um número em binário?
Como fazer auto avaliação de desempenho profissional?
Como fazer a forja infernal Terraria?
Como transformar o número em data?
Como começar a escrever uma dissertação de mestrado?