Quando a cessão a título gratuito, o imposto é devido pelo donatário; Se há fideicomisso, então quem paga é o fiduciário; E no recebimento da herança, o imposto é devido pelo herdeiro ou legatário.
A Escritura Pública de Cessão de Direitos Hereditários é um contrato, uma formalização de negócio jurídico, na qual os herdeiros cedem seus direitos de patrimônio decorrentes de uma sucessão (um falecimento), antes de ser feita a partilha de referidos direitos.
A cessão dos direitos hereditários só se concretiza com a assinatura da escritura pública de cessão de direitos hereditários, feita no Cartório de Notas. Para fazer essa escritura, é necessário pagar a taxa do Cartório, além do imposto cabível, se for o caso.
“Pode-se dizer que a cessão de direitos hereditários, gratuita ou onerosa, consiste na transferência que o herdeiro, legítimo ou testamentário, faz a outrem de todo o quinhão ou de parte dele, o qual lhe compete após a abertura da sucessão.
Cessão de Direitos é o instrumento através do qual se opera a transmissão de direitos sobre determinado bem. Por meio dela, o vendedor, conhecido como cedente, repassa ao comprador, denominado cessionário, os direito sobre o bem objeto da Cessão, que poderá ser móvel ou imóvel.
O interessado aduz que o objetivo do registro da escritura pública de cessão de direitos hereditários é resguardar a posse para depois concretizá-la com o registro do formal de partilha (fls.29/31). O Ministério Público opinou pela procedência da dúvida (fls. 52-53). É o relatório. DECIDO.
A cessão de direitos hereditários registrada em cartório tem validade obrigacional (REsp 502.873/MT, DJ de ). Veja-se para o caso importante decisão do Tribunal de Justiça de Santa Catarina que traz-se à colação:
Nesse sentido, veja-se, por seus argumentos, o REsp 1.027.884/SC, onde se conclui que a cessão de direitos hereditários deve ser formalizada por escritura pública, na linha do preceituado no artigo 1.793 do Código Civil de 2002.
A escritura de cessão de direitos deve ser juntada nos autos do inventário judicial antes da partilha para que seja analisada pelo Juiz e considerada por ocasião da partição dos bens. O que se registrará no Registro de Imóveis será o formal de partilha expedido pelo Juiz ao final do inventário.
O que é uma deglutição atípica?
Como ver satélites em tempo real?
Como ativar o sensor de movimento do iPhone?
Quem é mais velho Sócrates ou Platão?
O que pode acelerar a calvície?
O que tomar para evitar câncer?
São aplicações de threads exceto?
O que acontece quando um processo é prescrito?
Porque fazer uma casa container?
O que passar no corte da cirurgia?
Que time torce Rodrigo Hilbert?
Quem tem o olho mais puxado chinês ou japonês?
Qual a importância da Transparência na administração pública?
Como funciona o pedido de justiça gratuita?
Qual a diferença de 9mm para 380?
Quando o cabelo cai da raiz com a pontinha branca?
Quais são os princípios de proteção?