Tem como fazer tapioca na Alemanha e é muito simples. As lojas asiáticas ou africanas vendem polvilho. Se chama Tapioca Mehl e custa menos de 1 Euro o pacote (a mesma que se faz pão de queijo aqui!). E fica igualzinha a brasileira.
Não faltam significados para a palavra tapioca. É o nome que se dá à farinha obtida a partir do amido da mandioca. ... Fora do Brasil, tapioca pode ainda ser a própria raiz da mandioca. Do tupi tïpï og (coágulo), a tapioca representa, enfim, uma herança indígena versátil e muito bem aproveitada.
Tapioca ou goma é a fécula extraída da mandioca, usualmente preparada em forma granulada. Trata-se do ingrediente principal de algumas iguarias típicas do Brasil, como o beiju, quitute indígena descoberto pelos portugueses em Pernambuco no século XVI.
A farinha de tapioca é um alimento produzido artesanalmente a partir da fécula de mandioca.
A Tapioca se for consumida em quantidades moderadas e sem recheios gordurosos ou doces ajuda a emagrecer, porque é ótima para diminuir o apetite. Trata-se de uma boa alternativa ao pão, que pode ser integrada na dieta para variar e aumentar o valor nutricional da alimentação.
23 curiosidades que você vai gostar
Do tupi tïpï og (coágulo), a tapioca representa, enfim, uma herança indígena versátil e muito bem aproveitada. Nas primeiras décadas pós-descobrimento, viajantes estrangeiros já registravam a existência dos beijus, preparados pelos índios com a goma da mandioca.
A farinha de tapioca feita com a goma (fécula a 45% de umidade), tem característica granular irregular, coloração branca alva a amarelada, crocrante, com elevado teor de amido e baixo teor de proteína, portanto constituindo-se em um alimento altamente calórico.
De acordo com o Dicionário Ilustrado TupiGuarani, a tapioca, mais conhecida como beiju, é uma iguaria brasileira, de origem tupi-guarani, originária do Nordeste. Feita com a fécula da mandioca, também conhecida como goma da tapioca, tapioca, goma seca, polvilho ou polvilho doce.
Inclusive, o nome mandioca vem do tupi-guarani “Mani-oca”, ou “casa de Mani”.
A ideia da tapioca, como a conhecemos hoje, veio da cidade de Olinda, onde se consumia intensamente o beiju, a farinha e a tapioca (goma) extraídos da mandioca, desde o século XVI com a criação portuguesa da Casa de Farinha em Itamaracá.
A tapioca é uma iguaria de origem indígena, cujo nome é derivado de tipi óka, que significa coágulo, nome dado ao amido que dá origem ao alimento. Ela é feita da goma da mandioca, também conhecida como aipim ou macaxeira; que é colhida, descascada, ralada e espremida. O caldo extraído é colocado em repouso.
Nos Estados Unidos, tapioca é o nome que se dá a um pudim de origem chinesa, de gosto duvidoso e pouco saudável. “Mantivemos o nome tapioca, mas queremos que os americanos a vejam como uma espécie de crepe de origem brasileira, sofisticado, saboroso e nutritivo”, afirma Raposo.
A goma vem em pedaços grandes, como um bloco. Aí você precisa peneirá-la, usando uma peneira de tramas largas, para poder chegar à farinha. Ou então comprar a goma já peneirada e hidratada (famosa farinha) que vende nas feiras e supermercados.
A goma fresca (ou goma hidratada) é a fécula de mandioca hidratada e já está pronta para ser usada – coloque-a diretamente na frigideira e em poucos minutos terá a sua tapioca. Para saber se o produto que está comprando é a goma fresca, veja se na lista de ingredientes constam “fécula de mandioca e água”.
O prato selecionado hoje é a tapioca, muito consumida na região nordeste do brasil, com forte presença no litoral.
Em 100g de goma de tapioca encontramos aproximadamente 1,4 miligrama (mg) de ferro, 15mg de cálcio e outros em menor proporção, como magnésio, fósforo, potássio, zinco, manganês, cobre e selênio”, enumera a nutróloga Norma Leite.
- Aumenta a energia: os carboidratos são fontes de energia e estão presentes em grandes quantidades na tapioca. E, além disso, o alimento não possui colesterol e gorduras saturadas, o que o torna mais saudável. A tapioca é uma excelente escolha para começar o dia cheio de disposição.
O hábito de consumo começou pelos índios, e até pouco tempo era típico e restrito apenas as regiões norte e nordeste do país, mas hoje a tapioca recebe cada vez mais status de protagonista, e se espalha por todo o país compondo o cardápio do brasileiro.
Modo de Preparo
Espalhe a goma seca em um tabuleiro e cubra com água, até que fique com aproximadamente um dedo de água além da goma. Com uma colher, misture bem a água com a goma, aproveitando para coletar as sujeiras que costumam acompanhar a goma seca.
E, apesar de possuir alto índice glicêmico, a tapioca pode fazer parte de uma dieta saudável, desde que seja consumida com moderação e acompanhada de recheios leves.
...
2. Tapioca light com frango e rúcula colher de sopa cheia de farinha de tapioca; colheres de frango grelhado picado em cubos; azeitonas picadas;
Mais sobre a tapioca
A composição da farinha da tapioca é quase que 100% de carboidratos e quase sem nenhuma fibra e proteína. Ou seja, seu valor nutritivo é muito baixo, entretanto, não contém glúten. Assim, a tapioca pode ser utilizada como substituto para quem tem refeição glúten free (livre de glúten).
Tapioca não emagrece, mas também não precisa ser inimiga das dietas de quem busca emagrecimento. Derivada da raiz da mandioca, a tapioca é um alimento muito versátil. A popular versão em goma, que é peneirada e hidratada, pode ser uma boa opção para substituir o pão.
Como funciona a aplicação da pena de multa?
Qual a diferença entre ativador de cachos e gelatina?
O que é insuficiência valvular mitral leve?
Como desinstalar o programa Appespiao?
Quem escreveu mais livros no mundo?
Pode ir só o advogado na audiência de conciliação?
Quais são os tipos de textos Injuntivos?
Quem pode fazer laudo estrutural?
Por que Deus fez a confusão das línguas?
O que é preciso para viajar de avião com cachorro?
Pode treinar antes da avaliação?
O que significa sonhar com Lotofácil?
Quanto custa para fazer um pacto antenupcial?