Os chamados Padres Apologistas foram aqueles cristãos que, a partir do século II d.C. escreveram, em diálogo com a Filosofia, defesas da sua fé a fim de obter o reconhecimento legal para ela diante do Império. A obra de Justino, Mártir, foi inserida nesse período.
Além de Orígenes e Tertuliano, os primeiros apologistas cristãos incluem Justin Mártir, Clemente de Alexandria e o autor da Epístola a Diogneto. Agostinho de Hipona foi um apologista significativo da era patrística.
Autor de uma apologia, isto é, uma obra, texto ou discurso de defesa, justificação ou encómio. No âmbito da Literatura Apologética, esta apologia corresponde a uma defesa e exaltação da religião cristã face aos seus adversários.
A filosofia dos Padres Apologistas é marcada pela defesa ou enaltecimento da fé cristã. Eles defendiam o cristianismo como uma prática filosófica superior ao pensamento estruturado pelos filósofos greco-romanos.
Filosofia dos Padres Apologistas
Esta era uma figura da retórica que consistia na defesa de algum ideal, nesse caso, a fé cristã. Os "Padres Apologistas" utilizaram as mesmas figuras de linguagem e argumentos para dialogar os com helenistas.
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A Patrística é considerada a primeira fase da filosofia medieval. Sua principal característica era a expansão do Cristianismo na Europa e o combate aos hereges. Por isso, essa doutrina filosófica foi representada pelo pensamento dos Padres da Igreja, que gradualmente auxiliaram na construção da teologia cristã.
Características do conhecimento filosóficoSistemático: acredita que a base para a resolução das questões seja a reflexão orientada pela lógica;Elucidativo: tenta entender os pensamentos, os conceitos, os problemas e demais situações da vida que são impossíveis de seres desvendados cientificamente;
O gnosticismo designa um conjunto de crenças de natureza filosófica e religiosa cujo princípio básico assenta na ideia de que há em cada homem uma essência imortal que transcende o próprio homem. Os gnósticos consideram a existência humana neste mundo como não natural, por estar submetida a diversos sofrimentos.
Surgiram ideias e conceitos novos, como os de criação do mundo, pecado original, trindade de Deus, juízo final e ressurreição dos mortos. As questões teológicas, relativas às relações entre fé e razão, ocuparam as reflexões dos principais pensadores da filosofia cristã.
A filosofia cristã representa um conjunto de ideias baseadas nos preceitos de Jesus Cristo. Sua principal característica é a busca da explicação para a existência de Deus por meio da ciência. A base do pensamento está na tradição racionalista filosófica grega e romana em consonância com os dogmas cristãos.
II. Enquanto defensiva, a apologética visa só os anticrentes e tem por fim refutar os seus preconceitos e objeções.
A Patrística foi uma vertente filosófica que teve início no período de transição entre a Antiguidade e a Idade Média. O nome “Patrística” faz uma referência aos primeiros padres da Igreja Católica, que se dedicaram a desenvolver uma filosofia que se aproximava do pensamento cristão e do conhecimento religioso.
A literatura apologética abrange grande parte das obras em latim produzidas durante a Idade Média, com o objetivo de demonstração, defesa e exaltação da religião cristã face a heresias e religiões adversárias, como a judaica ou a islâmica.
Filósofos cristãosAtanásio de Alexandria.Basílio de Cesareia.Clemente de Alexandria.Gregório de Nazianzo.Gregório de Níssa.Ireneu de Lyon.Justino Mártir.Orígenes.
Os filósofos e teólogos cristãos se apropriaram da filosofia grega por conta da busca pela racionalidade por trás das crenças cristãs. A escolástica grega foi uma vertente filosófica que tentava conciliar a fé do cristianismo com argumentos racionais, sendo Aristóteles um dos principais defensores dessa vertente.
Filosofia Medieval: Principais problemas filosóficosQual a natureza da alma humana?Como existe esta alma?Qual a relação entre Deus e Cristo?Qual a natureza da Trindade?É possível falar em uma natureza de Deus?Qual a relação entre fé e razão?Existe hierarquia entre ambas?Seria a fé uma forma elevada da razão?
Os gnósticos eram dualistas religiosas, que considerou que a matéria é má e o espírito bom e que a salvação é alcançada através do conhecimento esotérico, ou gnose.
Os cristãos judaizantes são aqueles de origem não judaica que procuram obedecer aos rituais da Torá que a maioria dos cristãos já havia abandonado.
Samael Aun Weor, pseudônimo de Victor Manuel Gómez Rodríguez (Bogotá, 6 de março de 1917 — Cidade do México, 24 de dezembro de 1977), foi um escritor, palestrante e fundador do Movimento Gnóstico Cristão Universal.
A Filosofia surge como espanto diante da possibilidade de estranhar o mundo e concebê-lo de forma racional. Esse espanto impulsiona a busca da compreensão do ser enquanto algo natural e capaz de ser apreendido pelo Lógos (razão, discurso, palavra) humano.
O conhecimento filosófico, desde a sua origem, é marcado por várias características, como a racionalidade, o questionamento, o uso de conceitos, a transmissão pelo diálogo, o desenvolvimento da reflexão crítica, entre outras.
Santo Agostinho
Agostinho que se tornou Bispo de Hipona e foi, mais tarde, canonizado pela Igreja Católica, foi um padre patrístico, considerado como o maior difusor do pensamento patrístico e o maior polemista da Filosofia Patrística.
Os principais pensadores da Patrística Latina são: Minúcio Felix (séculos II-III), Tertuliano (séculos II-III), Ambrósio (século IV), bispo de Milão; Jerônimo (séculos IV-V); Santo Agostinho (séculos IV-V); e Boécio (séculos IV-V).
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