O reiEditar O rei pode capturar qualquer peça adversária, desde que ela não esteja protegida. A captura se dá da mesma forma que o movimento: a peça tem que estar em uma casa vizinha ao Rei, seja na mesma linha, na mesma coluna, ou na mesma diagonal.
Rei: move-se para todas as direções pela vertical, horizontal ou diagonal, mas apenas uma casa por lance. Dama ou Rainha: é a peça mais poderosa do jogo, uma vez que seu movimento combina o da torre e o do bispo, ou seja, pode mover-se pelas colunas, fileiras e diagonal de outra cor.
O jogador precisa criar uma estratégia para colocar o rei adversário em xeque-mate, que é o objetivo final da partida. Para isso, movimenta suas peças no tabuleiro e captura peças adversárias para tentar criar vantagens, até conseguir encurralar o rei do oponente em um ataque do qual ele não possa se defender.
O Rei é a peça mais importante do xadrez ocidental, cuja captura é o único objetivo do jogo. Nos países lusófonos, o rei é representado pela letra R na notação algébrica de xadrez. Uma vez que não pode ser trocado durante uma partida, ele é considerado uma peça de valor inestimável.
Rei, Bispo e Cavalo contra Rei Esse mate é executado em casa angular da mesma cor do rei adversário ou em uma das duas casas adjacentes.
Xeque. Quando o Rei está sendo atacado, dizemos que ele está em Xeque. O Rei é a única peça que não pode ser capturada. Portanto quando ele está em Xeque, é obrigado a sair dessa posição de ataque.
Isso é fácil para iniciantes / crianças se lembrarem. O rei pode capturar a rainha inimiga, desde que não a coloque em xeque de outra peça. há apenas um movimento que não pode ser executado em xeque (além de fazer um movimento que o mantém sob controle ou cria outro) e esse é um jogo de arremesso.
O Rei pode se mover em todas as direções somente uma casa de cada vez, desde que o movimento não seja para uma casa ameaçada por uma peça adversária. O rei também pode capturar qualquer peça adversária, desde que a mesma não tenha outra peça defendendo-a. Um Rei nunca poderá dar xeque a outro Rei.
Nas regras do xadrez moderno, um enxadrista não perde automaticamente quando fica com o Rei solitário e pode continuar jogando. Entretanto, um Rei solitário não pode dar xeque e muito menos xeque-mate, limitando-se portanto a buscar uma situação de empate.
O movimento do Rei permaneceu praticamente inalterado durante a evolução do xadrez ao longo dos séculos. Mesmo o predecessor mais antigo tinha como movimentação 1 casa na direção vertical, horizontal ou diagonal , limitada a condição da casa para o qual deseja-se mover a peça não estar sob ataque das peças adversárias. [ 5 ]
Descubra as regras especiais do Xadrez Há algumas regras especiais no xadrez que a princípio não parecem ser lógicas. Elas foram criadas para tornar o xadrez mais divertido e interessante.
O Rei afogado ou empate por afogamento é uma situação no xadrez onde o enxadrista tem a vez de jogar, não está em xeque, mas não tem movimentos válidos. O afogamento termina o jogo com um empate e está disposto nas leis do xadrez.
Como as regras do xadrez não permitem que o Rei seja deslocado para uma casa sob ataque, o enxadrista que busca um empate sacrifica as peças restantes e bloqueia os seus peões caso ainda os possua no tabuleiro, para que não lhe restem mais possibilidades de movimentos.
Qual a importância da leitura na educação?
Qual remédio corta o efeito da injeção?
Como repor cálcio nas galinhas?
O que significa tempo à disposição do empregador?
Quais os riscos da labirintite?
Quanto tempo o midazolam faz efeito?
O que a Bíblia diz sobre liberar perdão?
Como bombar Instagram fitness?
O que é gargalos nas empresas?
Porque Preto Velho fuma charuto?
Que tem de fazer para que eu me aposentar por fibromialgia?
O quê Piaget fala sobre a afetividade?