Fibromialgia e transtorno depressivo são, frequentemente, temas relacionados. Isso ocorre porque, de acordo com a Sociedade Americana de Ansiedade e Depressão, 20% dos pacientes que sofrem de dores crônicas manifestam algum distúrbio de humor.
O círculo vicioso entre fibromialgia e depressão
Esse mal estar generalizado costuma ser responsável pelo desenvolvimento de depressão em pessoas com fibromialgia. Segundo o Ministério da Saúde,² a dor crônica leva à depressão e, como em um círculo vicioso, a depressão leva à mais dores crônicas.
Devido às dores crônicas, é muito comum que a fibromialgia leve à anormalidades no sistema nervoso, mudando a forma com que os pacientes lidam com o estresse. A fadiga constante também gera isolamento de atividades, ansiedade, falta de energia, sentimentos de culpa e muitos outros sintomas que desencadeiam a depressão.
Conclusões: Os antidepressivos com benefício no tratamento da fibromialgia são amitriptilina, duloxetina, milnacipram (SORT A), fluoxetina, pirlindol (SORT B).
A fibromialgia pode aparecer depois de eventos graves na vida de uma pessoa, como um trauma físico, psicológico ou mesmo uma infecção grave. O mais comum é que o quadro comece com uma dor localizada crônica, que progride para envolver todo o corpo.
32 curiosidades que você vai gostar
Sintomas de fibromialgiaDor por mais de três meses em todo ou qualquer parte do corpo;Presença de pontos dolorosos na musculatura (18 pontos pré-estabelecidos);Alteração do sono e fadiga;Quadro de depressão ou ansiedade;Alterações do hábito intestinal;Alterações cognitivas, como falta de memória ou concentração.
De forma geral, é melhor que os pacientes com fibromialgia evitem ou reduzam o consumo de:Bebidas açucaradas, como refrigerantes, chás industrializados, sucos de caixinha, entre outros industrializados;Carnes processadas, como os embutidos;Alimentos ultraprocessados.
O Laboratório Teuto lançou neste mês uma apresentação genérica da pregabalina, medicamento que atua como ansiolítico, anticonvulsivante e no controle de fibromialgia. Segundo a empresa farmacêutica, esse é o mais novo produto do portfólio da companhia, entre os medicamentos controlados.
É muito comum a fibromialgia estar relacionada à sintomas depressivos. A Sertralina é um antidepressivo - do tipo inibidor seletivo da recaptação de serotonina. É importante que você passe por uma avaliação completa realizada por um psiquiatra para rastreio de outros sintomas, assim como acompanhamento.
Além dos exercícios físicos comuns, existem algumas técnicas mais específicas para liberar a tensão muscular e relaxar. É o caso de fisioterapia, hidroterapia, massagem e acupuntura, por exemplo. A utilização delas deve ser indicada pelo médico já que ele saberá avaliar a terapia ideal para cada ocasião.
Essas dores recorrentes causadas pela síndrome costumam se intensificar com mudanças climáticas como chuva, aumento ou diminuição excessiva da umidade e frio.
Relaxante muscular
O mais indicado é a ciclobenzaprina. Novamente, a duração do tratamento e as doses do fármaco variam de paciente para paciente e devem ser determinadas pelo médico.
A pessoa que sofre de fibromialgia deve evitar alimentos que contenham cafeína, teína e outras substâncias estimulantes, uma vez que podem atrapalhar o sono, que nos pacientes com a síndrome já se encontra prejudicado.
Depressão pode estar associada à dor de cabeça e à dor nas articulações. “A depressão se manifesta com uma sobreposição de sintomas emocionais, cognitivos e físicos. Dores inespecíficas e não explicadas por outras condições médicas são uma das principais queixas de sintomas físicos nestes pacientes.
Aí, descobriram que os indivíduos com depressão têm índices de estresse oxidativo mais altos no organismo. Isso quer dizer que o corpo fica cheio de moléculas batizadas de radicais livres, que envelhecem as células e servem de estopim para problemas como câncer, doenças cardiovasculares e até Parkinson.
Dor e humor são comandados por regiões conectadas do cérebro. Por isso, assim como ocorre na insônia, quem tem depressão pode ter mais dores pelo corpo e quem tem dores crônicas provocadas por outras condições está mais sujeito ao transtorno. As queixas mais comuns são enxaqueca e incômodo na lombar.
Remédios caseiros para FibromialgiaChá de erva de São João. O chá de erva de São João possui propriedades relaxantes, diminuindo assim as dores da fibromialgia, sendo por isso outro excelente remédio caseiro para fibromialgia. ... Suco de couve com laranja. ... Chá de Ginkgo biloba. ... Pimenta caiena. ... Chá de cúrcuma.
“O que acontece é que a pessoa, às vezes, engorda porque come por ansiedade. Por isso, ao tratar a condição com a sertralina, ela melhora o sintoma ansioso e controla a compulsão alimentar, o que causa a mudança de peso”, explica a profissional.
18 principais pontos de dor da fibromialgiaParte da frente do pescoço: 2 pontos;Parte de trás do pescoço: 2 pontos;Parte superior do peito: 2 pontos;Parte superior das costas: 4 pontos;Dobra dos braços: 2 pontos;Região lombar: 2 pontos;Abaixo das nádegas: 2 pontos;Nos joelhos: 2 pontos.
Os remédios para o tratamento da fibromialgia normalmente são os antidepressivos, como a amitriptilina ou duloxetina, relaxantes musculares, como a ciclobenzaprina, e neuromoduladores, como a gabapentina, por exemplo, prescritos pelo médico.
Pacientes com síndrome de fibromialgia (FM) tipicamente tem dor crônica e fadiga generalizada. Para aquele com níveis baixos de vitamina D, suplementos dessa vitamina podem reduzir a dor e pode ser uma alternativa de tratamento de bom custo-benefício, dizem os pesquisadores na edição desta semana do jornal Pain.
O AT-121 é mais poderoso do que a morfina no alívio da dor, não produz efeitos colaterais perigosos e - o que é importante - não é viciante.
“O excesso de qualquer prática esportiva tende a piorar as dores típicas da fibromialgia”, contrapõe Angela. Para não se arrepender depois, o ideal é começar com pesos bem leves e, orientado por um especialista, aumentar a intensidade aos poucos.
Com diminuição da rigidez e da fadiga e melhorando o condicionamento físico do paciente. Exercícios aeróbicos como caminhadas, natação, corridinhas, ciclismo, dança e hidroginástica incentivam a liberação de substâncias naturais do corpo que promovem a sensação de bem-estar.
Entre os sintomas de fibromialgia estão dor generalizada, fadiga intensa, dificuldade para dormir e para se concentrar. Normalmente, vem acompanhado de distúrbios psíquicos como depressão e transtorno de ansiedade. Para evitar erros no diagnóstico é fundamental a avaliação de especialista experiente.
Qual a diferença de legítima defesa e estado de necessidade?
Qual é a melhor faculdade à distância?
Qual é o exame para detectar insuficiência cardíaca?
Porque não se deve alimentar animais silvestres?
Quem morreu frases de saudades eternas?
Como tirar o cheiro de suor da mochila?
Como fazer chá de canela em pó para não engravidar?
Como cuidar de uma pessoa operada?
Como saber se tem vaga na escola 2021?
Como é feita a conversão de um tipo de dado qualquer Para texto?
Quais são as etapas do metabolismo de carboidratos?
Por que a região Sudeste é a região mais urbanizada do Brasil?
Quantos litros é a reserva do Prisma 2017?
O que significa Yoko Sutemi waza?
Pode colocar essência no inalador?