Nome oficial: República Islâmica do Afeganistão. Gentílico: afegão.
O atual governo inclui membros da Aliança do Norte, um grupo político formado por elementos de diferentes regiões e grupos étnicos nomeados pela Loya jirga - conselho ligado às antigas tradições afegãs, inicialmente constituído por membros da etnia Pashtun, majoritária, e atualmente formado por diferentes líderes ...
A geografia do Afeganistão é caracterizada pelo relevo montanhoso, pelo clima desértico e pela escassez de espécies vegetais de grande porte. O Afeganistão possui aproximadamente 32 milhões de habitantes, e a maior parte da população local vive nas zonas rurais do país.
Este movimento islâmico governou entre 19 impondo uma interpretação rigorosa da Sharia (lei islâmica), antes de ser retirado do poder. Duas décadas depois, e após uma dura guerra de resistência, os insurgentes entraram na capital Cabul vitoriosos em 15 de agosto.
paquistanês (adjetivo) -
Talibã (também transliterado Taleban, Taliban ou Talebã, do pachto: طالبان, transl. ṭālibān, "estudantes") é um movimento fundamentalista e nacionalista islâmico que se difundiu no Paquistão e, sobretudo, no Afeganistão, a partir de 1994 e que, efetivamente, governou cerca de três quartos do Afeganistão entre 1996 e ...
1997 - O Talebã , que agora controla dois terços do território do país, é reconhecido como governo afegão legítimo pelo Paquistão e pela Arábia Saudita.
A Guerra do Afeganistão foi uma guerra civil entre islâmicos e marxistas pelo controle do poder no país. Uma das principais causas da guerra civil foi a crise econômica que eclodiu na União Soviética, no governo de Leonid Brejnev, no final da década de 1970.
Os seus objetivos públicos eram desmantelar a Al-Qaeda, e negar-lhes uma base segura de operações no Afeganistão removendo o Talibã do poder. O Reino Unido foi um aliado fundamental dos Estados Unidos, oferecendo suporte para a ação militar desde o início dos preparativos para a invasão.
O nome Afeganistão (em persa: افغانستان, [avɣɒnestɒn]) significa "Terra dos Afegãos", que se origina a partir do etnônimo " Afegão ". Historicamente, o nome "Afegão" designa as pessoas pachtuns, o maior grupo étnico do Afeganistão.
A história política moderna do Afeganistão começa em 1709, com a ascensão dos Pachtuns (ou Pastós), quando a dinastia Hotaki foi criada em Candaar, seguida por Ahmad Shah Durrani, subindo ao poder em 1747. A capital do Afeganistão foi transferida em 1776 de Candaar para Cabul e parte do Império Afegão foi cedida aos impérios vizinhos em 1893.
Na sociedade patriarcal do Afeganistão, a dependência econômica masculina e estigma social colocam os pais em uma situação difícil. As filhas geralmente são consideradas um fardo, enquanto o filho ganhará dinheiro, carregará o legado da família e cuidará dos pais idosos.
Ashraf Ghani, atual presidente do Afeganistão. Em 27 de setembro de 1996 as forças talibãs, constituídas de ex-estudantes, derrubaram o presidente, capturaram a capital, Cabul, e passaram a controlar grande parte do país. Em novembro desse ano outras facções negociavam um governo nacional de coalizão.
Quem pode ser chamado de historiador?
O que é melhor testamento ou inventário?
Quais são os processos de conformação mecânica utilizados para fabricação de chapas metálicas?
Como editar um Excel protegido?
Qual foi a primeira boneca do mundo?
Qual o valor de cada medalha olimpíca?
O que é inflamação no cérebro?
O que deve ser avaliado durante a entrevista psiquiátrica?
Como o advogado pode sair do processo?
Como saber a data do pagamento do BPC 2021?
Quais são os critérios de julgamento da nova Lei de licitação da Lei 14.133 21?
Em que ano Jesus nasceu e morreu?
Qual é o nome da esposa de Moisés?
Como reclamar vendedor Mercado Livre?