A resposta é bem simples. O seguro prestamista pode ser acionado nos casos de morte do segurado, de invalidez temporária ou permanente, da perda do emprego ou da renda de forma inesperada.
É importante dizer que esse tipo de seguro não é obrigatório, mas se você não quer ter dívidas futuras com as quais não seja capaz de arcar, pode contratar e seu valor não costuma ser mais de que 10% da parcela a ser paga.
O segurado poderá consultar a situação cadastral de seu corretor de seguros no site www.susep.gov.br por meio do número de seu registro na Susep, nome completo, CNPJ ou CPF.
Art. 3º O seguro prestamista tem por objetivo amortizar ou custear, total ou parcialmente, obrigação assumida pelo devedor, no caso de ocorrência de sinistro coberto, nos termos estabelecidos nas condições contratuais, até o limite do capital segurado contratado.
Embora seja lógico, não custa salientar que o beneficiário deste tipo de seguro não é o segurado, mas sim a instituição financeira com qual firmou o contrato principal [6], uma vez que será esta a receber o pagamento da indenização. Confirmando as informações trazidas até aqui, vale a pena a leitura do seguinte julgado:
Pelo contrato de seguro, o segurador se obriga, mediante o pagamento do prêmio, a garantir interesse legítimo do segurado, relativo a pessoa ou a coisa, contra riscos predeterminados. […]
Como usar SSD como memória RAM?
Como saber se o gato e azul russo?
Como se faz uma cardioversão elétrica?
Como saber se a minha amiga gosta de mim?
Como fazer uma câmera com uma caixa de sapato?
Como ver as atividades no SIGEduc?
Como saber se meu iCloud está conectado em outro dispositivo?
Como é que se faz um paralelepípedo?
Como saber se minha TV funciona Chromecast?
Como fazer uma crítica de uma música?
Como que funciona o saque no jogo de simples e duplas?
Como ter um cabelo cor de mel?
Como fazer a inscrição no Sisu passo a passo?
Em que circunstâncias é cabível a propositura de ação de consignação em pagamento?