Sim, Transtorno Bipolar (Transtorno Afetivo Bipolar) pode dar direito ao auxílio doença ou aposentadoria por invalidez.
São eles: direito à Aposentadoria da Pessoa com Deficiência; direito ao Auxílio por Incapacidade Temporária (antigo Auxílio Doença); direito à Aposentadoria por Incapacidade Permanente (antiga Aposentadoria por Invalidez);
Transtorno bipolar pode ser considerado doença grave com direito a aposentadoria integral.
É aconselhável levar o laudo médico para a perícia do inss e acompanhar possíveis afastamentos, neste período buscar, caso não tenha, ajuda profissional para que o trabalho se torne de alguma forma fonte de prazer e estabelecimento de laços pessoais.
As 8 doenças psiquiátricas que maisgeram a aposentam por invalidez, por CID, são:F20 – Esquizofrenia;F33 – Transtorno depressivo recorrente;F31 – Transtorno afetivo bipolar;F32 – Episódios depressivos;Transtornos mentais e comportamentais devidos ao uso de álcool;F29 – Psicose não-orgânica não especificada.
15 curiosidades que você vai gostar
Depressão
Considerada a número um entre as das doenças psiquiátricas mais incapacitantes do mundo, a depressão atinge mais de 300 milhões de pessoas. Ou seja, 4% da população global.
Para solicitar a aposentadoria por invalidez, a pessoa tem que comprovar que é portador de doença psiquiátrica, sendo necessária a comprovação do transtorno com laudo oficial, incluindo a comprovação que recebeu auxílio-doença.
Veja agora 10 perguntas e respostas sobre a perícia médica do INSS.1 – O que é a perícia médica do INSS? ... 2 – Quando deve ser feita a perícia médica? ... 3 – Como saber se tenho direito ao auxílio-doença? ... 4 – Como solicitar o auxílio-doença? ... 5 – O que fazer no caso de perícia cancelada?
Sim, Transtorno Bipolar (Transtorno Afetivo Bipolar) pode dar direito ao auxílio doença ou aposentadoria por invalidez.
O Perito Médico Previdenciário emite pareceres técnicos por solicitação do INSS, de fato quem concede o benefício é o INSS e a Lei. ... Em seu labor diário o Perito Médico Previdenciário deve antes mesmo de perguntar pela doença do requerente, perguntar pela profissão.
Com a estabilização do quadro, o paciente bipolar pode ter uma vida dentro dos padrões sociais, podendo trabalhar e estudar normalmente. Porém, se não tratada, a doença pode atrapalhar a sociabilidade dessa pessoa.
Exame de sangue permite diagnosticar esquizofrenia e bipolaridade.
Não é considerado deficiência assim como todos os transtornos mentais classificados no eixo I do DSM. Da mesma forma que outros problemas de saude como diabetes, pressão alta, alergia não podem ser consideradas deficiências, e doravante levar a benefícios sociais.
Segundo a psiquiatra, nestas condições a pessoa fica com a mente acelerada e fisicamente mais energizada, pensa demais, tem muitas ideias, não consegue relaxar e gasta o máximo de energia que pode. Além disso, nota-se uma maior impulsividade, que pode se refletir no abuso de álcool e drogas e no aumento da libido.
Aconselho você procurar um médico para adequar um tratamento medicamentoso, terapêutico entre outros, e assim descobrir o porquê de você não conseguir se estabilizar em um trabalho. Pode ser porque você ainda não encontrou o tratamento ideal, porque apesar desse transtorno, há possibilidade de viver normalmente.
"A expectativa de vida de homens bipolares é 13 anos menor e de mulheres bipolares é 12 anos menor do que a da população em geral, segundo um estudo dinamarquês.
CID10 - F31 - Transtorno Afetivo Bipolar.
TRANSTORNO BIPOLAR, DOENÇA MENTAL GRAVE, OCORRE MAIS NO ADULTO JOVEM. CONHECIDO DESDE A GRÉCIA ANTIGA, O TRANSTORNO BIPOLAR SE CARACTERIZA POR INSTABILIDADE DO HUMOR EM DOIS POLOS, ORA AGITAÇÃO E EUFORIA, ORA TRISTEZA E DEPRESSÃO. É MAIS COMUM DOS 20 AOS 25 ANOS E DOS 30 AOS 35.
Alienação mental é a total inabilidade em trabalhar e realizar ações jurídicas básicas. Estes CIDs (F29 - Psicose sem outra especificação e o F25 - Transtorno esquizoafetivo) são ambos CID s do grupo da esquizofrenia. Dependendo do grau de gravidade, pode ter alienação mental ou não.
Após a perícia médica, será determinado pelo médico perito se você está elegível para ter direito ao auxílio-doença ou aposentadoria por invalidez. Em geral, o segurado só consegue se aposentar se o seu caso não tiver recuperação. ... É pós-graduado em Direito Médico, em Medicina do Trabalho e em Perícia Médico-Legal.
Por se tratar de um documento extremamente complexo e essencial para o INSS, o laudo médico deve vir acompanhada da: assinatura, número do registro CRM, detalhes relacionados à doença ou Classificação Internacional de Doenças (CID), bem como o carimbo médico.
Normalmente, após você enviar os documentos necessários, o INSS deve resolver o acerto pós-perícia no prazo de 5 dias. Ou seja, 5 dias após o envio dos documentos, o INSS deve liberar o seu benefício se você tiver sido aprovado na perícia.
A incapacidade física ou mental do dependente deverá ser atestada em laudo emitido por junta médica oficial. A junta médica oficial poderá solicitar exames complementares que se fizerem necessários à convicção da incapacidade.
A perícia realizada pelo INSS é feita geralmente por um médico clínico geral, ou seja, não é um profissional especializado em doenças de origem mental e psiquiátrica, o que já prejudica a análise ao Segurado.
Você já ouviu falar em aposentadoria para deficientes? Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, ela existe sim e pode ser concedida para qualquer pessoa com deficiência mental, física, intelectual ou sensorial.
Pode ser aplicada à pessoa jurídica que comete crime ambiental?
Qual integrante do BTS tem piercing?
Quem não pode praticar Jiu Jitsu?
Quanto tempo demora para o produto sair da alfândega?
Qual é a maior necessidade do ser humano?
Como as pessoas preveniam doenças antigamente?
Quais foram os grupos populacionais que contribuíram para a formação de Manaus?
Como funciona o processo de venda de uma empresa?
Qual é o processo de produção do ferro?
O que é melhor comprar RN ou p pra levar na maternidade?
Quais são os tipos de sensores que existe?
Qual o verniz mais indicado para taco de madeira?
Qual é a função do pecuarista?
Quanto tempo começa a sair o colostro?
O que acontece se o réu não comparecer na audiência de instrução?
Qual o melhor tipo de insulfilm?
Quanto tempo dura uma cirurgia para retirada de um rim?