Sim, a depressão pode gerar direito a aposentadoria por invalidez, mas isso vai depender de cada caso. O primeiro ponto que precisa ser avaliado é se a depressão está causando a incapacidade para exercer qualquer atividade que gere sustento.
No sentido mais técnico, a depressão é uma doença de espectro mental que causa incapacidade psíquica. Infelizmente, a depressão apresenta números alarmantes e tem sido a causa de baixo rendimento no trabalho, muitas vezes gerando o afastamento.
O auxílio-doença é um benefício liberado às pessoas que têm alguma doença física ou psíquica. O auxílio é devido aos trabalhadores que ficaram incapacitados de forma temporária para o trabalho. Então, esse benefício surge com a finalidade de suprir as necessidades básicas da vida do segurado do INSS.
Atenção! Estar com depressão, mesmo na condição de segurado, não dá o direito imediato ao benefício do auxílio-doença ou a aposentadoria por invalidez. Para conseguir qualquer um desses benefícios, você deverá passar pela perícia médica do INSS; assim, somente a avaliação e aprovação do perito, terá a liberação do benefício.
Por isso, caso você esteja incapaz para o trabalho em razão da depressão, pode ter direito aos benefícios do INSS, como o auxílio-doença ou a aposentadoria por invalidez. O auxílio-doença é um benefício liberado às pessoas que têm alguma doença física ou psíquica.
Como calcular inclinação de contrapiso?
Quais são as principais festas do cristianismo?
Onde você costuma encontrar infográficos?
Qual é a melhor resolução para jogar?
Como fazer para baixar alienação fiduciária?
Qual a medida do concreto para contrapiso?
Quantos pacientes um psicólogo pode atender por dia?
Quais as piores semanas de gravidez?
Para que serve a chapa de lanche?
Qual fonte usar para cortador de isopor?
Pode tomar o anticoncepcional no sexto dia da menstruação?
O que Jesus disse aos seus discípulos antes de partir?
De quem é o filho de Uriala em Gênesis?
Quais os tipos de afasia e como são caracterizados?
O que significa sinais de redução volumétrica encefálica difusa?