"São Paulo" é a especificação da cidade, portanto, é um substantivo próprio e seu termo genérico, "cidade", um substantivo comum.
Substantivo Próprio
Os substantivos próprios particularizam seres ou lugares da mesma espécie, ou grupo. Essas palavras são sempre escritas com letra maiúscula. Exemplos: Brasil, São Paulo, Mariana, João, Porto Alegre, Luiza.
(“São Paulo” = substantivo próprio; “cidade” = substantivo comum);
Os substantivos podem ser classificados em: comum, próprio, simples, composto, concreto, abstrato, primitivo, derivado e coletivo.
Vejamos: Se quisermos descobrir qual a natureza morfológica da palavra lua, basta observarmos qual palavra a antecede ou poderia antecedê-la. Nesse caso, é o artigo "A", que desempenha o papel de determinante da palavra "lua". Logo, a palavra lua é um substantivo.
23 curiosidades que você vai gostar
SUBSTANTIVO SIMPLES - aquele que é formado por um radical apenas.
...
Exemplos de substantivos simples:sol.flor.pémoleque.beijo.
Substantivo Próprio – são escritos com letra maiúscula. Essas palavras fazem referência aos seres, entidades, países, cidades, estados da mesma espécie. Brasil, São Paulo, Maria.
Palavras primitivas: aquelas que, na língua portuguesa, não provêm de outra palavra. Ex.: pedra, flor. Palavras derivadas: aquelas que, na língua portuguesa, provêm de outra palavra. Ex.: pedreiro, floricultura.
As palavras primitivas são aquelas que não são formadas a partir de outra palavra já existente na língua. As palavras derivadas, entretanto, são aquelas que se formam a partir de outras palavras da língua por meio da anexação de morfemas derivacionais (afixos: prefixos e sufixos) ao radical da palavra primitiva.
Um substantivo próprio é o nome de uma entidade específica: por exemplo, uma pessoa, uma organização ou um lugar. Substantivos próprios sempre têm a primeira letra maiúscula.
Os nomes comuns são as palavras que dão nome a frutas, objetos, animais, etc. Por exemplo: janela, celular, copo, carro, maçã.
Os substantivos concretos definem os seres que possuem existência própria e não são dependentes de outros. Eles indicam seres do mundo real e fictícios, e nomeia pessoas, objetos, lugares, animais e outros. Normalmente, o substantivo abstrato é visto como o contrário do substantivo concreto.
Os substantivos que os representam chamam-se abstratos; são concretos os nomes de referência direta aos seres. Alegria, tristeza, formosura, probidade são substantivos abstratos; casa, mulher, jardim, homem são substantivos concretos."
O substantivo abstrato DEPENDE de algum outro ser ou coisa para existir. Por exemplo: Amor – depende de algum ser para o amor existir. ... O substantivo concreto NÃO DEPENDE de ninguém para existir.
Confira alguns exemplos de aglutinação: água + ardente = aguardente. desta + arte = destarte. plano + alto = planalto.
...
Aglutinação e justaposiçãogira + sol = girassol.passa + tempo = passatempo.couve + flor = couve-flor.ponta + pé = pontapé
As palavras que são ditas como pertencentes ao grupo das primitivas, são aquelas que foram criadas através de influências vindas de fora, de outras línguas e de outros países. A Língua Portuguesa possui vários substantivos primitivos e todas elas têm sua origem em outras nacionalidades.
Substantivo derivado: é aquele cujo nome origina-se de outro. Essa origem dá-se comumente por meio do radical de um substantivo primitivo.
Substantivos derivados são substantivos cuja origem reside em outras palavras da língua portuguesa, ou seja, derivam de substantivos primitivos, sendo formados através de processos de derivação. Exemplos de substantivos derivados: território (do substantivo primitivo terra) ... florista (do substantivo primitivo flor)
Os substantivos coletivos podem referir-se especificamente a um grupo de seres, como boiada (bois), arvoredo (árvores), ramalhete (flores) etc., ou a diferentes espécies de seres, como bando (aves, crianças, bandidos), manada (bois, cavalos, elefantes), cacho (cabelos, bananas, uvas) etc.
Substantivo simples: possui apenas um radical, isto é, apenas um elemento formador da palavra. ... Substantivo composto: possui mais de um radical, comumente formado pela junção de duas ou mais palavras para formar-se uma só. Exemplos: paraquedas, segunda-feira, girassol, guarda-roupa, antissocial, louva-a-deus etc.
Os substantivos simples caraterizam um tipo de substantivo que apresenta somente um radical ou uma palavra, por exemplo: papel, homem, caneta.
Substantivos simples são aqueles que são formados por apenas um radical, que é o morfema que define o significado principal da palavra. Tanto podem ser palavras primitivas (feliz), quanto palavras derivadas (felicidade), ou seja, podem apresentar prefixos e sufixos, desde que apresentem apenas um radical.
Qual a eficácia da vacina febre amarela?
É difícil ir embora quando se quer ficar?
Quantas músicas o Now United tem em 2021?
O que é assistência ocupacional?
O que é fantasia para a psicanálise?
Qual é a menor árvore do mundo?
Qual a gramatura do papel offset?
Quais as características da emissão gama?
Como fazer um plano de ação para atingir metas?
O que é preciso para ser um policial civil?
O que é arteriosclerose hialina?
Quem já teve queloide pode furar a orelha?
Para quem ficou a herança de Steve Jobs?
Como fazer parecer que está com conjuntivite?
Qual o chá que é bom para dor nos ossos?