A resposta é bem simples. O seguro prestamista pode ser acionado nos casos de morte do segurado, de invalidez temporária ou permanente, da perda do emprego ou da renda de forma inesperada.
É importante dizer que esse tipo de seguro não é obrigatório, mas se você não quer ter dívidas futuras com as quais não seja capaz de arcar, pode contratar e seu valor não costuma ser mais de que 10% da parcela a ser paga.
O segurado poderá consultar a situação cadastral de seu corretor de seguros no site www.susep.gov.br por meio do número de seu registro na Susep, nome completo, CNPJ ou CPF.
Art. 3º O seguro prestamista tem por objetivo amortizar ou custear, total ou parcialmente, obrigação assumida pelo devedor, no caso de ocorrência de sinistro coberto, nos termos estabelecidos nas condições contratuais, até o limite do capital segurado contratado.
Embora seja lógico, não custa salientar que o beneficiário deste tipo de seguro não é o segurado, mas sim a instituição financeira com qual firmou o contrato principal [6], uma vez que será esta a receber o pagamento da indenização. Confirmando as informações trazidas até aqui, vale a pena a leitura do seguinte julgado:
Pelo contrato de seguro, o segurador se obriga, mediante o pagamento do prêmio, a garantir interesse legítimo do segurado, relativo a pessoa ou a coisa, contra riscos predeterminados. […]
Como foi o ano de 2021 na escola?
O que significa Barzilai na Bíblia?
Quando a pensão por morte é cessada?
Como saber se um arquivo ZIP tem vírus?
Qual a fórmula de potência elétrica?
Qual a diferença entre suspensão e amortecedor?
O que o seguro DPVAT não cobre?
Quais os tipos de limpeza na enfermagem?
Qual o processador do iPhone XS Max?
Qual cor representa depressão?
O que é preciso para ser um Grumec?
Quem tem hipotireoidismo pode fazer musculação?
Quem pode optar pela desoneração da folha 2022?
Quantos comprimidos de Dexametasona 4mg devo tomar por dia?