Pela complexidade acredita-se que somente a elite maia tinha acesso à leitura e a confecção da escrita, mas de qualquer forma, a escrita fazia parte do cotidiano nas grandes cidades.
De forma geral, os documentos maias privilegiavam o registro dos fatos cotidianos do povo. Uma importante função da escrita era o registro do tempo, pelo qual eram regulamentados os períodos de celebração religiosa. Outros escritos contavam do desenvolvimento de novos conhecimentos e rituais religiosos.
sistemas logográficos, em que os grafemas são logogramas (ideogramas ou pictogramas) que denotam palavras ou conceitos; sistemas silábicos ou silabários, em que os grafemas representam sílabas; ... sistema cuneiforme: escrita de 4000 a.C, era composta por símbolos, quem a criou foram os sumérios.
Tendo grande interesse na movimentação dos corpos celestes, os maias desenvolveram um denso conhecimento astronômico. Observando o Sol e a Lua, conseguiram conceber um preciso calendário composto por meses de 29 dias, e um ano com 365 dias. ... A contagem do tempo entre os maias era realizada pelo uso de dois calendários.
Destacaram-se também na astronomia e na matemática com a criação das casas decimais e do valor de zero. Com a aritmética que desenvolveram conseguiam fazer cálculos e conhecer o movimento do sol, da lua, de planetas, entre outros astros. Existem vários dialetos falados no local.
A escrita maia, também vulgarmente chamada hieróglifos maias, era o sistema de escrita da civilização maia da Mesoamérica pré-colombiana e presentemente o único sistema de escrita mesoamericano já decifrado.
As inscrições mais antigas identificadas como maias datam do século III a.C.[1] e este sistema de escrita foi continuamente usado até pouco depois da chegada dos conquistadores espanhóis durante o século XVI (e até mais tarde em áreas isoladas como Tayasal).
A escrita asteca não é considerada um verdadeiro sistema de escrita. Como não existia um conjunto de caracteres que representasse palavras específicas, mas antes ideias, muitos veem o sistema de escrita asteca como um sistema de escrita preliminar. ... Sistema de registro de informações.
Além de constituir uma forma de comunicação entre os maias, a escrita também tinha uma vinculação religiosa. Os maias acreditavam que a escrita era um presente dos deuses e, por isso, deveria ser ensinada a uma parcela privilegiada da população. De maneira geral, utilizavam diferentes materiais para o registro de alguma informação.
Desprovido de um sistema alfabético, a escrita maia contava com um extenso conjunto de caracteres que representavam sons ou símbolos. Os pesquisadores ainda não foram capazes de decifrar integralmente os códigos usados pelos maias. Somente com o auxílio de computadores é que, recentemente, cerca da metade dos caracteres foram traduzidos.
Em maia escrevia-se geralmente em blocos agrupados em colunas com dois blocos de largura, lidos como em seguida se explica: As inscrições maias eram na maioria das vezes escritas em colunas com dois glifos de largura, com cada coluna a ser lida da esquerda para a direita e, e de cima para baixo.
Como funciona o calendário maia: toda a verdade por trás do falso fim do mundo! - HiperCultura Como funciona o calendário maia: toda a verdade por trás do falso fim do mundo! O calendário maia foi criado por volta do Século VI a.c. pela civilização maia da Mesomérica pré-colombiana.
Por onde passa o ar que inspiramos?
O que plantar em novembro e dezembro?
Qual o objetivo do processo de branqueamento?
Quais são os animais que começam com a letra H?
O que se entende por discriminação racial?
Quanto levar em euros para portugal?
A copa américa acontece de quantos em quantos anos?
Quantos cromossomos tem a mitose?
Pode aplicar green card para irmão?
Como ter limite alto no Nubank?
Quantos números de dois algarismos distintos podemos formar com os dígitos 1 2 3 4 6 é 8?
Como imprimir en formato de Pôster en Word?
Que idade terá em 2014 uma pessoa que nasceu em 1882?