Mahatma Gandhi foi um reconhecido ativista indiano que lutou durante as décadas de 1920 a 1940 pelo fim do regime colonial inglês e pela independência da Índia. O ativismo de Gandhi ficou particularmente conhecido por ter desenvolvido um método de manifestação não violento conhecido como Satyagraha.
Gandhi, um dos fundadores do moderno estado indiano e ícone da paz, lutou contra a discriminação racial, participou do movimento de independência da Índia, protestava por meio da desobediência civil e pregava a não violência.
Independência da Índia
Mahatma Gandhi destacou-se como principal personagem da luta pela independência indiana. Recorria a marchas e a desobediência civil, incentivando o não pagamento de impostos e o boicote aos produtos ingleses.
O objetivo era conquistar a independência total da Índia e a reforma socioeconômica, instaurando a igualdade política para todos.
Ficou famoso por liderar, de forma pacífica, o movimento de independência de seu país contra os ingleses. Conhecido como Mahatma (palavra do sânscrito, que significa “grande alma”) foi o grande idealizador de uma Índia independente, e sua filosofia influenciou vários outros movimentos ao longo do século.
37 curiosidades que você vai gostar
A estratégia utilizada por Gandhi na luta pela independência consistia em boicotar as fontes de obtenção de renda utilizadas pelos britânicos. Gandhi colocou-as em prática somente a partir de 1919, quando a Primeira Guerra Mundial encerrou-se.
Além de lutar pela independência de seu país, Gandhi notabilizou-se por lutar pelos direitos dos indianos nas duas décadas em que viveu na África do Sul. O ativismo de Gandhi ficou notavelmente conhecido por causa do seu método de resistência não violento, o Satyagraha.
Gandhi na luta pela independência da Índia
Na Índia, Gandhi tornou conhecido internamente o Satyagraha, princípio pelo qual defendia o protesto de maneira não violenta a partir de demonstrações de resistência e de desobediência civil.
O líder e pacifista indiano Mahatma Gandhi (1869-1948) está no imaginário das pessoas como uma espécie de semideus ou profeta da paz.
O fundamentalista hindu Nathuram Godse, de 37 anos, matou o advogado Mohandas Karamchand Gandhi, de 78 anos, com três tiros à queima-roupa em Nova Delhi.
Entre os líderes pacifistas mais conhecidos, podemos citar Mahatma Gandhi, que adotou a postura do pacifismo e não-violência na luta pela independência da Índia; e Tenzin Gyatso (Dalai Lama), monge budista, líder e representante do governo do Tibete.
A principal marca de suas ações era a desobediência civil: ao contrário de outros movimentos de libertação nacional, Gandhi pregava a resistência através de métodos pacíficos, como o não pagamento de impostos e o boicote aos produtos ingleses (conhecido como swadeshi), por exemplo.
Mahatma Gandhi dedicou sua vida ao ativismo em defesa dos indianos e à independência da Índia. ... Mohandas Karamchand Gandhi, também conhecido como Mahatma Gandhi (a palavra “Mahatma” significa “grande alma”), foi um ativista indiano que ficou mundialmente conhecido por liderar os indianos na luta pela independência.
Enquanto liderava campanhas em nível nacional para mitigar a pobreza, expandir os direitos das mulheres, criar harmonia religiosa e étnica e eliminar as injustiças do sistema de castas, Gandhi aplicou de forma suprema os princípios da desobediência civil não violenta para libertar a Índia do domínio estrangeiro.
A cisão entre as duas nações vai provocar conflitos e perseguições religiosas que levam à fuga de milhões de pessoas: 7 milhões de muçulmanos partem da União Indiana rumo ao Paquistão, e 5 milhões de hindus e sikhs percorrem o caminho oposto.
As autoridades ficaram confusas e sem saber como reagir perante um desafio deste teor, simultaneamente gigantesco e pacífico. Era, precisamente, este o objetivo das campanhas de desobediência promovidas por Gandhi. A reação foi, por vezes, violenta, houve repressão e prisões em massa, e o próprio Gandhi foi preso.
Gandhi pregava a resistência à dominação e a luta contra os britânicos por meio da não-violência e da desobediência civil, métodos que já havia empregado contra o Apartheid, na África do Sul, onde vivera.
James Earl Ray (Alton, 10 de março de 1928 — Nashville, 23 de abril de 1998) foi um criminoso estadunidense condenado pelo assassinato do ativista Martin Luther King Jr. James acreditava que Martin era um traidor, e que movia as pessoas em suas marchas para parar e enfraquecer o país politicamente e economicamente.
Foi preso mais uma vez, depois de se recusar a colaborar com o Exército britânico e com os esforços de guerra. Libertado dois anos depois, em 1944, põe-se a negociar a independência da Índia, através de seu partido, o Partido do Congresso Nacional, onde também militava outro líder de fôlego, Jawaharlal Nehru.
"I have a dream", a frase mais memorável de Martin Luther King.
Martin Luther King Jr. foi um grande líder pacifista. Lutou incessantemente pelos princípios de liberdade e igualdade, e pelos direitos civis na América. Pelo combate pacífico contra o preconceito racial, ganhou o Prêmio Nobel da Paz.
Defensores dos Direitos Humanos, Mahatma Gandhi, César Chávez, Martin Luther King Jr.: Unidos pelos Direitos Humanos.
O que pode levar à insuficiência renal?
O que é um vício de qualidade?
Qual maquininha aceita cartão green card?
Quem foi o soldado romano Clavius na Bíblia?
Quais foram as três importantes políticas públicas criadas na década de 1990?
Qual a área total do terreno em m2?
Como recuperar as bactérias boas do intestino?
Quanto tempo dura o vinagre de maçã orgânico?
Quanto tempo o antibiótico Ciprofloxacino fica no organismo?
Quando respiro fundo dói o lado esquerdo?
Quanto tempo dura a sedação da ressonância?
Como fazer uma ligação internacional pela Internet?
Qual o nível de QI do Einstein?
Por que o Amenadiel perdeu seus poderes?
Quanto ganha um professor no Estado do Rio Grande do Sul?
Quais são as consequências da pirataria?