Os animais pertencentes ao filo Arthropoda são invertebrados, triblásticos e celomados. Possuem simetria bilateral, exoesqueleto, corpo segmentado (metameria) e apêndices articulados, o que justifica o nome do filo (artro = articulação; podos = patas).
Nas diversas classes de artrópodes, o tipo de respiração varia. Muitos artrópodes são terrestres, como os insetos, diplópodes e quilópodes, e respiram retirando oxigênio do ambiente por estruturas denominadas traqueias. ... Os microcrustáceos (crustáceos muito pequenos) fazem respiração cutânea, isto é, respiram pela pele.
A circulação é do tipo lacunar ou aberta. O coração é dorsal e bombeia a hemolinfa para a extremidade anterior, fazendo-a atingir lacunas corporais ou hemocelas onde, lentamente, ocorrem as trocas (nutrientes por excretas) nos tecidos. Nos insetos as trocas de gases na respiração não é feito pelo sistema circulatório.
Apresentam corpo segmentado com apêndices articulados: os artrópodes possuem apêndices articulados, os quais estão presentes aos pares no corpo do animal. ... Possuem exoesqueleto de quitina: o corpo desses animais é revestido por um esqueleto externo formado por quitina.
Através de buraquinhos chamados espiraculos presentes no corpo, na parte lateral,o ar entra por esses buracos e é conduzido através do sistema traqueal. No final do tubo existe células que trocam gases com outras células.
Os quilópodes possuem 1 par de antenas e seu sistema respiratório é traqueal. Possuem garras na cabeça utilizadas para injetar o veneno na presa, veneno este que não é letal para o homem, porém causa muita dor.
O sistema digestório dos artrópodes é completo, e os resíduos alimentares, isto é, as fezes, são eliminados pelos ânus. A circulação dos artrópodes é aberta, isto é, o "sangue" não circula apenas dentro dos vasos, mas banha espaços do corpo do animal. Esse "sangue" é incolor ou ligeiramente azulado e não transporta gases, apenas os nutrientes.
Respiração. Nas diversas classes de artrópodes, o tipo de respiração varia. Muitos artrópodes são terrestres, como os insetos, diplópodes e quilópodes, e respiram retirando oxigênio do ambiente por estruturas denominadas traqueias. A traqueia está ligada a fibras musculares que se contraem e estimulam o ar a entrar pelos espiráculos da traqueia.
A circulação dos artrópodes é aberta, isto é, o "sangue" não circula apenas dentro dos vasos, mas banha espaços do corpo do animal. Esse "sangue" é incolor ou ligeiramente azulado e não transporta gases, apenas os nutrientes. Nas diversas classes de artrópodes, o tipo de respiração varia.
Como já dito, a principal característica do filo dos artrópodes é a presença de apêndices articulados, algumas vezes chamados de patas articuladas.
Como saber se LNB está queimado?
Como saber se um PS4 usado está bom?
Como saber se o meu iPhone e da Anatel?
Como testar se a placa de vídeo está funcionando corretamente?
Como saber se o perfil do Instagram e privado?
Qual o tipo sanguíneo mais comum em negros?
Quanto tempo demora para sair o resultado do Loas?
Como saber se a carteirinha do Sesc está válida?
Qual a diferença do Manacá da Serra para o manacá da serra anão?
Como projetar móveis em 3D grátis?