Maurício de Nassau (1604-1679) foi um conde, militar e administrador holandês. Governou as províncias holandesas no Brasil, instalou a capital do Brasil holandês na cidade do Recife, na capitania de Pernambuco.
Maurício de Nassau promoveu obras para incentivar a urbanização da colônia holandesa, incentivou as artes e a ciência na região. Construiu biblioteca e um observatório astronômico (o primeiro das Américas). Construiu pontes importantes em Recife e ordenou a construção de um jardim botânico com plantas e animais raros.
Maurício de Nassau foi um conde e militar germânico que ficou conhecido por ter sido enviado pelos holandeses para administrar a região de Pernambuco durante o período que os holandeses dominaram a região.
Governo Nassau (1937 – 1943)
Sob seu comando, a economia açucareira da região se restabeleceu. Através de métodos renovados de cultivo do fumo e da cana-de-açúcar, o Nordeste voltou a ter uma economia a todo o vapor.
Entre as principais medidas tomadas por Nassau aqui no Brasil, destacam-se:Propôs-se recuperar a economia local, procurando compradores para os engenhos locais;Ampliou o domínio holandês no Nordeste;Promoveu reformas estruturais em Recife;Manteve relação pacífica com os indígenas.
45 curiosidades que você vai gostar
Principais características e ações do Governo Nassau
- Adoção de melhorias nos engenhos, visando o aumento da produção de açúcar. - Criação do Jardim Botânico no Recife, assim como o Museu Natural e o Zoológico. - Melhoria da qualidade dos serviços públicos em Recife, investindo na coleta de lixo e nos bombeiros.
a) No tempo em que administrou o espaço colonial nordestino, Nassau promoveu a ampliação das plantações de cana-de-açúcar e da criação de gado. Além disso, promoveu várias obras públicas, permitiu a realização do livre comércio e deixou que todas as religiões fossem praticadas nas terras por ele controladas.
A obra que traria maior fama para Maurício de Nassau foi a construção da Cidade Maurícia, para ser a capital do Brasil holandês. Em 1642 concluiu a construção do "Palácio de Friburgo ou das Torres" (atual Praça da República), com extenso jardim zoo-botânico, e o Palácio da Boa Vista sua residência de verão.
Além de promover a movimentação econômica no local, Nassau ainda trouxe consigo muitos artistas, naturalistas e engenheiros com o objetivo de conhecer e registrar o que havia de diferente e exótico no Brasil.
Os artistas viajantes integraram as expedições artísticas e científicas nas Américas a partir de sua descoberta no século XVI. Suas produções estão ligadas ao ato de viajar, eles documentaram a fauna, a flora e os povos através de relatos, desenhos e pinturas.
Ele também investiu nos engenhos de açúcar para retomar a produção açucareira. Questão 2 – Qual das alternativas abaixo traz o motivo da saída de Maurício de Nassau do Brasil? A) Expulsão dos holandeses por tropas espanholas.
Essa invasão estava diretamente relacionada com as questões diplomáticas envolvendo Portugal, Espanha e a própria Holanda naquele período. Os holandeses procuraram construir sua própria colônia na América ao se apropriar de uma das principais praças produtoras de açúcar da América Portuguesa.
Conhecido pelo nome "brasileiro", Maurício de Nassau, ele governou a colônia holandesa no Nordeste do Brasil, com a capital em Recife, de 1637 a 1644.
As invasões holandesas foram motivadas pelo interesse holandês em tomar controle do negócio açucareiro e por conta da rivalidade entre Portugal e Holanda, e desta com a União Ibérica.
Tinha 24 anos quando chegou ao Brasil, contratado por Nassau, residindo em Recife entre 1637 e 1644. Sua principal tarefa nas novas terras era documentar paisagens, tomando apontamentos de portos e fortificações.
O objetivo principal de Frans Post seria a documentação de cidades, vilas, povoações, costumes, construções civis e militares, cenas de batalhas navais e terrestres, que viriam ilustrar um grande relatório das atividades do Governo do Conde de Nassau em terras da América.
O plano era retratar o Brasil holandês para os investidores europeus saberem a importância das terras ocupadas. Sobrinho do pintor Gheert Roeleffs, Eckhout trabalhava em Amsterdã (Holanda) como ilustrador, aos 26 anos, quando foi convidado para a missão artística de Nassau.
Diminuiu os tributos e ainda conseguiu a encampação das dívidas de alguns senhores, sustando, também, a penhora de seus bens. Além disso deu maior liberdade na venda de açúcar, cuja produção vinha se normalizando, e garantiu a liberdade religiosa aos cristãos.
Entre 1637 e 1644, tempo que governou em terras brasileiras, Nassau provocou mudanças e foi responsável por muitos dos pioneirismos que tanto orgulham os pernambucanos: decretou a liberdade de culto religioso; fez a primeira documentação da paisagem local; criou jardim botânico, zoológico e obsertavório astronômico; ...
Entre os anos de 1637 e 1644, a política colonial holandesa no Brasil esteve sob a tutela deste nobre. Ao chegar às terras brasileiras, Nassau encontrou a produção açucareira completamente organizada e carente de diversas medidas que atendessem a demanda dos senhores de engenho.
Depois de perder muitos confrontos — como os dois enfrentamentos chamados Batalha de Guararapes —, os holandeses finalmente se retiraram do Brasil, em 1654. As negociações de paz foram assinadas em 1661. Os holandeses se comprometeram a desistir de ocupar o Brasil.
Mas a primeira investida aconteceu mesmo em 1624, na Bahia, sede do governo geral do Brasil. Por um ano, os holandeses governaram o Brasil até que foram expulsos em 1625 por uma poderosa esquadra comandada pelo almirante espanhol D. Fradique de Toledo.
Em 1645, no nordeste do Brasil, ocorreu a insurreição pernambucana, conflito onde os proprietários de terra da região se mobilizaram para a expulsão dos holandeses. A Insurreição Pernambucana: um dos mais importantes momentos da expulsão dos holandeses.
Para evitar prejuízos ao comércio açucareiro, os holandeses passaram a invadir as possessões lusas tanto na América quanto na África. Em 1624, os holandeses invadiram o Brasil pela Bahia e ali se estabeleceram até 1625.
Em conseqüência das invasões ao nordeste do Brasil, o capital neerlandês passou a dominar todas as etapas da produção de açúcar, do plantio da cana-de-açúcar ao refino e distribuição. Com o controle do mercado fornecedor de escravos africanos, passou a investir na região das Antilhas.
O que significa vidas cruzadas?
O que significa dizer que o inquérito policial confere justa causa para a ação penal?
Como se forma um ponto de vista?
O que acontece no final do Justiceiro?
Qual é o final da história da Pequena Sereia?
Como regular molinete de pesca?
Como saber se a caixa de direção está boa?
Quanto mais rolamentos melhor a carretilha?
O que melhora a absorção de vitamina A?
Qual seu propósito de carreira?
Como medimos uma grandeza qualquer?
O que acontece no final de A Voz do Silêncio?