Tem crase antes de a minha?

Pergunta de Bernardo Valentim Neto Vicente Neto em 02-06-2022
(14 votos)

O uso do acento da crase só é facultativo antes de pronomes possessivos femininos no singular (=minha, tua, sua, nossa, vossa). Se for masculino, não há crase: “Ele veio a ou ao meu apartamento”; “Estamos a ou ao seu dispor.”

Tem crase antes de nome próprio?

A crase não deve ser empregada junto a nomes próprios. Os nomes próprios indicam um nome específico, em geral destinado a um ser em particular em oposição a um ser genérico – nome comum (ex: cidade: ser genérico = nome comum; Campo Grande: ser específico = nome próprio).


Tem crase em a sua?

Como o uso do artigo antes do pronome possessivo é facultativo, o uso do acento da crase também o será: “Estamos à sua disposição” ou “Estamos a sua disposição”.

Foi a minha casa e não a sua tem crase?

A preposição “a” antes da palavra casa (no sentido de lar) só recebe o acento grave quando vier acompanhada de um modificador, caso contrário não ocorre a crase. Se você quer dizer que voltará para a SUA casa, o correto é não utilizar crase.

Foi a casa ou foi a casa?

Na construção Vou a casa, o a é apenas a preposição exigida pelo verbo ir: quem vai VAI A algum lugar. O a antes de casa ganha o acento grave se casa vier acompanhada de um modificador (de um termo que acrescenta uma noção específica a essa palavra). Exemplos: Vou à casa de Ubatuba.

CRASE antes de "todos", "você", "ela": entenda a regra! #PEL


45 curiosidades que você vai gostar

Foram à casa ou foram à casa?

Quando a palavra casa for especificada de algum modo (adjunto adnominal), o emprego da crase é obrigatório, mesmo com o sentido de lar ou residência.

Quanto a sua ou a sua?

Em algumas situações, o uso da crase se torna facultativo. Antes de pronomes possessivos: Quanto a sua proposta, ainda não foi aprovada pela direção. Quanto à sua proposta, ainda não foi aprovada pela direção.

Quanto às suas tem crase?

O pronome possessivo suas não acompanha substantivo algum; o artigo é, portanto, obrigatório: as suas. A junção da preposição a com o artigo as resulta no acento indicador de crase: às suas.

Pode usar crase antes de nome próprio feminino?

Como regra geral, só se usa crase antes de palavras femininas. A exceção são os pronomes demonstrativos aquele e aquilo. Em alguns casos, a palavra feminina está subentendida, como ocorre normalmente com moda e maneira: salto à Luiz XV (à moda de Luiz XV) e escrita à Camões (à maneira de Camões).

Tem crase antes da palavra mulheres?

O acento indicativo de crase antes de nomes próprios de mulheres é tido como facultativo, pois se escreve “à” diante de alguns nomes femininos, mas não diante de outros.

Qual o nome que recebe a crase?

Ao acento indicador de crase dá-se o nome de acento grave.

Quanto a mim ou quanto eu?

O uso do pronome “eu” ocorre quando o mesmo é o sujeito da oração, já o pronome “mim” é usado como complemento, ou seja, é o objeto da oração. ... Na dúvida sempre faça uma pergunta ao verbo: se a resposta tiver um sujeito, então é pronome do caso reto, caso contrário, será objeto.

Quanto às demais tem crase?

Os vocábulos “outra” e “demais” são pronomes indefinidos. A crase ocorre porque alguns pronomes indefinidos, como os do exemplo, admitem artigo definido antes. Logo, referir-se A + A outra = À outra; referir-se A + AS demais = ÀS demais.

Quanto ao quanto o?

Como é acompanhada da preposição a, quando a expressão quanto se ligar a um substantivo feminino determinado, o a será craseado – lembrando que crase é a junção da preposição a com o artigo definido a(s). Exemplos: Quanto à proposta de trabalho, terei de recusá-la.

Como escrever seu Sua filho a?

Ex. Recomendo que seu(ua) filho(a) faça a leitura.

Quanto a minha ou a minha?

Esta é fácil: use "a" para tempo futuro e "há" para tempo passado.

Como usar o pronome sua?

(1) “seu” é pronome possessivo e se refere à terceira pessoa do singular (ele/ela). O feminino e o plural são: sua, suas, seus. (2) é usado para indicar que algo ou alguém pertence ou diz respeito à pessoa de que se fala (ele/ela, no caso).

Quanto à data ou quanto à data?

A forma correta de escrita é até à data de acordo com a Língua Portuguesa. Ou seja, é escrito com a contração à. Até à data advém do uso da preposição até + a [com o sentido de um tempo limite em que alguma coisa, evento etc. termina ou deve terminar] em relação a a data [data presente ou limite final temporal].

Sou toda sua ou tua?

Mediante o que nos ensina a gramática, quando a intenção do emissor fizer referência à segunda pessoa do singular, deve-se usar os pronomes “teu, tua, teus, tuas”. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) Os pronomes “seu, sua, seus e suas” referem-se à terceira pessoa do singular, portanto “ele/ela”.

Foi solicitado A ou A?

Assim: “pedido a ele” / “pedido a ela” (sem crase), mas “ir ao quarto” / “ir à sala”; “menção ao autor” / “menção à autora”; “referente ao rapaz” / “referente à moça”; “quanto aoproblema” / “quanto à questão”. Importante: O à é produto de dois aa que se fundiram, na escrita como na pronúncia.

Foram às ruas tem crase?

As duas formas são consideradas corretas, pois a preposição em (na) nesse caso é substituída pela preposição a: à Rua, à Avenida, ou à residência. Desta forma, o foco gramatical muda para as regras de uso da crase, ganhando valor dentro deste contexto.

Quando cheguei em casa ou quando cheguei a casa?

Como não podia deixar de ser, é o caso do português, cujas regras formais ainda estão presas ao modo de Portugal. Por isso, a conjugação correta de “chegar” não permite a preposição “em”. Ou seja, na norma culta, não se pode falar “cheguei em casa”, mas sim “cheguei a casa”!

Foi a Bahia tem crase?

Vou a ou à Brasília? Vou a ou à Bahia? O certo é: “Vou a Brasília” e “Vou à Bahia”.

É correto falar a mim?

4) Nas palavras de Laudelino Freire, "é de boa linguagem reforçar o pronome objeto com o pronome oblíquo correspondente, ou com o pronome ele, precedidos um e outro da preposição a. Exs.: Mato-me a mim; Sirva-lhes a eles de castigo"3.



Outras questões

Qual picareta pega redstone?

Palavra que rima com enfureceu?

Qual é o significado da palavra boiei?

Onde usar isso isto?

O que é estivador de porto?

Yorkshire quando muda a cor do pelo?

O que são estufas?

O que é pronunciar?

Pode comer comida apimentada na gravidez?

O que é urologista?

1/3 de xicara em gramas?

Quanto ganha um tecnico de logistica em portugal?

O que aprendemos com os jogos cooperativos?

O que é a visão cromática?

O que é políticas públicas de saúde?

Quanto ganha um cientista de dados EUA?

O que significa cpvc?

O que e ser machista?

O que é limite da linha de cota?

Como por elevado no excel?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2025 - todasasrespostas.com