A conscienciologia analisa a consciência integralmente, abordando sua existência antes do renascimento material e também as vidas que se sucedem à morte do corpo físico. Cada ser é uma consciência, incluindo os que habitam outras esferas do Universo. Parte-se, portanto, da certeza de que há vida após a morte.
A compreensão comum de consciência está mais relacionada à Psicologia, que a entende como uma apercepção de fenômenos externos e estados e processos mentais efetuada por um organismo. É o estado no qual se está consciente, a saber, desperto e atento ao que ocorre, e não dormindo ou desmaiado.
A consciência reside em áreas posteriores do cérebro que compartilhamos com os mamíferos em geral. Outra descoberta recente é que as áreas envolvidas na consciência —a zona quente posterior— não são as que recebem os sinais diretos dos olhos e dos demais sentidos.
Essa questão ainda desafia a ciência, mas as últimas pesquisas indicam que a resposta está nas conexões entre as células cerebrais. Existem áreas do córtex cerebral relacionadas a determinadas funções, como tato, fala ou visão, mas a correspondência entre funções e regiões cerebrais não é exclusiva.
A consciência é a essência do ser humano e fonte de conhecimento e de verdade. De acordo com Descartes, e o seu princípio "penso, logo existo", a consciência surge como fundamento e modelo de todo o conhecimento. Através dela sabe-se que se existe e que se é, ou seja, uma coisa pensante, uma alma separada do corpo.
44 curiosidades que você vai gostar
A consciência, provavelmente, é a estrutura mais complexa que se pode imaginar atualmente. António Damásio, em O Mistério da consciência, divide a consciência em dois tipos: consciência central e consciência ampliada.
A consciência é uma qualidade da mente, considerando abranger qualificações tais como subjetividade, autoconsciência e a capacidade de perceber a relação entre si e o outro.
A consciência surge a partir de uma dimensão que rege o controle dos impulsos nervosos e das complexas variáveis envolvidas no tempo de vida relativo de cada categoria do universo celular.
O lobo occipital, que fica na parte de trás do nosso cérebro, é responsável por coisas relacionadas à visão.
Como usar pinceis do Photoshop?
Como usar óleo de copaíba para bronquite?
Como configurar o roteador D-link Di 524 pelo celular?
Como escrever em chinês no celular?
Quem tem colesterol alto pode comer quiabo?
Quando passar o reparador de pontas?
Qual o benefício do quiabo para diabetes?
Como usar o Bob passo a passo?
Como usar produtos da Principia?
Qual é a função das conchas nasais?
Como usar óleo de lavanda do Terra?
Como fazer para entregar produtos do Enjoei?
O que é epidemiologia e qual o seu principal objetivo?
Que tipo de empresa e a Magazine Luiza?
Como faço para montar uma loja de produtos naturais?