Para ser fiador de empréstimos e financiamentos, é necessário que a pessoa tenha histórico de bom pagador e que não possua nenhuma restrição em seu nome nos órgãos de proteção ao crédito.
Bom, caso você tenha figurado como fiador de alguém em algum contrato, a primeira coisa que você deve estar ciente é de que, caso essa pessoa não pague a dívida, o seu patrimônio estará em risco para cobrir o pagamento. Desta forma, é muito importante saber para quem você presta este tipo de garantia, para não se arrepender depois.
Trata-se de alguém que seja responsável por pagar o aluguel, em caso de inadimplência do titular do contrato. O fiador, para ser aceito na negociação, deve ter uma renda três vezes maior do que o valor do aluguel, incluindo as taxas. Além disso, precisa ser proprietário de um imóvel registrado na cidade em questão.
Outra proteção para os fiadores é o direito de cobrarem a dívida aos devedores em caso de incumprimento. Soa confuso, mas não é: se for fiador de alguém e tiver de pagar ao banco prestações em atraso, a lei reconhece-lhe o direito de cobrar essas prestações ao devedor. É como se comprasse a dívida dele.
Esta é uma situação bastante comum, principalmente em contratos de locação e de compra e venda. O fiador nada mais é do que uma garantia, um devedor secundário, caso o devedor principal não consiga pagar a dívida contraída.
O que fazer quando a decisão judicial não é cumprida?
Por que mulheres compram maquiagem?
Qual artista da Missão Artística Francesa teve como tema os índios?
Quem tem direito ao rateio dos professores?
Qual animal simboliza a mulher?
São etapas da distribuição de medicamentos?
Quais os principais rebanhos criados no Rio Grande do Sul?
Qual o novo Código de Ética Enfermagem?
Como fazer um parecer descritivo da turma?
O que há de novo debaixo do sol?
Quanto tempo demora para sair o Crea-rj?
Qual a diferença do bode para cabrito?
O que é natureza jurídica 213-5?
Como a cidade de Salvador se dividia?
Qual a profissão mais promissora?