Sim. Quem já tem uma graduação pode se inscrever no Sisu. Para participar da seletiva é preciso fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) anterior a edição do Sisu que irá concorrer.
O Sistema de Seleção Unificada (SiSU) funciona duas vezes ao ano, uma por semestre, e seleciona estudantes para universidades e instituições públicas de ensino superior. O SiSU é exclusivo para participantes da última edição do Enem que não tiveram nota zero na redação.
Sim, contanto que tenha feito o Enem 2021. Porém, o estudante de graduação não pode ocupar duas vagas simultaneamente em instituições públicas de ensino superior, conforme regulamentado pela Lei nº 12.089, de 11 de novembro de 2009.
Sendo assim, não é permitido cursar duas graduações na mesma instituição nem em universidades distintas. O mesmo vale para quem deseja fazer duas faculdades particulares com a bolsa do ProUni ou conseguir uma vaga pelo Sisu.
Posso me candidatar neste? Pode. Ter feito ou não a inscrição no primeiro Sisu em nada interfere neste. Mas você deve lembrar que as vagas são diferentes de uma edição para a outra.
40 curiosidades que você vai gostar
A inscrição no SiSU 2021/2 é exclusiva para os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 que não zeraram a redação e já concluíram o ensino médio. Esta edição do SiSU tem a oferta de 62.365 vagas, distribuídas em 1.932 cursos de graduação de 70 instituições de ensino superior públicas.
Este ano, o SiSU 2022.1 terá chamada regular e lista de espera. Isso significa que o candidato poderá ser convocado para a primeira ou para a segunda opção de curso. Ainda nesta edição, se o participante for aprovado em uma das opções, não poderá participar da lista de espera da outra.
Mas é nesse ponto que surge o questionamento: será que eu posso fazer 2 faculdades ao mesmo tempo? Sim, é possível cursar duas graduações juntas, e é isso que você vai entender melhor neste texto.
Pontos positivos de fazer duas faculdades ao mesmo tempo
É mais conhecimento – e conhecimento nunca é demais! Aumenta a competitividade no mercado de trabalho. Diversifica as opções de atuação. Muitas vezes dá para reaproveitar disciplinas em comum, o que encurta o tempo de formação de um dos cursos.
É possível fazer duas faculdades ao mesmo tempo? A resposta é: sim! Você pode fazer dois cursos superiores na mesma época, mas é preciso considerar alguns fatores para ver se essa escolha é viável. Por exemplo, dependendo da carga horária ou do turno das aulas, pode não ser possível seguir com o plano.
Caso seja aprovado na primeira ou segunda opção de curso, o candidato precisa fazer a matrícula dentro do prazo estipulado, senão perde a vaga. Já o participante que não for aprovado em nenhuma das duas opções pode fazer sua inscrição na lista de espera do Sisu.
Caso o candidato seja aprovado na segunda opção de curso, deverá se matricular nela, ou perderá a vaga. Até o Sisu de 2018 era possível permanecer na lista de espera da primeira opção mesmo tendo sido aprovado na segunda. Atualmente, porém, não é mais possível fazer isto.
Qual a nota mínima para se inscrever no Sisu? A primeira exigência para se inscrever no Sisu é ter feito a edição mais recente do Enem. De modo geral, o Sisu não exige uma nota mínima nas provas. Para se inscrever basta ter nota superior a zero na redação.
Um aluno pode ser aprovado no vestibular antes de concluir o Ensino Médio. Mas, ele precisa conseguir essa formação básica por meio de outra instituição. Afinal, para se matricular em uma faculdade, exige-se esse certificado. Entra, nesse caso, o famoso “supletivo”, o qual vai salvar esses estudantes.
De acordo com o Ministério da Educação, uma pós só pode ser iniciada por pessoas que possuem diploma da graduação. Portanto, fica claro que não é possível cursar uma especialização antes de terminar a faculdade. A graduação é um curso amplo, ou seja, que aborda diversos ramos de uma mesma profissão.
33. Posso fazer mais de uma faculdade pelo Enem? O Enem, por si só, não dá acesso ao ensino superior. Ele é uma prova criada pelo Ministério da Educação (MEC) avaliar o conhecimento dos alunos que encerram o Ensino Médio.
O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é a principal forma do estudante conseguir ingressar em uma universidade pública do país. Esse processo é feito todos os anos no primeiro e no segundo semestre, dessa forma as seleções ficam um pouco menos concorridas e mais estudantes alcançam a tão sonhada vaga.
Nesta quinta-feira, 10, os candidatos que se inscreveram no Sistema de Seleção Unificado (SISU) 2022 em busca de uma vaga em universidades federais, serão convocados por meio da lista de espera. A seleção é feita com base nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que apresentaram o melhor desempenho.
O Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (Prouni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) estão reunidos agora em um Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
As inscrições para o SiSU 2021/2 serão realizadas entre 3 e 6 de agosto. A participação é exclusiva para quem fez o Enem 2020 e não zerou a nota da redação. Também é preciso ter concluído o ensino médio. A inscrição será feita no site do SiSU por meio do número de inscrição e senha do Enem 2020.
Nota de corte do Sisu 2020.2Administração: 570 a 771.Análise e Desenvolvimento de Sistemas: 553 a 788.Arquitetura e Urbanismo: 688 a 797.Biologia: 618 a 710.Biomedicina: 693 a 790.Ciências Contábeis: 581 a 768.Ciências da Computação: 576 a 819.Ciências Sociais: 536 a 743.
Assim, a nota acaba aumentando. Mas a nota de corte do Sisu pode diminuir, viu? Isso acontece quando um candidato, mesmo selecionado, sai da concorrência por um curso e opta por outro. Assim, ele abre espaço para mais uma vaga e, na ordem, o próximo colocado ocupa a última posição e passa a determinar a nota de corte.
As menores notas de corte*Medicina: 760 pontos de média.Odontologia: 700.Psicologia: 670.Relações Internacionais: 660.Direito: 650.Medicina Veterinária: 650.Engenharia Civil: 640.Engenharia Mecânica: 620.
Como funciona a lista de espera do SiSU
Atualmente, o SiSU realiza apenas uma chamada. Os candidatos com as maiores notas em cada curso são convocados e têm um prazo para efetuar a matrícula na instituição e, desta forma, confirmar a ocupação da vaga.
O que é polimento vitrificação?
Pode dirigir depois de uma ressonância magnética?
O que acontece se comer pão todo dia?
O que é ser uma pessoa de sorte?
Em que episódio da Guerra Naruto salva Hinata?
Quantos gols cr7 tem com a perna esquerda?
Por que a fase da avaliação de enfermagem é importante?
Quem administra o dinheiro público?
Quanto ganha o dono de uma franquia do McDonald's?
O que acontece se dormir na frente de um espelho?
Quantas gramas de carne vai na marmita?
Como colocar legenda no gráfico do Google?
Porque sulfato de cobre deixa o cabelo verde?
Tem como carregar celular em ônibus de viagem?
Quem tem bolsa CNPq pode trabalhar?