Oceanos: Representam 70% da superfície terrestre, sendo, portanto, o maior ecossistema do planeta.
A Terra possui um total de 1.358.099.876 km 3 de água, sendo 97,24% água salgada e 2,76% água doce. Assim, temos na Terra 1.320.409.125 km 3 de água nos oceanos e mares e 37.794.876 km 3 de água doce.
Uma das principais particularidades do Planeta Terra em relação aos demais planetas atualmente conhecidos é que mais de 70% de sua superfície é composta por água, dos quais a maior parte é composta pelos oceanos.
Cerca de 71% da superfície da Terra é coberta por água em estado líquido. Do total desse volume, 97,4% aproximadamente, está nos oceanos, em estado líquido. A água dos oceanos é salgada: contém muito cloreto de sódio, além de outros sais minerais.
Aproximadamente 70% do planeta é coberto pelos oceanos, cuja média de profundidade é de cerca de mil metros. Isso representa, mais ou menos, 98% da água da Terra, que, em razão da sua quantidade de sal, não é própria para o consumo. Dos 2% restantes, a maior parte está no gelo polar e nas suas geleiras.
27 curiosidades que você vai gostar
A superfície terrestre é coberta em sua maior parte pelos oceanos.
A proporção de terras e de água na superfície do planeta Terra é de aproximadamente 30% para as terra emersas que formam os Continentes e as ilhas, e de 70% para as águas (mares, rios, lagos, etc). Chamamos de terras emersas aquelas que não estão cobertas pelas águas, ou seja, estão acima delas.
Se analisarmos somente a superfície terrestre, sim, podemos chamar a Terra de Planeta Água. Afinal, de todo o extrato superficial, a água representa 70%, enquanto o continente representa, em média, 30%.
O local mais profundo do Atlântico fica na Fossa de Porto Rico, um local denominado Depressão Brownson, a 8.378 m. A expedição também confirmou os 10.924 m da Depressão Challenger, na Fossa das Marianas, como o ponto mais profundo do Pacífico à frente da Depressão Horizon (10.816 m), na Fossa Tonga.
Com tamanho volume, o oceano representa 97% de toda a água que existe na Terra, sem contar que ele abriga 99% de toda a biosfera, ou seja, todos os locais e espaços nos quais existe vida!
Podemos notar que existem cinco oceanos: Atlântico, Índico, Pacífico, Glacial Ártico e Glacial Antártico, embora os dois últimos não sejam mais considerados como oceanos, e sim como grandes mares.
Atualmente, cientistas calculam que o oceano tem uma profundidade média de 3,4 quilômetros. Porém, esse número é apenas uma média, e alguns locais são muito mais profundos que isso, como a Fossa das Marianas.
O Oceano Pacífico é mais perigoso que o Atlântico, além de nele estar localizado o chamado Círculo de Fogo, uma área constantemente afetada por abalos sísmicos e erupções vulcânicas.
O novo recorde é de 332,35 metros , declarou à AFP Talal Omar, o juiz do Guinness que validou a prova. O egípcio tentava alcançar os 350 metros de profundidade, segundo os organizadores.
O nome Terra vem de Tellus, deusa do solo fértil no panteão romano, equivalente a Gaia, que para os gregos representava a Mãe Terra . Gaia também é chamada de Gæa ou Ge, ligada ao elemento terra .
Boa parte da superfície da Terra é coberta por água, seja a água salgada dos oceanos, seja a água doce de rios, lagos, cachoeiras e lençóis freáticos.
Na verdade 71% do planeta se encontra coberto por água e 97% dessa água é marinha, ou seja, se o nosso planeta fosse uma grande casa, os oceanos representariam a maior parte dos cômodos e as planícies, florestas, desertos, tudo isso seria provavelmente apenas um quarto, onde nós todos os outros animais terrestres ...
O Globo terrestre é a forma mais perfeita de representar a Terra. Porém a dificuldade de manuseio dificultou sua utilização no dia a dia como objeto de estudos. Os Mapas apresentam imperfeição nas suas projeções, porém são o mais utilizado devido ao seu fácil manuseio.
A crosta terrestre é a camada da Terra onde os seres vivos habitam e onde se constrói o espaço geográfico. A Crosta Terrestre é a menor e a mais externa entre as camadas do planeta Terra.
As formas de relevo estão acima da superfície terrestre e, de acordo com suas características, determinam as particularidades de um relevo. Existem quatro tipos de relevo principais: planaltos, planícies, montanhas e depressões.
...
PlanaltosPlanalto Central.Planalto das Guianas.Monte Roraima.Planalto Nordestino.
A camada intermediária é chamada de MANTO. A camada mais interna é chamada de NÚCLEO.
O fundo do mar também possui ilhas, vulcões, cadeias de montanhas, fossas oceânicas e planícies abissais. E não para por aí. O fundo do mar também conta com regiões cheias de fontes hidrotermais, que são formadas quando a água do mar encontra o magma através de fissuras.
Fossa das Marianas: Localizada nas Ilhas Marianas no Oceano Pacífico, apresenta 11.034m de profundidade. A fossa mais profunda e mais importante que se conhece é a Fossa das Marianas que apresenta o maior abismo abaixo das águas com efeitos geomorfológicos.
Qual nome tem o significado de milagre?
Porquê YouTube gasta tantos dados?
Como faço para casar no cartório de graça?
Qual o jutsu mais forte do Kakashi?
O que fazer quando a gengiva está doendo?
O que é um stent convencional?
Qual o objetivo da educação profissional e tecnológica?
O que acontece com excesso de colágeno?
É crime receber dinheiro de falecido?
Quais são os poderes do Rayquaza?
Como cultivar a planta damiana?
Quais atitudes são consideradas desfavoráveis no ambiente de trabalho?