Em 2006, uma controvérsia assolou a comunidade da astronomia, quando Mike Brown, da Caltech, fez com que a União Astronômica Internacional (IAU) rebaixasse Plutão da categoria de “planeta”.
Sendo assim, Plutão acabou sendo rebaixado à categoria de planeta-anão porque, ao seu redor, há um "mar" de outros objetos, já que sua gravidade não é intensa o suficiente para atraí-los e, assim, limpar sua órbita.
Se há alguns anos Mike Brown reagia com certa ironia ao ser cumprimentado como "o homem que matou Plutão", hoje em dia ele parece gostar do apelido.
Atualmente, reconhecemos quatro planetas anões em nosso Sistema Solar, além de Plutão: Ceres, Haumea, Makemake e Éris. Geralmente, eles têm massas muito pequenas, de forma que não são os astros dominantes em suas órbitas e às vezes possuem luas que têm tamanhos muito parecidos com o do próprio planeta anão que orbitam.
Plutão deixou de ser planeta há 15 anos por não atender aos requisitos da categoria de planetas oficiais.
26 curiosidades que você vai gostar
Conheça os 8 planetas do sistema solar e saiba como estudá-los Mercúrio. Vênus. Terra. Marte. Júpiter. Saturno. Urano. Netuno.
O planeta recém descoberto foi batizado com o nome Proxima d. Ele orbita a estrela Proxima Centauri a uma distância de cerca de 4 milhões de km, o que é menos de um décimo da distância entre Mercúrio e o Sol.
O Planeta Nove é um planeta hipotético na região externa do Sistema Solar. Seus efeitos gravitacionais poderiam explicar o improvável agrupamento de órbitas para um grupo de objetos transnetuniano extremos (ETNO), corpos além de Netuno que orbitam o Sol a distâncias médias mais de 250 vezes maiores que a da Terra.
"É uma brincadeira, uma piada", diz o autor de "How I Killed Pluto And Why It Had It Coming" ("Como Matei Plutão e Por Que Ele Mereceu"). "Mas as pessoas que amam Plutão tendem a não entender a graça da coisa."
Um objeto do tamanho de Plutão foi destruído 4,5 milhões de anos atrás em uma violenta colisão nos confins do Sistema Solar, e os restos do impacto ainda são visíveis.
Até a metade dos anos 2000, estudamos na escola que o sistema solar era composto por nove planetas, o mais distante deles Plutão. Mas, em 2006, uma mudança na definição da União Astronômica Internacional sobre o que é um planeta fez com que Plutão mudasse de categoria para planeta anão.
Os cientistas acreditam que a atmosfera de Plutão seja composta por nitrogênio com metano, acetileno e etileno. Ela é ainda mais fria do que se esperava: perto da superfície do planeta a temperatura chega a -197,2ºC. Mais longe da atmofera a temperatura aumenta um pouco por conta do metano, chegando a -127,2ºC.
Plutão, o último planeta do nosso Sistema Solar a ser descoberto e o mais distante do SOL, é o símbolo das transformações profundas, de acordo com a astrologia. Regente de ESCORPIÃO, ele nos revela onde mora nossa força escondida, onde guardamos o poder de renascer depois de um período difícil e desafiador.
Saturno é dos planetas mais bonitos e populares do sistema solar. Apesar de todos os planetas jovianos possuírem anéis, nenhum os possuí como Saturno; tem uma órbita quase duas vezes maior que Júpiter embora pelo seu grande tamanho (é o segundo maior planeta do sistema solar) apareça no céu como uma estrela brilhante.
Netuno é o último planeta do Sistema Solar, além de ter sido o último a ser descoberto.
Este último planeta detectado, chamado Proxima d, completa uma órbita ao redor da estrela a cada cinco dias terrestres. Ele está apenas a cerca de 4 milhões de quilômetros da estrela, que é menos de um décimo da distância entre Mercúrio e o Sol em nosso Sistema Solar.
Os astronautas só identificam a Terra como Planeta Azul quando olham para ela em seus momentos iluminados pelo Sol. Do outro lado, onde é noite, a Terra é escura, pois não há luz solar para interagir com os oceanos e gerar sua cor azulada característica.
Tamanhos dos planetas do Sistema Solar
Júpiter (139.822) é o maior planeta do Sistema Solar, sendo também o que apresenta maior massa. Saturno (116.464) segue em segundo lugar. Urano (51.108) é o terceiro maior planeta e Netuno (49.538) é o quarto maior planeta. Todos estes planetas são jovianos, ou gasosos.
"A ordem dos planetas, a partir do Sol, é: Mercúrio, Vênus e Terra, mas quando Vênus está do outro lado do Sol, fica muito longe de nós", explica Rothery. A órbita de Vênus faz deste planeta o que pode chegar mais perto do nosso, seguido por Marte na segunda posição.
Terra é o terceiro planeta na ordem de proximidade com o Sol, encontrando-se a 149.600.000 km de distância desse.
O nome e o símbolo de Plutão foram anunciados pelos descobridores em 1 de maio de 1930. O símbolo, um monograma das letras PL, pode ser interpretado como representando Plutão ou Percival Lowell, o astrônomo que iniciou a busca do Observatório Lowell por um planeta além da órbita de Netuno.
1. [ Astronomia ] Planeta do sistema solar, situado para além de Neptuno , descoberto em 1930 pelo americano Clyde Tombaugh e considerado planeta anão a partir de 2006. 2. Epíteto ritual do deus grego dos Infernos, Hades.
Qual o valor do exame gasometria venosa?
Como descobrir o lado através da diagonal?
Qual é a camada de valência do BR?
Quais os elementos constitutivos dos desenhos?
O que são mercados financeiros?
Qual é o detergente certo para lavar louça?
Qual Morro apresenta a maior altitude do Estado de Santa Catarina?
Como conseguir 1000 seguidores no Instagram de graça?
O que significa edificar a casa do Senhor?
Pode pagar boleto de banco na lotérica?
Quais são os principais mediadores químicos da inflamação?
Quando surgiu o primeiro cigarro?
Quais os efeitos colaterais do oxigênio?
Quais os 10 piores alimentos para se consumir?
O que é a dança contemporânea?
Como é feito o cálculo de antecipação de pagamento de empréstimo?