A bolsa de valores brasileira vem ganhando cada vez mais investidores nos últimos tempos. E eles são, em sua maioria, jovens. Segundo dados da própria B3, 50% dos novos entrantes têm entre 25 e 39 anos.
No mercado de ações, pessoas como você costumam ser chamadas de investidores individuais ou investidores pessoas físicas, que compram ações com o objetivo de participar dos resultados das companhias emissoras. Eles são cada vez mais numerosos e importantes para a bolsa brasileira – mas não são os únicos.
4 ferramentas úteis para acompanhar o mercado financeiro
O número de investidores ativos ficou em 3,773 milhões, com alta de 50,2% em comparação a maio de 2020 (2.511 milhões) e 1,4% no mês.
O número de investidores ativos ficou em 3,497 milhões, com alta de 77,2% no ano e 3,6% no mês.
Dados divulgados pela B3 nesta quarta-feira, 11, mostram que 3,8 milhões de contas estavam cadastradas na bolsa em junho de 2021, frente a 2,2 milhões em 2019 – um aumento de 43%. O levantamento foi feito com base no banco de dados da bolsa.
O investidor compra as ações na Bolsa e a empresa recebe o dinheiro. Depois disso, as ações passam a ser comercializadas entre os próprios investidores, o que é conhecido como mercado secundário.
Em maio de 2019, cerca de 1 milhão de brasileiros investiam na B3. Em setembro de 2020, o número passou a ser de 3 milhões. Apesar deste aumento recente, é preciso ter cautela: investir na Bolsa de Valores é muito mais arriscado do que em produtos de renda fixa, por exemplo.
Ao comprar ações de uma empresa na Bolsa de Valores, o investidor ou investidora se torna acionista daquela companhia. Isso significa que ele tem participação na empresa, por deter uma parte dela. Em outras palavras, a pessoa se torna um pouco dona do negócio – quanto mais ações forem compradas por ela, maior a sua “fatia” da empresa.
Quando uma empresa abre seu capital, seja ela privada ou pública, ela passa a negociar suas ações para investidores através da Bolsa de Valores. Investidores podem, portanto, comprar ou vender ações na Bolsa. No Brasil, a Bolsa de Valores é chamada B3 e é supervisionada pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM).
É possível investir na bolsa comprando ações individuais ou em fundos de ações de gestoras. Neste último caso, gestoras de investimentos montam seus fundos com determinadas ações e a sua rentabilidade depende do desempenho do conjunto. Como se ganha ou perde dinheiro na Bolsa?
Quais sintomas da falta de vitamina D no corpo?
Como foi o reinado de Jeroboão segundo?
Para que serve D'pantenol no rosto?
Como foi o surgimento da Sociologia?
O que é logística e como surgiu?
Qual foi o primeiro país a se industrializar no planeta e como foi esse processo?
Para que serve o remédio Ciprixin DEXA?
Quais foram os motivos que levaram a Guerra dos Emboabas?
Como foi o final da novela Salve-se quem puder?
Qual o primeiro motivo para o surgimento da Educação Física?
Como fazer um certificado no Even3?