Tinha feito havia feito?

Pergunta de Matheus Nunes Henriques em 30-05-2022
(73 votos)

De acordo com a norma padrão da Língua Portuguesa, não há diferença entre havia ou tinha. Ambos os termos estão corretos e podem ser utilizados, pois possuem o mesmo significado. É bastante comum usar o verbo ter no lugar de haver, e essa substituição não atrapalha o entendimento da frase.

Que tinha ou que havia?

Ambas são conjugações verbais do vocábulo “haver” e estão no pretérito imperfeito do indicativo. A palavra havia corresponde à 3ª pessoa do singular (ele havia), enquanto haviam está na 3ª pessoa do plural (eles haviam). O verbo haver pode ser empregado em dois casos: No sentido de “ter”


Tinha é passado?

Tinha e tinham são formas conjugadas do verbo ter no pretérito imperfeito do indicativo: Tinha indica a 3. ª pessoa do singular: Ele tinha saudades de ti.

Tinha recebido ou havia recebido?

A resposta correta é a letra E. As formas verbais “tinha recebido” e “havia recebido”, são equivalentes em sentido e em tempo à forma verbal “recebera”.

Tinham sido ou tinha sido?

Por exemplo: ”a recorrente alegou que os documentos HAVIAM SIDO entregues (ou havia sido??)”. Resposta: ... O uso do auxiliar ”ter” é mais popular e frequente; haver é mais erudito: – Os documentos tinham sido entregues. = Os documentos haviam sido entregues.

CPM22 - Regina Let´s Go


40 curiosidades que você vai gostar

Tinha ou tinham muitas pessoas?

O verbo “ter” quando no sentido de “existir” é impessoal e ficará na 3ª pessoa do singular. Por esse motivo, é errado dizer: Tinham muitas coisas para fazer. O certo é: Tinha muitas pessoas no clube, Tinha possibilidades de você permanecer?

Tinha tido é errado?

Vulgar é a utilização do tempo composto com o auxiliar "ter": tinha tido, ele tinha feito, tínhamos dito, etc. As duas construções compostas têm precisamente o mesmo sentido: traduzem uma acção anterior a outra já passada.

Fazia 3 meses ou faziam 3 meses?

Quando o verbo FAZER se refere a tempo transcorrido, ele é impessoal. Ou seja, ele não tem sujeito com quem concordar e então deve ser empregado sempre no singular. Por isso, devemos dizer: faz 20 anos que o conheço/ Fazia três anos que ele não tirava férias.

Quando uso há?

Quando usar o "há" Devemos usar o "há" quando o verbo haver é impessoal – sem sujeito – e o seu sentido é de existir. O "há" representa uma forma do verbo haver. Se surgir dúvida entre o há ou a, deve se usar o "há" quando o verbo haver assumir o sentido de existir.



Outras questões

Como saber se tenho direito a receber o Fundo 157?

Como se tornar um cara charmoso?

Qual o grau de parentesco para conseguir cidadania europeia?

Como ler um heredograma?

Quais são os alunos com necessidades especiais?

O que é scanner em inglês?

Como saber se uma instituição e OSCIP?

Como saber se vale a pena abastecer com álcool ou gasolina?

Como traduzir extrato bancário para inglês?

Como encontrar HDMI na TV?

Como saber se a ação está cara?

Como saber se eu sou uma pessoa tóxica teste?

Como é um sonho em inglês?

Qual rei da Bíblia morreu assassinado?

Como traduzir PDF sem perder a formatação?

Como saber se vc é odiada?

Como personalizar a barra de busca do Google?

Como obter uma cidadania europeia?

É correto traduzir o nome da universidade?

Porque a luz do controle do PS4 muda de cor?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2025 - todasasrespostas.com