Criado o governo geral como forma de incrementar a presença estatal portuguesa no Brasil e apoiar os donatários de capitanias, Tomé de Sousa, nomeado governador-geral (1549-1553), trouxe com ele o Regimento de 17 de dezembro de 1548, com orientações precisas sobre a organização do poder público - fazenda, justiça, ...
Sem espanto, Tomé chegou ao Brasil acompanhado de cerca de 1000 homens (soldados, profissionais, funcionários públicos) e dentre eles alguns jesuítas, do qual se destaca Padre Manuel da Nóbrega, encarregados de catequizar os índios e transformá-los em Cristãos.
Tomé de Sousa fundou a cidade de Salvador em 1549, o centro do governo e primeira capital do Brasil. Além disso, Tomé de Sousa proporcionou o grande desenvolvimento da agricultura e pecuária. ... Com ele vieram os primeiros jesuítas e nesse período foi criado o primeiro bispado do Brasil.
Aos 14 anos de idade foi o primeiro titular da comenda da Ordem de Cristo, além de ter sido Comendador de Rates e de Arruda.
Com o fracasso do sistema das capitanias hereditárias, a coroa portuguesa estabeleceu o governo-geral do Brasil em 1548. Pela carta régia de 7 de janeiro de 1549 foi nomeado por d. João III o primeiro governador-geral do Brasil, tendo Salvador como sede político-administrativa da colônia.
28 curiosidades que você vai gostar
Chegando ao Brasil em março de 1549, Tomé de Sousa ocupou o posto de governador- geral junto a uma tropa composta por mil homens. Fixando-se na Baía de Todos os Santos, realizou a fundação da cidade de Salvador, considerada a primeira capital do Brasil.
Nos meses seguinte, Tomé de Sousa construiu a Cidade do Salvador, a primeira capital do Brasil. Em sua administração, Tomé de Sousa concedeu sesmarias, organizou os sistemas de defesa, comércio e estabeleceu as bases para o funcionamento administrativo do Brasil, como unidade política.
Durante os anos do Governo-Geral, o Brasil teve três governadores-gerais: Tomé de Sousa, Duarte da Costa e Mem de Sá. Eles governaram o Brasil entre 1549 e 1572. Depois disso, o território foi dividido por Portugal em dois Governos-Gerais: um no Norte e outro no Sul.
Tomé de Souza foi o primeiro governador-gerail do Brasil no início da colonização. - Fez edificar fortalezas militares em vários pontos estratégicos da costa brasileira com o objetivo de proteger a colônia das invasões estrangeiras.
Deveres dos donatários
Combater tribos indígenas que dificultavam a colonização do Brasil. Desenvolver a colonização dos territórios. Fiscalizar as ações econômicas na capitania, com o objetivo de garantir o monopólio da coroa no comércio colonial e na exploração do pau-brasil. Fundar vilas na colônia.
O objetivo do Governo-Geral era promover a centralização administrativa da Colônia como forma de torná-la mais lucrativa. Os três primeiros governadores-gerais foram Tomé de Sousa, Duarte da Costa e Mem de Sá, os quais governaram o território entre 1549 e 1572.
Para instruí-lo em sua missão, o rei fez redigir um regimento que, por estabelecer as normas jurídicas a vigorar na Colônia, pode ser considerado uma espécie de primeira Constituição do Brasil. ... O documento também aborda questões religiosas, pois com Tomé de Sousa embarcaram os primeiros jesuítas para o Brasil.
Tomé de Sousa, o primeiro governador do Brasil, chegou em 1549 e fundou a cidade de Salvador, a primeira da Colônia. Trouxe três ajudantes para ocupar os cargos de: provedor - mor, encarregado das finanças; ouvidor - geral, a maior autoridade da justiça; e o de capitão - mor da costa, encarregado da defesa do litoral.
Duarte da Costa (início do 1505 — 1560) foi um nobre e administrador colonial português. Membro do Conselho Real, foi embaixador na corte de Carlos I de Espanha. Foi nomeado como segundo governador-geral do Brasil (1553-1558).
Governo-geral foi o modelo administrativo utilizado pela metrópole portuguesa para governar sua colônia na América após 1548. Os governos-gerais surgiram após o sistema de capitanias hereditárias mostrar-se incapaz de levar adiante a empresa açucareira que se iniciava no território onde hoje está o Brasil.
O Governo Geral foi criado pelo rei português D. João III em 1548 e passou a funcionar no ano seguinte. ... Entre as principais características desse processo que visava a centralização do poder, a “cidade” escolhida como sede do Governo Geral foi a Bahia, ou melhor, a “Bahia de Todos os Santos” da época.
Entre as primeiras medidas tomadas pelo primeiro governador-geral, Tomé de Sousa, estava: a) a criação da cidade de Manaus, na Amazônia, com o objetivo de explorar o turismo na região da floresta equatorial. b) a venda do território da Baía da Guanabara para os franceses huguenotes.
Tomé de Sousa (Rates, 1503 — 1579) foi um militar e político português, primeiro governador-geral do Brasil, cargo que exerceu de 1549 a 1553.
Contexto Histórico. A principal dificuldade de Duarte da Costa durante seu governo foi referente aos combates desenvolvidos pelas invasões que começavam a ocorrer na Colônia, sobretudo de franceses, ou ainda das diversas revoltas entre indígenas e colonos.
Duarte da Costa foi o segundo representante da Coroa Portuguesa que controlou politicamente o Brasil no período dos governos gerais.
Ouvidor-mor: responsável pelos assuntos de justiça e pela imposição das leis na colônia; Provedor-mor: responsável pela arrecadação e administração das finanças; Capitão-mor: responsável pela defesa da colônia contra invasores e contra-ataques de indígenas.
Quais os sintomas de fadiga mental?
Como escrever MUS 7-5 10-5 na forma decimal?
Como foi feito o filme A Bruxa de Blair?
Como Como se escreve Walk Tok?
Qual o remédio para calcificação?
Como tratar feridas na pele do cachorro?
Estou me coçando e com carocinhos na pele o que será?
É perigoso calcificação na mama?
Pode congelar tilápia sem limpar?
O que pode ser um caroço na cabeça?
Como ir de Boipeba a Barra Grande?
O que passar em calo aberto na mão?
Como saber se a embalagem é reciclável?
Como tratar calo em pé diabético?
Como identificar um pneumotórax no raio X?