A Revolução Francesa, iniciada no dia 17 de junho de 1789, foi um movimento impulsionado pela burguesia e contou com a participação dos camponeses e das classes urbanas que viviam na miséria. Em 14 de julho de 1789, os parisienses tomaram a prisão da Bastilha desencadeando profundas mudanças no governo francês.
As causas da Revolução Francesa
Ao longo da revolução, a França viveu as seguintes fases: Assembleia Nacional Constituinte, Assembleia Legislativa, Convenção Nacional e Diretório. ... A Revolução Francesa encerrou-se por meio do golpe organizado por Napoleão Bonaparte e conhecido como Golpe do 18 de Brumário.
A Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, criada em 1789, encarnava os conceitos básicos daqueles que defendiam a Revolução Francesa: a garantia da igualdade entre todos os homens, fazendo com que os privilégios de classe que existiam no Antigo Regime Francês fossem abolidos.
Joseph-Ignace Guillotin
Foi o médico francês Joseph-Ignace Guillotin (1738-1814) que sugeriu o uso deste aparelho na aplicação da pena de morte. Guillotin considerava este método de execução mais humano do que o enforcamento ou a decapitação com um machado.
A primeira fase dessa revolução, também conhecida como fase da Monarquia Constitucional, aconteceu de 17. Foi caracterizada pela criação da Declaração dos Direitos dos Homens e do Cidadão e do Grande Medo.
→ Primeira Revolução Industrial: de 1760 até meados de 1850; → Segunda Revolução Industrial: entre 1850 e meados de 1945; → Terceira Revolução Industrial: meados de 1950 até os dias atuais.
A Revolução Francesa foi um marco na história da humanidade, porque inaugurou um processo que levou à universalização dos direitos sociais e das liberdades individuais a partir da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão. ... A Revolução Francesa só foi possível graças à popularização dos ideais do Iluminismo.
Causas da Revolução Francesa A burguesia francesa, preocupada em desenvolver a indústria no país, tinha como objetivo destruir as barreiras que restringiam a liberdade de comércio internacional. Desta forma, era preciso que se adotasse na França, segundo a burguesia, o liberalismo econômico.
Trata-se do período inicial da Revolução Francesa, o qual foi marcado por grandes transformações, por meio da redação de uma Constituição para a França e pela atuação da Assembleia Legislativa. Após a Queda da Bastilha, muitos camponeses, no interior do país, temendo ficar sem alimentos e muito endividados, partiram para o ataque.
No geral, a França passava por uma decadência que envolvia todos seus órgãos governamentais e esse fator foi decisivo para que a revolução viesse a acontecer. Durante o século XVIII, a injustiça social predominava na França, cuja sociedade era estratificada da seguinte maneira:
O lema da revolução francesa era “Liberdade, Igualdade e Fraternidade” (Liberté, Égalité, Fraternité), que simbolizava os desejos do Terceiro Estado. Durante o mês de agosto de 1788, o rei Luís XVI reuniu uma Assembleia Constituinte formada pelos três estados gerais.
Como funciona o serviço de lavanderia?
Como funciona uma estufa de secar madeira?
Como funciona o Sistema de registro de preço?
Quem controla e organiza a economia do capitalismo?
Como fazer leitura inteligente?
Como instalar o PDF Creator no Windows 10?
O que é uma linha de produção?
Para que serve uma estufa de secagem?
Como funciona a lista de presente?
O que é uma instituição filantrópica?
O que é ação revisional de juros?
Como passar a laje para meu nome?
Como instalar LibreOffice Linux?
Como ler cifra de dedilhado ukulele?
Como tirar boas fotos com a Polaroid?