Vai ter é errado?

Pergunta de Constança Constança Lima Assunção Gaspar em 30-05-2022
(13 votos)

É o caso da frase acima, na qual a locução verbal “vão ter” é empregada no sentido de “vai haver”, impessoal, isto é, sem sujeito e, se não há sujeito, ambos os verbos que a constituem devem ficar no singular: vai ter.

Qual a diferença de vai e vão?

A forma correta de escrita da palavra é vão. A palavra vam está errada. Vão é uma forma conjugada do verbo ir em três tempos verbais diferentes.


Quando o verbo haver vai para o plural?

Como a gente viu até aqui, quando o verbo “haver” possui o sentido de “ter”, ele acompanha o sujeito em qualquer pessoa, inclusive no plural. Sendo assim, “haviam”, “haverão” e “houveram” são flexões empregadas somente quando a frase tiver um sujeito. Veja alguns exemplos: Eles haviam dado a resposta certa.

Onde usar ter?

Em linguagem informal, o verbo ter pode ser utilizado como um verbo impessoal, sendo conjugado apenas na 3. ª pessoa do singular. Isso ocorre quando é usado com o sentido de ter existência, sendo sinônimo de haver: Há pessoas na entrada esperando por você.

Vai fazer ou vão fazer?

O certo é "VAI FAZER dois meses que ele viajou". Já vimos e repetimos que o verbo FAZER, quando se refere a "tempo decorrido" deve ser usado sempre no singular: "FAZ dez dias que não nos vemos"; "FAZIA alguns minutos que o Romário não tocava na bola"...

Mila, Menor Nico e Petter Ferraz - "Amor ou o Litrão" Brega Funk (KondZilla)


21 curiosidades que você vai gostar

Vão fazer ou vai fazer 10 anos?

1o) O verbo FAZER, quando se refere a tempo decorrido, deve ser usado sempre no singular. É verbo impessoal (=sujeito inexistente). Devemos dizer “FAZ dez anos” e “VAI FAZER dez anos”; 2o) O verbo VER é transitivo direto.

Vai fazer 10 anos ou vão fazer?

A construção correta é faz dez anos. Quando o verbo fazer indica «tempo decorrido» é impessoal e, por isso, só se usa na terceira pessoa do singular: Faz dez anos que não viajo.

Qual é o sentido do verbo ter?

Verbo impessoal

O verbo ter (no uso coloquial) pode possuir uma função semelhante ao do verbo haver (com sentido de “existir” ou “acontecer” e também de tempo decorrido), nesses contextos, ele é classificado como impessoal.

Tinha verbo ter?

O verbo ter é um verbo extremamente irregular. Quando conjugado, apresenta diversas alterações no radical e nas terminações. Apresenta vários radicais distintos: eu tenho, eu tinha, eu tive, eu terei. Também as formas no presente do indicativo tem (singular) e têm (plural) costumam causar dúvidas.



Outras questões

O que é biogás e como pode ser obtido?

Quais os exercícios para os adutores?

Como enviar um zap pela primeira vez?

Como mudar a cor da borda do Excel?

Como funciona o doctoralia?

Como mudar a cor dos balões de conversa do WhatsApp?

O que eu preciso saber de Excel para trabalhar?

Como mudar a cor da letra de todos os slides?

Como colocar fórmula do Excel com data de vencimento?

Como mover no InDesign?

Como começa um câncer de mama?

Como funcionam as avaliações do Google?

Como é que o cálcio nas plantas?

Como calibrar balança digital Kikos?

Porque o organismo não absorve o cálcio?

O que significa cadeia logística?

Como funciona a carona solidária?

Quando o cão se torna agressivo?

Qual o prazo para entregar a carta de demissão?

Como o cálcio volta para o retículo sarcoplasmático?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2025 - todasasrespostas.com