Os tapajós são um grupo indígena brasileiro, com remanescentes na área urbana de Santarém e na vila de Alter-do-Chão, no século XVII controlava uma extensa área entre os municípios de Juruti e Prainha , no estado brasileiro do Pará.
Além da cerâmica típica da região do Rio Tapajós, localizado no coração da Floresta Amazônica, fazem parte também da cultura Tapajônica o Carimbó, ritmo de influência indígena; o Muiraquitã, artefatos talhados em pedra, usualmente representando animais e que eram utilizados como amuletos e símbolos de poder; e a ...
Segundo Nimuendajú, os Tapajó e os Urucucú deixaram de existir quando os jesuítas fundaram a missão dos índios Arapiuns, e transferiram o que sobrou dos Tapajó. De acordo com Nimuendajú, em 1820, os Tapajó estavam completamente extintos.
Os povos indígenas do Baixo Tapajós vivem em 70 aldeias entrecortadas por rios e igarapés, em áreas de difícil acesso para quem vem da cidade de Santarém, podendo levar uma noite inteira de viagem em barcos abarrotados de pessoas, mercadorias e animais. O atendimento médico nas aldeias é precário.
As principais características da arte tapajônica são os vasos em forma de animais e com rostos humanos, com maior fidelidade de traços do o que da arte Marajoara, por exemplo, vasos com pratos suportados por tríade de figuras humanas, mulheres ou sacerdotes, adornados por animais modelados a mão, todos com ...
24 curiosidades que você vai gostar
A cerâmica tapajônica, da região dos entrerios Tapajós-Madeira e Tapajós-Xingu, centrada em Santarém e atingindo também a bacia hidrográfica do rio Trombetas, é muito elaborada, complexa, com utensílios domésticos, cerimoniais, ornamentais, espirituais e funerários.
A Tapajoara é a décima segunda comunidade a chegar no estágio de exploração florestal sustentável no território paraense. Um número considerado baixo, tendo em vista as áreas florestais em posse de comunidades: 62% do estado, dimensão equivalente a três vezes o tamanho do Reino Unido.
Atualmente, os tupinambás de Olivença vivem em áreas de moradia conhecidas como lugares. Os tupinambás de Olivença falam apenas português. O cultivo da mandioca continua importante. Com ela são feitos farinha, beiju e giroba (uma bebida fermentada).
Cultura Munduruku
Dizem ser um povo de tradição guerreira, mas povo mais gentil não há. São estratégicos. Sabem a hora de agir. Dançam em conversa com espíritos ancestrais, seguindo a poesia e o canto dos pássaros e dos cantores, em histórias que passam e se atualizam de geração em geração, em todos seus rituais.
Como investir na Bolsa de Valores Forex?
Quanto tempo demora para Avicis fazer efeito?
Como usar o comando list no Python?
Como inverter o Fn do meu teclado?
Como marcar treino de musculacao no Apple Watch?
Qual a combinação de Touro com Câncer?
Como ligar um motor no inversor de frequência?
Como tomar castanha da índia para varizes?
Como investir em desenvolvimento pessoal?
Como ligar um potenciômetro deslizante?
Como foi o processo de Renascimento na França?