As duas formas de escrever estão corretas porque se trata de uma regra de concordância verbal, na qual o verbo deve ser flexionado de acordo com o a flexão de número (singular ou plural) dos substantivos.
A palavra “têm”, por sua vez, será utilizada sempre que conjugarmos o verbo na 3ª pessoa do plural: Eles ou elas têm. Exemplos: Eles têm uma casa na praia. Os pais têm orgulho dos filhos.
tem se...» (sem o hífen)? Eis a frase: «O empobrecimento do mundo tem-se agravado nas últimas décadas.» A colocação do clítico é distinta em Portugal e no Brasil. A frase que submete ao nosso apreço está correctíssima do ponto de vista do português europeu, podendo, eventualmente, ser considerada marginal no Brasil.
Voltar; regressar; volver.
Torna-se é a forma do verbo tornar conjugado na 3. ª pessoa do singular do presente do indicativo com conjugação pronominal. Ela torna-se uma fera quando o vê. Entender o que ele quer torna-se cada vez mais difícil.
37 curiosidades que você vai gostar
Fazer, mudar para; volver.
Conjugação do verbo: tornarPresente. eu. torno. tu. tornas. ele/ ela/ você ... Pretérito Imperfeito. eu. tornava. tu. tornavas. ele/ ela/ você ... Futuro. eu. tornarei. tu. tornarás. ele/ ela/ você ... Presente. que eu. torne. que tu. tornes. ... Futuro. se eu. tornar. se tu. tornares. ... Pessoal. eu. tornar. tu. tornares. ... eu. tornaria. tu. tornarias. ele/ ela/ você
Significado de Tornar
verbo pronominal, transitivo direto predicativo e bitransitivo Alterar, modificar ou passar a possuir uma nova condição, estado: ele se tornou médico; a mãe tornou a filha escritora. Retornar ao local de onde se estava; regressar: ele tornou a chegar; os tripulantes tornaram-se para o avião.
Parar, conter-se, deter-se, manter-se.
A diferença entre tem e têm é simples: o primeiro se usa no singular e o segundo no plural. Dessa forma: Use tem, sem acento, na terceira pessoa do singular do presente do indicativo. Use têm, com acento circunflexo, na terceira pessoa do plural do presente do indicativo.
Exemplo: Tem-se como o melhor professor do colégio, mas isso não é verdade. Permanece numa dada posição: 4 conserva-se, mantém-se, aguenta-se, segura-se, sustenta-se, sustém-se. Exemplo: Minha avó nem se tem de pé de tão fraca que está.
Quando usar o "há" Devemos usar o "há" quando o verbo haver é impessoal – sem sujeito – e o seu sentido é de existir. O "há" representa uma forma do verbo haver. Se surgir dúvida entre o há ou a, deve se usar o "há" quando o verbo haver assumir o sentido de existir.
Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.
Para ficar mais fácil, vamos usar uma regrinha: Ter de – expressa uma ideia de obrigação, de necessidade, de dever. Ter que – expressa uma ideia de “algo para”, “coisas para”.
Verbos transitivos são verbos que, tendo sentido incompleto, necessitam de um complemento verbal para completar o seu sentido, ou seja, necessitam de um objeto direto e/ou objeto indireto.
1. Voltar; regressar; volver. 2. Repetir.
5 responder, replicar, redarguir, dizer, falar, afirmar, explicar, transmitir. Exemplo: Não irei contigo , conseguiu finalmente tornar meu irmão. Traduzir para outra língua: 8 traduzir, transpor, trasladar, verter.
IndicativoPresente. eutorno. tutornas. eletorna. ... Pretérito Imperfeito. eutornava. tutornavas. eletornava. ... Pretérito Perfeito. eutornei. tutornaste. eletornou. ... Pretérito Mais-que-perfeito. eutornara. tutornaras. eletornara. ... Futuro do Presente. eutornarei. tutornarás. eletornará ... Futuro do Pretérito. eutornaria. tutornarias. eletornaria.
A frase pode perecer estranha, mas não está errada. Trata-se de uma ênclise do verbo auxiliar (=pode-se tornar). Essa colocação do pronome átono após o verbo auxiliar é raríssima no português do Brasil. A maioria dos brasileiros diria “Corinthians pode se tornar...” (sem hífen = próclise do verbo principal).
Significado de Provir
verbo transitivo indireto Possuir a procedência em; proceder: animais que provieram de lugares exóticos. Possuir origem ou derivar de: a farinha provém do trigo. Ser originário de; descender ou originar: provém de uma família alemã.
Professor Miguel R.
João, Fazem-se necessários os estudos e experimentações. Equivale a "... que se fazem necessários. Com VTD e VTDI, "se" é pronome apassivador, e o verbo deve concordar com o sujeito composto.
I) Se vem antes do verbo, há próclise. Ex.: "O advogado não se conteve em audiência"; II) Se vem no meio do verbo, há mesóclise.
Como funciona um mês de aluguel adiantado?
Quantos anos tem o Zerobadass?
O que é ato jurídico perfeito exemplo?
Quais são os materiais inorgânicos?
Como faço para abrir o Painel de Controle?
O que é superávit no balanço patrimonial?
Quais são os signos mais ingratos?
Quanto rende um saco de arroz?
Como um juiz deve agir em um julgamento?
O que os argentinos mais fazem?
O que é diversidade cultural e social?
Como saber meu número pessoal para 2022?
Como deixar cabelo liso cacheado permanente?
O que é preciso saber antes de ficar loira?
Quais sintomas de trombose na perna?