O rio São Francisco, popularmente conhecido por Velho Chico, é um dos mais importantes cursos de água do Brasil e da América do Sul.
Principais Características
Com uma extensão 2.863 km e uma área de drenagem de mais de 639.219 km2, estende-se desde Minas Gerais, onde o rio nasce, na Serra da Canastra, até o Oceano Atlântico, onde deságua, na divisa dos estados de Alagoas e de Sergipe.
A Bacia do Rio São Francisco é uma bacia cujo rio principal é o rio São Francisco. Esse território abrange a região Nordeste (62,5%), a região Sudeste (36,8%) e a região Centro-Oeste (0,7%). Sua área de drenagem corresponde à aproximadamente 641.000 km² e compreende biomas como Caatinga, Cerrado e Mata Atlântica.
A bacia do São Francisco, além de fornecer água para o consumo humano, é muito importante para o desenvolvimento econômico da região, sobretudo nas áreas de clima semiárido. Através de sistemas de irrigação, é possível realizar atividades agropecuárias, com destaque para a criação de gado e o cultivo de frutas.
A bacia é formada pelo rio São Francisco, o principal curso d água, e seus afluentes – aproximadamente 168 –, estendendo-se pelas regiões Centro-Oeste, Sudeste e Nordeste do Brasil, sendo a principal fonte de água doce na última citada.
24 curiosidades que você vai gostar
A bacia Amazônica é considerada a maior bacia hidrográfica do planeta Terra, ela é responsável pela drenagem de cerca de 7.500.000 km². Uma média de 3,89 milhões de quilômetros quadrados dessa bacia está localizada no Brasil, onde oferece grande potencial de produção de energia elétrica.
Em seu curso há seis usinas hidrelétricas (Três Marias, Paulo Afonso, Itaparica, Moxotó, Xingó e Sobradinho). Suas águas são usadas para a agricultura irrigada no vale do São Francisco, especialmente no semiárido, onde são produzidas várias espécies de frutas que são exportadas para os Estados Unidos e a Europa.
O Rio São Francisco é de extrema importância para o abastecimento de água das regiões Nordeste e Sudeste, sendo considerado um dos fatores essenciais de desenvolvimento, principalmente, do Nordeste brasileiro. Por localizar-se no semiárido nordestino, o rio é uma das poucas fontes de água da região.
O Bacia do Rio São Francisco tem uma enorme importância econômica, social e cultural para a região, uma vez que suas águas servem para abastecer e fornecer energia para grande parte da população circundante (cerca de 520 municípios), além de servir de transporte e comunicação entre as cidades.
A Bacia Amazônica é a maior bacia hidrográfica do Brasil e do mundo, possuindo, assim, um enorme potencial para geração de energia elétrica. ... No Brasil essa bacia abrange 3,8 milhões de quilômetros quadrados, envolvendo sete Estados, são eles: Acre, Amazonas, Roraima, Rondônia, Mato Grosso, Pará e Amapá.
Com 7.000.000 de km2, a bacia hidrográfica Amazônica é a maior rede hidrográfica do mundo e um dos maiores reservatórios de água doce do planeta.
As quatro principais bacias hidrográficas do Brasil são as bacias Amazônica, do Tocantins, a Platina (Paraná, Paraguai e Uruguai) e a do rio São Francisco que, juntas, cobrem cerca de 80% do território brasileiro. Em Geografia, existe uma classificação para a forma como as águas fluem dentro de uma bacia.
Os principais rios e afluentes que compõem a Bacia Amazônica são:Rio Madeiras;Rio Xingu;Rio Trombetas;Rio Branco;Rio Purus;Rio Tapajós;Rio Içá;Rio Japurá;
A Bacia Platina consiste na segunda maior bacia hidrográfica do Brasil, atrás apenas da Bacia Hidrográfica da Amazônia, com um território de cerca de 3,1 milhões de m². Ela abrange territórios de Argentina, Bolívia, Brasil, Paraguai e Uruguai, e possui um fluxo d água de mais de 22 mil m³/s.
O rio São Francisco enfrenta sérios problemas ambientais. A presença de usinas hidrelétricas alterou a vazão normal do rio e de seus tributários, além de provocar o assoreamento do rio com a retirada da vegetação em volta dele.
Os recursos hídricos são indispensáveis para vida na terra, pois a água hoje em dia é o ele- mento mais utilizado pelos seres humanos, tanto para geração de energia, irrigação, geren- ciamento de bacias, drenagem, abastecimento, piscicultura, lazer entre outros.
É um rio de grande importância para a população da região que o utiliza para a navegação, irrigação, abastecimento de água e produção de energia elétrica. Os sertanejos lhe deram o apelido carinhoso de "Velho Chico", pois esse rio faz parte do cotidiano da ocupação do sertão.
Os rios brasileiros tiveram grande importância ao longo da história e em várias partes do país: facilitaram a penetração para o interior, serviram de apoio para as formas de exploração e colonização do território, articularam e integraram regiões distantes.
Seu percurso de quase três mil km é um caminho revelador de histórias, pelejas, causos, amores e das religiosidades dos povos ribeirinhos. Um rio de importância econômica, social e cultural para diversas comunidades, dentre elas indígenas e quilombolas. ... Daí a sua importância para a cultura popular.
Ao longo do Rio São Francisco, foram instaladas usinas hidrelétricas para geração de energia. O rio apresenta um enorme potencial e garante fornecimento de energia elétrica para diversas regiões. As usinas são: Sobradinho, Apolônio Sales, Paulo Afonso (I, II, III e IV), Luiz Gonzaga e Xingó.
A Usina Hidrelétrica de Xingó está localizada no Rio São Francisco, na divisa de Alagoas e Sergipe, próximo a Piranhas, Brasil. A barragem foi construída para navegação, abastecimento de água e geração de energia hidrelétrica, uma vez que suporta uma estação de energia de 3.162 megawatts.
UHE Belo Monte, a maior usina hidrelétrica 100% brasileira. O Brasil possui a matriz energética mais limpa e renovável do planeta e a Usina Hidrelétrica Belo Monte, instalada no rio Xingu, no Pará, contribui para este resultado.
Maiores bacias hidrográficasBacia do rio Amazonas, Peru, Colômbia, Equador, Venezuela, Guiana, Bolívia e Brasil, 7 050 000;Bacia do Congo, Congo, 3 690 000;Bacia do Mississippi, EUA e Canadá, 3 328 000;Bacia do rio da Prata, Brasil, Uruguai, Bolívia, Paraguai e Argentina, 3 140 000;
Uruguai. Menor região hidrográfica do país, está localizada no Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Compõe a parte da bacia do Rio Uruguai em território brasileiro. Seus rios principais são: Uruguai, Chapecó e Passo Fundo.
A Bacia do rio Amazonas consiste no conjunto de todos os recursos hídricos convergindo para a área banhada pelo Rio Amazonas e seus afluentes, na América do Sul. Cerca de 40 % de sua área localiza-se no Brasil, estendendo-se para países como o Peru, Bolívia, Colômbia, Equador e Venezuela.
O que é avaliação ergonômica do trabalho?
Porque a palavra não é acentuada?
Como se dá o aproveitamento da energia eólica para geração de energia elétrica?
Onde baixar livros escolar grátis em PDF?
Qual significado do nome Granny?
Quais são as violações aos direitos humanos?
Como calcular quilometragem por litro?
Como se dá o nome de um conjunto de baleias?
Quais os famosos que têm autismo?