Se você possui ensino superior completo em Pedagogia e possui habilitação em Orientação Educacional ou Psicologia/Licenciatura, ou ainda especialização em Psicopedagogia ou em Necessidades Educacionais Especiais você pode atuar como orientador educacional na frede pública ou privada.
Na escola, o orientador educacional é um dos membros da equipe gestora, ao lado do diretor e do coordenador pedagógico. Ele é o principal responsável pelo desenvolvimento pessoal de cada aluno, dando suporte a sua formação como cidadão, à reflexão sobre valores morais e éticos e à resolução de conflitos.
Ajuda a escola a organizar e realizar a proposta pedagógica. Trabalha em parceria com o professor para compreender o comportamento dos alunos e agir de maneira adequada em relação a eles.
Assim, enquanto a atuação do coordenador pedagógico é mais próxima dos professores, o orientador educacional é uma espécie de mediador que auxilia na articulação entre docentes, alunos e pais. ... Para isso, atuam com foco no currículo disciplinar para entender de uma forma ampla o comportamento dos alunos.
Esse profissional deve ter formação superior em Pedagogia. A Orientação Educacional é uma das mais importantes áreas de atuação do Pedagogo. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9.394/96 estabelece que a formação dos Orientadores Educacionais deva acontecer em Cursos de Especialização Lato Sensu.
Orientação educacional refere-se ao processo de direcionamento do aluno, visando ao seu pleno desenvolvimento como estudante e como cidadão. A orientação educacional visa ao pleno desenvolvimento do aluno, priorizando a relação entre o ambiente escolar, familiar e a comunidade.
O Orientador Educacional tem um papel super importante dentro da escola e principalmente na Inclusão, pois auxilia no processo adaptação, orientação na busca da interação professor/aluno, e também de ajudar o aluno na busca de conhecimento para sua vida.
Atribuições do orientador educacional Segundo o decreto-lei nº 72.846/73, que regulamenta o trabalho do orientador educacional, são atribuições desse profissional: Planejar e coordenar o funcionamento do serviço de orientação educacional em nível de escola e comunidade, dos órgãos do serviço público federal, estadual e autárquico.
Na década de 80, a orientação educacional ganhou um novo viés, visando promover uma orientação voltada ao coletivo, preocupando-se não só com a formação profissional, mas também com a formação política e social dos alunos. A partir de 1990, a orientação educacional não apresentou novas conquistas em relação à legislação.
No dia 4 de dezembro foi comemorado o Dia do Orientador Educacional, o profissional que presta assistência ao aluno durante seu processo de aprendizagem na escola. Para tanto, ele procura auxiliar o aluno na superação das dificuldades de aprendizagem, ou no próprio encaminhamento vocacional, buscando o maior aproveitamento das suas potencialidades.
Planejar e coordenar o funcionamento do serviço de orientação educacional em nível de escola e comunidade, dos órgãos do serviço público federal, estadual e autárquico. Participar da elaboração do currículo pleno da escola.
Como compartilhar perfil HBO Max?
Como as decisões políticas de um governo podem influenciar na economia de um país?
Quanto tempo um psicólogo trabalha por dia?
Que tipo de bactéria a amoxicilina combate?
O que o excesso de vitamina E pode causar?
Qual o principal objetivo da qualidade de vida no trabalho?
Quem é o jogador mais completo do mundo?
O que significa 502 bad gateway nginx?
Onde posso assistir A Fazenda ao vivo?
Quanto custa o passaporte europeu?
Qual a importância dos cientistas Robert Hooke e Anton van Leeuwenhoek para o estudo da célula?
Por que é importante dormir antes da Meia-noite?
Como curar uma desilusão amorosa?