Quem pode modificar lei complementar?

Pergunta de Renato Silva de Paiva em 30-05-2022
(41 votos)

Neste contexto, se a Constituição Federal dá para a Lei Complementar competência exclusiva para legislar sobre determinados assuntos, a sua alteração deve ser feita por leis hierarquicamente superiores ou do mesmo escalão, visto que uma lei com um quórum especial não deve ser alterada por outra lei de quórum simples.

Quem pode alterar lei complementar?

Um projeto de lei complementar pode ser apresentado por qualquer deputado ou senador, comissão da Câmara, do Senado ou do Congresso, pelo presidente da República, pelo procurador-geral da República, pelo Supremo Tribunal Federal, por tribunais superiores e cidadãos.


Quem pode alterar lei ordinária?

O projeto de lei ordinária é aprovado por maioria simples. Pode ser proposto pelo presidente da República, deputados, senadores, Supremo Tribunal Federal (STF), tribunais superiores e procurador-geral da República.

Como uma lei pode ser alterada?

A Constituição Federal, principal lei do País, só poderá ser alterada por meio de uma proposta de emenda constituição (PEC), apresentada com apoio de 1/3 dos parlamentares da Câmara ou do Senado, pelo presidente da República ou por mais da metade das Assembléias Legislativas.

Como é o processo de aprovação de uma lei?

Um projeto de lei ordinária – que é o tipo de proposição legislativa mais comum – para ser aprovado deve contar com os votos favoráveis da maioria dos Deputados e Senadores, desde que pelo menos a metade do total deles participe da votação.

Lei Ordinária pode alterar Lei Complementar? | Léo Paixão | OAB


44 curiosidades que você vai gostar

Como alterar um projeto de lei?

Em cada comissão, o projeto é analisado por um relator, que recebe e analisa as sugestões (emendas) dos deputados. Ele pode alterar a proposta ou não. Depois de votado o parecer do relator, o projeto segue para a comissão seguinte.

Quem pode revogar uma lei?

É mister não esquecer de que uma norma só pode ser revogada por outra de mesma densidade normativa e que seja produzida pelo mesmo órgão. A Constituição não revoga a lei incompatível com ela, o termo correto utilizado é a não recepção da lei. A medida provisória não revoga, apenas suspende a eficácia de uma lei.

Quem pode apresentar projeto de lei ordinária?

“A iniciativa das leis complementares e ordinárias cabe a qualquer membro ou comissão da Assembléia Legislativa, ao Governador do Estado, ao Tribunal de Justiça, ao Procurador-Geral de Justiça e aos cidadãos, na forma e nos casos previstos nesta Constituição”.

É possível uma lei ordinária alterar o disposto em uma lei complementar?

Como a Constituição Federal estabelece que certas matérias devem ser tratadas por lei complementar, delas não se poderia ocupar a lei ordinária. Assim, uma lei ordinária que tratasse de matéria reservada à lei complementar seria inconstitucional por invasão da competência do legislador complementar.



Outras questões

O que é uma faixa seccionada?

Quais são as indicações para a nutrição enteral?

Como descriptografar arquivos com senha?

Quais tipos de nostalgia?

Quantos Arcos tem Yu Yu Hakusho?

O que fazer quando o teclado parou de funcionar?

Qual foi o artista mais importante do Barroco brasileiro na escultura e arquitetura?

Quais as influências do Humanismo na literatura?

O que é carência imóvel?

Qual é o nome do esporte mais antigo do mundo?

O que é lesão corporal Cite suas classificações?

Quanto é o cachê de Jorge e Mateus?

Quem sofre evicção?

O que é mg ml?

Quais as metas do PME?

Como ligar o Apple Watch pela primeira vez?

O que o feitiço fidelius faz?

Qual o nome do cachorro de Jojo?

Qual temperatura do sorvete?

Quais os principais fatos marcaram o Brasil no século XVI?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2024 - todasasrespostas.com