Marat assassinado ou A morte de Marat é uma tela de Jacques-Louis David pintada em 1793. Ela está exposta no Musées royaux des Beaux-Arts de Belgique em Bruxelas.A pintura mostra Jean-Paul Marat, revolucionário francês, assassinado em casa em 13 de julho por Charlotte Corday.
O quadro "A Morte de Marat" representa um acontecimento emblemático da Revolução Francesa (o assassinato de um dos seus chefes políticos), denunciando em simultâneo as divergências e os conflitos internos que rodearam o processo revolucionário e que só foram solucionadas com a ascensão de Napoleão Bonaparte.
Durante a reunião, Corday esfaqueou Marat até a morte. Em seu julgamento, ela declarou: "Eu matei um homem para salvar cem mil vidas". Três dias após, ela foi mandada para a guilhotina.
David, jornalista e revolucionário
Marat foi um dos principais líderes da Revolução Francesa e chegou a integrar a Convenção Nacional, que governou a França durante um dos períodos mais truculentos da Revolução. ... Jacques-Louis David era seu amigo pessoal e esteve com ele no dia anterior ao seu assassinato.
FICHA TÉCNICA - MORTE DE MARAT
Marat sofria de uma condição de pele que o fazia passar boa parte do seu tempo dentro da banheira, e por isso trabalhava lá mesmo, como é visível no quadro. ... Ela acreditava que, matando Marat, a violência da revolução acabaria, e a França voltaria a ser como era antes.
41 curiosidades que você vai gostar
Marat era um dos jacobinos, facção radical disposta a acabar de vez com a nobreza. Em oposição a eles estavam os girondinos, moderados que preferiam uma solução conciliadora entre monarcas e revolucionários. ... Charlotte, nobre, mas aberta aos ideais da revolução, achou que matar Marat seria um serviço à França.
Marat, apelidado de “amigo do povo” (l ami du peuple), médico, filósofo, cientista e revolucionário radical, era portador de uma doença de pele, provavelmente uma dermatite seborreica, que o obrigava a ficar horas a fio dentro de uma banheira de cobre, tomando banhos curativos de enxofre.
Este quadro de David celebra a arte, a vida e a moralidade da Roma antiga. ... David mostra o momento dramático em que os Horácios juram diante do pai sua lealdade ao Estado. afirmando que estão prontos para a morrer pela pátria.
Morte. Jean-Paul Marat foi assassinado em sua casa em Paris, França, por uma jovem girondina Charlotte Corday, no dia 13 de julho de 1793.
Como identificar uma corrente de retorno?
Como ir para Darnassus Wow Classic?
Como baixar a cópia da declaração do imposto de renda?
Como encontrar a ideia central?
Quais os componentes dos alimentos que estão envolvidos na reação Maillard?
O que indica a vogal temática?
O que fazer nas primeiras aulas de Geografia?
Como ocorre a ativação do receptor celular pela insulina?
Como identificar uma chave primária?
Quais as células envolvidas na resposta imune inata?
Como elaborar um plano comercial?
Qual exame detecta aneurisma na aorta?
Sou neto de português Tenho direito à cidadania portuguesa?
O quê questiona a Revolução Copernicana?