Ouça em voz altaPausarSobre a colher, de concreto, sabe-se que os romanos inseriram o objeto nas refeições. Os garfos, recheados de polêmicas, vieram bem depois, no século XI. Os registros mais antigos são de um candidato a santo católico, que criticou o hábito da princesa de Constantinopla e mulher do governante de Veneza, o doge Orseolo.
Ouça em voz altaPausarJá a faca é o mais antigo dos talheres: foi o Homo erectus, que surgiu na Terra há 1,5 milhão de anos, quem criou o primeiro objeto cortante, feito de pedra, para caça e defesa. Desde então, o homem sempre carregou uma faca. ... Ao contrário da faca, a colher já surgiu com o objetivo de ser usada à mesa.
Ouça em voz altaPausarFoi inicialmente feita de pedra ou osso, depois em madeira (ainda existem as "colheres de pau"), mais tarde em metal, hoje também de plástico. Conforme Babitsch e Schiaffino a colher surgiu na Roma Antiga em algumas diferentes formas: A lígula ou língua, em forma de uma pá oval, quando ainda se comia com as mãos.
Ouça em voz altaPausarAo contrário da faca, a colher já surgiu com o objetivo de servir alimentos. Há registros arqueológicos de artefatos parecidos com esse talher com mais de 20 000 anos, feitos de madeira, pedra e marfim.
Ouça em voz altaPausarA partir do séc. XVII o garfo tornou-se cada vez mais difundido na Europa sendo usado em quase todos os lares. Tornou-se mesmo um símbolo de luxo e posição começando até a ser apreciado pelos próprios padres. Neste século a situação inverteu-se e era agora considerado indecoroso comer com as mãos.
Ouça em voz altaPausarAs primeiras colheres foram encontradas em escavações na Mesopotâmia. As tumbas egípcias mais antigas também continham colheres. E os egípcios utilizavam-nas principalmente para aplicar cosméticos. Colheres também já foram presentes comuns.
Ouça em voz altaPausarNaquele século, Domenico Salvo, membro da corte de Veneza, casou-se com a princesa Teodora, de Bizâncio. Ela trouxe no enxoval um objeto pontudo, com dois dentes, que usava para espetar os alimentos.
Ouça em voz altaPausarO Uso da Colher de Prata e dos Outros Talheres Foi em Veneza, na Itália, quando um objeto semelhante a um espeto de duas pontas chegou diretamente do Oriente, causando furor e revolta, pois muitos acreditavam que a comida era sagrada e comer com as mãos era sinal de respeito.
Como surgiram os talheres? Até o século XI, quase todo mundo comia com as mãos. Os mais educados eram aqueles que usavam apenas três dedos para levar o alimento à boca. Naquele século, Domenico Salvo, membro da corte de Veneza, casou-se com a princesa Teodora, de Bizâncio.
História dos Talheres Até o século XI, quase todo mundo comia com as mãos. Os mais educados eram aqueles que usavam apenas três dedos para levar o alimento à boca. Naquele século, Domenico Salvo, membro da corte de Veneza, casou-se com a princesa Teodora, de Bizâncio.
Apesar de sugerir inutilidade para muitas pessoas, a diversidade de talheres utilizados hoje é, na verdade, uma secular – e em alguns casos até milenar – herança cultural, que foi aperfeiçoada com o passar dos anos. As facas, por exemplo, acompanham o homem a muito tempo.
Essa ausência de informações gerou, inclusive, algumas fantasias, como a narrada no livro In Punta di Forcheta (Idealibri, Milão, 1998). Nele, os autores Ingeborg Babitsh e Mariosa Schiaffino levam a origem do talher a Eva (sim, ela mesma, a de Adão).
Pode passar pomada depois da depilação?
Qual a finalidade dos amplificadores de potência?
Quantos feriados tem no Brasil em 2022?
Quanto ganha um higienizador de carros?
Quais são os três princípios básicos que apoiam conceito de desenvolvimento sustentável?
O que são os bichinhos do Waze?
O que o teste de Speed avalia?
Qual site converte música do YouTube?
O que deve conter um parecer técnico?
Qual máscara usar para mexer com resina epóxi?
Como recuperar a pasta de fotos do WhatsApp?
Quantas vezes pode pedir auxílio-doença?
Como fica a barriga de uma grávida nas primeiras semanas?