O transporte axonal rápido transporta um grande número de proteínas desde o seu local de síntese, o corpo celular, para o axónio. Muitas destas proteínas estão associadas a vesículas e migram através do axónio à velocidade de 400 mm por dia.
Esse transporte ao longo do axônio é denominado transporte axoplasmático e, como a cinesina só desloca material do soma para o terminal, todo movimento de material neste sentido é chamado de transporte anterógrado. ... O movimento neste sentido é chamado transporte retrógrado.
Transporte Axonal
A síntese de proteínas ocorre quase que exclusivamente no corpo celular e nos dendritos.
Podemos observar dois tipos de fluxos nos axônios: o anterógrado, onde o fluxo segue do corpo celular para o axônio; e o retrógrado, onde o axônio leva moléculas diversas de utilização variada pelo corpo celular. Esse fluxo deve-se aos microtúbulos e proteínas motoras, também observadas em diversas outras células.
Existem dois tipos de sinapses: química e elétrica. As sinapses químicas são as mais comuns nos seres humanos e outros mamíferos. As sinapses elétricas são mais comuns em organismos invertebrados, nos humanos geralmente não ocorrem em neurônios, apenas nas células gliais ou musculares.
Existem três tipos de neurônios: neurônios sensitivos (aferentes), que levam o estímulo dos receptores ao sistema nervoso central, neurônios motores (eferentes), que levam o estímulo do sistema nervoso central aos órgãos executores, e neurônios associativos, que ligam os neurônios motores aos sensitivos e aparecem no ...
Um potencial de ação iniciado em uma extremidade de um axônio apenas se propaga em uma direção, não retornando pelo caminho já percorrido. Consequentemente, os potenciais de ação são unidirecionais - ao que chamamos condução ortodrômica.
Uma vez que a membrana axonal é excitável ao longo de toda sua extensão, o potencial de ação se propagará sem decaimento.
A entrada de sódio é acompanhada pela pequena saída de potássio. Esta inversão vai sendo transmitida ao longo do axônio, e todo esse processo é denominado onda de despolarização.
Ligação da toxina a terminais nervosos periféricos: Normalmente a principal via de entrada no ser humano é através pele lesada (feridas), em situações de baixa tensão de oxigénio ocorre a germinação dos esporos que levarão à presença dos microrganismos no indivíduo afetado.
Qual exame confirma câncer de ovário?
Porque a lâmpada fica piscando com sensor de presença?
Onde descartar telhas de fibrocimento?
Qual é a região menos populosa?
É permitido trabalhar 8 horas por dia?
Qual a importância das medidas socioeducativas?
Palavras que rimam com seiscentos?
Qual a pior posição para quem tem hérnia de disco?
Quem tem problema de pressão pode viajar de avião?
Beto carreiro pode levar comida?
Como aumentar Ovulos naturalmente?
Com quantos anos pode usar sutiã de bojo?
Quem foi o cangaceiro mais famoso do Brasil?