A conscienciologia analisa a consciência integralmente, abordando sua existência antes do renascimento material e também as vidas que se sucedem à morte do corpo físico. Cada ser é uma consciência, incluindo os que habitam outras esferas do Universo. Parte-se, portanto, da certeza de que há vida após a morte.
A compreensão comum de consciência está mais relacionada à Psicologia, que a entende como uma apercepção de fenômenos externos e estados e processos mentais efetuada por um organismo. É o estado no qual se está consciente, a saber, desperto e atento ao que ocorre, e não dormindo ou desmaiado.
A consciência reside em áreas posteriores do cérebro que compartilhamos com os mamíferos em geral. Outra descoberta recente é que as áreas envolvidas na consciência —a zona quente posterior— não são as que recebem os sinais diretos dos olhos e dos demais sentidos.
Essa questão ainda desafia a ciência, mas as últimas pesquisas indicam que a resposta está nas conexões entre as células cerebrais. Existem áreas do córtex cerebral relacionadas a determinadas funções, como tato, fala ou visão, mas a correspondência entre funções e regiões cerebrais não é exclusiva.
A consciência é a essência do ser humano e fonte de conhecimento e de verdade. De acordo com Descartes, e o seu princípio "penso, logo existo", a consciência surge como fundamento e modelo de todo o conhecimento. Através dela sabe-se que se existe e que se é, ou seja, uma coisa pensante, uma alma separada do corpo.
44 curiosidades que você vai gostar
A consciência, provavelmente, é a estrutura mais complexa que se pode imaginar atualmente. António Damásio, em O Mistério da consciência, divide a consciência em dois tipos: consciência central e consciência ampliada.
A consciência é uma qualidade da mente, considerando abranger qualificações tais como subjetividade, autoconsciência e a capacidade de perceber a relação entre si e o outro.
A consciência surge a partir de uma dimensão que rege o controle dos impulsos nervosos e das complexas variáveis envolvidas no tempo de vida relativo de cada categoria do universo celular.
O lobo occipital, que fica na parte de trás do nosso cérebro, é responsável por coisas relacionadas à visão.
Como fazer o teste de fertilidade feminina?
Onde comprar cartão da Google Play?
Como ganhar fôlego para pedalar?
Como pedir indenização por cobrança indevida?
Como identificar uma pessoa nojenta?
Quanto tempo pode ficar com um feto morto no útero?
Qual a chance de ganhar uma rifa?
Qual o perfil do aluno de medicina que características interesses em geral eles têm?
O que pode causar dermatite em bebê?
Como saber se sou introvertido ou tímido?
Qual é o lucro de vender verduras?
Como ganhar dinheiro sendo mãe solteira?
Como saber se tenho Subtom quente ou frio?
Como consultar saldo de conta benefício do INSS?
O que preciso para abrir uma empresa de calhas?