Posso participar do ProUni de novo? Não. O ProUni é um programa que dá oportunidades de acesso ao ensino superior para quem ainda não tem um diploma universitário. Se você já usou o ProUni para se formar em uma faculdade, não poderá entrar no programa novamente para tentar mais uma bolsa.
O bolsista Prouni pode transferir a bolsa para curso relacionado ao de origem, mesmo para habilitação, turno, campus ou instituição de ensino diferentes. Com essa regra não é possível, por exemplo, que um estudante matriculado com bolsa Prouni no curso de Direito, migre para o curso de Medicina, ou vice-versa.
Assim como os demais alunos das faculdades, quem é bolsista do Prouni integral ou parcial também pode solicitar o trancamento da matrícula, no entanto devem ser levadas em consideração as normas da instituição. Nesse caso deverá ser solicitada a suspensão do usufruto da bolsa.
Se o estudante não fizer a sua matrícula no prazo determinado no cronograma da seleção, ele perderá o direito à bolsa de estudo. Além disso, caso o estudante perca o período de matrícula ou rematrícula, ele também estará sujeito ao cancelamento da bolsa.
Mesmo que o estudante tenha algum benefício, como o ProUni ou o FIES, ele pode optar por um segundo curso de graduação em faculdade privada à vontade – desde que não utilize os programas do governo para isso.
No entanto, de acordo com as regras do Prouni, o programa é voltado para quem não tem diploma de ensino superior. Ou seja, aqueles que já possuem a certificação, ainda que se enquadre nos demais critérios de participação não podem concorrer na seletiva.
Sim. O trancamento da matrícula pode ser solicitado pelo aluno, desde que esteja de acordo com as normas da instituição. É preciso procurar a secretaria da universidade e pedir a suspensão do usufruto da bolsa. O período em que a bolsa ficar suspensa será descontado do prazo total de utilização.
Ao optar pela transferência da bolsa do Prouni para outro curso, é importante que você observe bem o prazo de utilização da bolsa. Ao ser feito o remanejamento do seu benefício, saiba que este passa a valer de acordo com a duração do novo curso, deduzido o tempo utilizado antes .
Conquistar uma bolsa do programa não é tarefa fácil, além de ter que se enquadrar nos critérios, ainda é preciso concorrer com diversos outros candidatos a uma vaga na instituição e curso de interesse. Porém, o que alguns bolsistas que possuem o benefício não sabem é que podem fazer o Prouni transferência de curso e local.
Portanto, caso o bolsista do ProUni consiga uma vaga em universidade federal ou estadual, terá que solicitar o cancelamento da bolsa junto à Coordenação do ProUni na instituição do curso de origem.
Nela, você deve solicitar a documentação para transferência externa (histórico escolar, comprovante do vínculo com a Instituição de Origem etc.) e o termo referente à concessão de bolsa. Além disso, é importante separar os documentos do Prouni, como os comprovantes de renda, usados para renovar o benefício.
Quando desconfiar de fibromialgia?
Pode passar neomicina em ferida aberta?
Quais são os tipos de ordem de pagamento?
Como alterar a categoria do contribuinte 722 e 723 conforme eSocial?
Qual categoria para dirigir Doblo 7 lugares?
Qual a planta mais fácil de pegar?
Quais são os esportes femininos?
Qual o remédio caseiro para sistema nervoso?
O que se comemora no Dia 19 de novembro no Brasil?
Quanto tempo leva para nascer um novo fio de cabelo?
Qual a função da manteiga de cacau no chocolate?
Qual o perfil dos alunos do ensino médio?
Quantas facções têm no Rio Grande do Sul?
O que fazer quando o réu não contesta a ação?
Quantas horas um psicólogo trabalha por dia?