Para ser fiador de empréstimos e financiamentos, é necessário que a pessoa tenha histórico de bom pagador e que não possua nenhuma restrição em seu nome nos órgãos de proteção ao crédito.
Bom, caso você tenha figurado como fiador de alguém em algum contrato, a primeira coisa que você deve estar ciente é de que, caso essa pessoa não pague a dívida, o seu patrimônio estará em risco para cobrir o pagamento. Desta forma, é muito importante saber para quem você presta este tipo de garantia, para não se arrepender depois.
Trata-se de alguém que seja responsável por pagar o aluguel, em caso de inadimplência do titular do contrato. O fiador, para ser aceito na negociação, deve ter uma renda três vezes maior do que o valor do aluguel, incluindo as taxas. Além disso, precisa ser proprietário de um imóvel registrado na cidade em questão.
Outra proteção para os fiadores é o direito de cobrarem a dívida aos devedores em caso de incumprimento. Soa confuso, mas não é: se for fiador de alguém e tiver de pagar ao banco prestações em atraso, a lei reconhece-lhe o direito de cobrar essas prestações ao devedor. É como se comprasse a dívida dele.
Esta é uma situação bastante comum, principalmente em contratos de locação e de compra e venda. O fiador nada mais é do que uma garantia, um devedor secundário, caso o devedor principal não consiga pagar a dívida contraída.
Como passar um tonalizante no cabelo sozinha em casa?
Como fazer chamada de vídeo com filtro?
Quanto tempo dura o palmito depois de aberto na geladeira?
Como transferir app do celular para notebook?
O que pode ser gasto com o novo Fundeb?
Como ensinar a língua inglesa?
Onde guardar os livros no quarto?
Como faço para passar um E-mail para o pen drive?
Como ficou o IPVA para PCD 2021?
Pode colocar notas em cofre de barro?
Como Copiar um texto do Foxit Reader para o Word?
Onde guardar os alimentos no armário?
Qual a melhor tinta para pintar teto de laje?
Como organizar pregos e parafusos?
Qual a cor do cabelo da Lady Gaga no filme Nasce uma estrela?