O principal expoente do pensamento construtivista é o psicólogo e educador suíço Jean Piaget, que defendia o processo educativo como um acontecimento a partir de diferentes etapas. Dessa forma, acredita-se que o aprendizado é construído pelo estudante a partir de estímulos promovidos pelos educadores e escola.
Com a escola construtivista, o aluno passa a ser o sujeito da sua aprendizagem, ele é ser ativo que participa do processo escolar. Piaget pode ser mencionado como percursor da visão construtivista, em razão do que é sem dúvida um dos traços distintivos por excelência da epistemologia piagetiana.
O que é o construtivismo? Desenvolvido pelo psicólogo e epistemólogo suíço Jean Piaget, no início da década de 1920, o construtivismo considera que há uma construção do conhecimento e que, para que isso aconteça, a educação deve criar métodos que estimulem essa construção.
Carretero, Emilia Ferreiro, Delia Lerner e Constance Kamii são autores que se voltaram às práticas educativas inspirados no modo como o construtivismo aponta que apreendemos o mundo.
O Construtivismo afirma que o conhecimento é resultado da construção pessoal do aluno; o professor é um importante mediador do processo ensino-aprendizagem. A aprendizagem não pode ser entendida como resultado do desenvolvimento do aluno, mas sim como o próprio desenvolvimento do aluno (Fossile, 2010).
17 curiosidades que você vai gostar
"Construtivismo significa isto: a idéia de que nada, a rigor, está pronto, acabado, e de que, especificamente, o conhecimento não é dado, em nenhuma instância, como algo terminado.
Construtivismo é um termo adotado por diversas abordagens filosóficas contemporâneas. ... Podemos definir positivamente construtivismo como a tese epistemológica que defende o papel ativo do sujeito na criação e modificação de suas representações do objeto do conhecimento.
No entanto, o sentido atual do termo construtivismo centrado na criação ativa pelo sujeito das representações do objeto do conhecimento é fruto da obra de Immanuel Kant e sua "revolução copernicana". O termo construtivismo só surge em 1967 na obra de Jean Piaget.
O construtivismo entende que a interação com o meio é fundamental para o processo de aprendizagem, por isso, nesta linha educacional, o ambiente é um elemento que contribui para a percepção das formas e para a cognição dos alunos.
O sócio-construtivismo é uma teoria que vem se desenvolvendo, com base nos estudos de Vygotsky e seus seguidores, sobre o efeito da interação social, da linguagem e da cultura na origem e na evolução do psiquismo humano.
Piaget, então, apresentou um modelo construtivista sobre a origem da inteligência. Para Piaget, o desenvolvimento cognitivo possui três pressupostos: Conteúdo, Função e Estrutura. O conteúdo refere-se ao que a criança já conhece, aos comportamentos observáveis que mudam com a idade; o conteúdo é, portanto, variável.
Jean Piaget e o construtivismo. A ideia “Construtivismo” surgiu dentro de um momento histórico, no final do século XIX, de pensamentos mais revolucionários. As Artes inauguram ideias como o cubismo, quando a Psicologia era remodelada pela Psicanálise.
Movimento artístico de vanguarda, o construtivismo surgiu na Rússia, no início do século XX, e se estendeu pela Europa. O seu aparecimento está ligado ao desenvolvimento da ciência e ao surgimento de máquinas. Alguns de seus princípios básicos é o emprego de materiais industriais, a eliminação da massa e do pedestal.
Entretanto, enquanto o Construtivismo é um movimento que surgiu de uma posição compartilhada por tendências de pesquisa psicológica e educativa com foco em como a inteligência é construída, Montessori é um sistema Educacional desenvolvido a partir das cuidadosas pesquisas realizadas por Dra.
Segundo a Teoria de Piaget, o crescimento cognitivo da criança se dá por assimilação e acomodação. O indivíduo constrói esquemas de assimilação mentais para abordar a realidade. ... É através das acomodações (que, por sua vez, levam à construção de novos esquemas de assimilação) que se dá o desenvolvimento cognitivo.
As principais características do movimento construtivista foram: Rompimento com a arte clássica, tradicional e acadêmica. Utilização de outros suportes, colagens e objetos (pré-fabricados e de uso comum: madeira, plástico, ferro, vidro, arame, etc.)
Caracterizou-se, de forma bastante genérica, pela utilização constante de elementos geométricos, cores primárias, fotomontagem e a tipografia sem serifa. O construtivismo teve influência profunda na arte moderna e no design moderno e está inserido no contexto das vanguardas estéticas europeias do início do século XX.
A escola construtivista
Desta forma, o construtivismo é uma visão filosófica que descreve como os alunos e seus professores interagem, como o tempo e o espaço da sala de aula são usados e como o controle dentro da sala de aula está em um estado de equilíbrio entre professor e alunos.
Portanto, a perspectiva interacionista, cujos fundadores principais são os teóricos Jean Piaget (1896-1980) e Lev Vygotsky (1896-1934), coloca o aluno no centro do próprio aprendizado. Objetivo é estimular o estudante a exercer o protagonismo e a aprender a pensar, refletir e questionar.
É possível afirmar que Piaget como Vygotsky concebem a criança como um ser ativo, atento, que constantemente cria hipóteses sobre o seu ambiente. No entanto, há maneiras diferentes de conceber este processo de desenvolvimento. Enquanto Piaget privilegia a maturação biológica, Vygotsky valoriza o ambiente social.
No Brasil, a partir da década de 80, escolas começaram a utilizar o construtivismo em sala de aula, e mudaram a forma de alfabetizar as crianças. No Brasil, o construtivismo começou a ser aplicado metodicamente na primeira Escola Novo Horizonte e depois na Escola da Vila, em São Paulo.
A aprendizagem significativa ocorre quando uma nova ideia se relaciona aos conhecimentos prévios, em uma situação relevante para o estudante, proposta pelo professor. Nesse processo, o estudante amplia e atualiza a informação anterior, atribuindo novos significados a seus conhecimentos.
O construtivismo nas artes foi um movimento estético que começou na Rússia, pouco tempo após a Revolução Russa de 1917. Ele foi fruto das vanguardas europeias do século XX, além de ter tido forte influência da arquitetura.
O movimento que desembocou no estabelecimento do Construcionismo Social teve seu início no ambiente acadêmico norte-americano da década de setenta, quando o Behaviorismo e seus pressupostos ontológicos e metodológicos se viam questionados por todos os lados.
A Teoria Construtivista da aprendizagem parte do pressuposto de que o indivíduo constrói seu próprio conhecimento na interação com o meio. Ela surge como uma teoria que vem trazer avanços significativos à educação.
Qual facção é mais perigosa PCC ou Comando Vermelho?
Como conectar Clash Royale no iPhone?
Como recuperar áreas com erosão?
Como funciona a válvula solenóide para água?
Como fazer prova online na Estácio?
Como recuperar uma página no Facebook que foi excluída?
Como funciona trava magnética?
Qual o objetivo das redes de atenção à saúde?
Quando reativar a conta do Facebook volta tudo ao normal?
Como resolver o problema de acesso negado de arquivo?
Como recuperar a conta do Twitter que foi suspensa?
Como fazer download de uma transmissão ao vivo do face?
Como ler coordenadas de latitude e longitude?
Como estudar para as provas finais da faculdade?
Qual o revestimento asfáltico mais utilizado quando é necessário drenar a água sobre o pavimento?
Quais são as válvulas do coração e suas funções?