Os navegadores europeus foram responsáveis pela introdução da mandioca no continente africano a partir do século XVI. Encontrando condições climáticas semelhantes às de seu território de origem, a mandioca se espalhou pelo continente africano, tornando-se um ingrediente típico da culinária africana.
Acredita-se que a mandioca já era cultivada na região amazônica há 4 mil anos, mas a primeira referência à raiz aparece na época do Descobrimento, nas cartas de Pero Vaz de Caminha para Portugal.
Todos os dias, os índios da aldeia iam visitá-la e choravam sobre sua sepultura, até que nela surgiu uma planta desconhecida. Então os índios resolveram cavar para ver que planta era aquela, tiraram-na da terra e ao examinar sua raiz viram que era marrom por fora e branquinha por dentro.
Originária da América do Sul, a mandioca (Manihot esculenta Crantz) constitui um dos principais alimentos energéticos para mais de 700 milhões de pessoas, principalmente nos países em desenvolvimento.
A mandioca era o alimento mais usado pelos índios. Dela, eles faziam a farinha, a tapioca, o beiju e bebidas alcóolicas. Também consumiam a mandioca misturada com frutas (como o caju), legumes e carne.
17 curiosidades que você vai gostar
A essa farinha de mandioca, feita pelos índios, o colonizador chamava de pau - para diferenciar da farinha do reino, feita de trigo e vinda do além mar. Havia uma farinha-de-pau mole (uí-pon ou uí-puba, depois chamada farinha-puba), umedecida por infusão; e outra seca (uí-atã), bem mais apreciada.
“A planta é o alimento mais universalizado nas culturas indígenas, pois foram os índios que domesticaram a planta. Eles descobriram que torrando, assando ou fervendo, o ácido cianídrico evapora e vira uma ótima comida. É uma das grandes descobertas da cozinha indígena”, ressalta.
A planta não era conhecida pela aldeia. Perceberam que ela tinha uma raiz escura e por dentro era toda branca. Em homenagem a filha, ela colocou o nome de Manioca, uma junção de Mani (nome da criança) e Oca (local onde foi enterrada), que com o passar dos anos o nome tornou-se mandioca.
Também chamada de aipim ou macaxeira, a mandioca é muito fácil de achar. Procure nas feiras locais, pois costuma ser mais barata.
O que falar na bênção das alianças?
Como mudar os atalhos do Word para inglês?
Como mudar de plano na Vivo pelo app?
Como ordenar uma lista de objetos em Java?
Como alterar o ícone do disco local C?
Como ir de Bali para Tailândia?
Como orar para restaurar meu namoro?
Como colocar o botão de voltar no Motorola?
Como funciona uma roda de leitura?
Como pode ser definida a rotina de trabalho?
Como Deixar a imagem mais clara no Photoshop?
Como ir de São Paulo para Bonito?
Como organizar as atividades escolares em casa?