A petição inicial ou a denúncia, por exemplo, são consideradas ineptas quando não preenchem os requisitos legais e, portanto, são rejeitadas pelo juiz. As peças inaugurais ineptas devem ser "refeitas".
Previsto no art. 330, do CPC, o indeferimento ocorrerá quando a petição inicial for inepta (inciso I), a parte for manifestamente ilegítima (inciso II), o autor carecer de interesse processual (inciso III), ou não atendias as prescrições dos arts.
Não há como um trâmite seguir se o Juiz julgar a petição inicial inepta. Sem a peça jurídica, a atividade jurisdicional não inicia e nem tem continuidade. Ou seja, a petição inicial é peça fundamental para que a Justiça seja provocada.
E a inépcia da inicial, tema do nosso estudo, é exatamente a falta de aptidão da peça vestibular para que o processo se desenvolva validamente, classificando-se como pressuposto processual negativo ou causa impeditiva[4].
De forma simples e resumida, o aditamento da inicial nada mais é do que um ato voluntário facultado ao autor para adicionar algo, como um pedido, à petição inicial. Esta possibilidade está prevista no artigo 329 do NCPC: Art. 329.
Motivos que levam ao indeferimento da petição inicial
E a inépcia da inicial, tema do nosso estudo, é exatamente a falta de aptidão da peça vestibular para que o processo se desenvolva validamente, classificando-se como pressuposto processual negativo ou causa impeditiva[4].
Proferida a decisão de indeferimento da inicial, o autor poderá optar por interpor apelação – hipótese em que terá incidência o art. 331, do NCPC – ou deixar transcorrer o prazo recursal, ocasião em que o réu apenas será intimado sobre o trânsito em julgado (art. 331, § 3º).
O art. 331 do NCPC prevê e regulamenta a possibilidade de retratação da decisão que indefere a petição inicial. Segundo o caput, indeferida a petição inicial, o autor poderá apelar, facultando-se ao juiz, no prazo – impróprio – de 05 dias, reformar sua sentença.
Um pedido de petição inicial pode ser indeterminado? Não. A indeterminação do pedido, ou o pedido genérico pode levar a inépcia e consequentemente o seu indeferimento, considerando que a natureza da petição inicial lhe impõe a necessidade de determinação.
A petição inicial será indeferida: IV - quando o juiz verificar, desde logo, a decadência ou a prescrição; V - quando o tipo de procedimento, escolhido pelo autor, não corresponder à natureza da causa, ou ao valor da ação; caso em que só não será indeferida, se puder adaptar-se ao tipo de procedimento legal;
O Código enumera várias possibilidades de indeferimento da petição inicial, a teor do que rege o art. 330 do CPC/2015. Essas causas, motivadoras do indeferimento da inicial, é “numerus clausus”, não admitindo, por conseguinte, interpretação extensiva.
HIPÓTESES DE INÉPCIA DA PETIÇÃO INICIAL. Petição inicial inepta é aquela considerada não apta a produzir efeitos jurídicos em decorrência de vícios que a tornem confusa, contraditória, absurda ou incoerente, ou, ainda, por lhe faltarem os requisitos exigidos pela lei, ou seja, quando a peça não estiver fundada em direito expresso ...
Como pedir suspensão do Fies no banco do Brasil?
Como tirar um administrador de um grupo no Facebook?
Como conseguir um estágio na área da educação?
Como a Terra primitiva se enriqueceu de oxigênio?
Como remover itens do acesso rápido?
Como conseguir o código de barras da fatura Santander?
Como surgiu as batalhas de rimas?
O que é bom para fazer limpeza nos dentes?
Como funciona o ressarcimento da Enel?
Como tirar tinta de piso pintado?
Quais os principais nomes que fundaram a sociologia da educação?
Qual a ordem das escolas literarias?
Como você prefere receber feedback?
Como remover os drivers do Windows 7?
O que é preciso para ser sábio?
Como excluir atalhos de pesquisa do Google?
Como passar o áudio do WhatsApp para um pen drive?