Segundo a lenda, antes de ser transformada em um mostro, Medusa era uma bela mulher. Filha de duas divindades marinhas, Fórcis e Ceto, ela era uma das três irmãs Górgonas: Medusa era a esperta, Esteno, a forte; e Euríale, a que corria o mundo.
Antes disso, era uma bela mulher, que foi estuprada pelo poderoso deus Poseidon no templo da deusa Atena. Mas em vez de Poseidon ser punido, Medusa foi culpada por Atena por profanar seu espaço sagrado. A deusa então a transformou na figura com a cabeça cheia de cobras e um olhar que transforma os homens em pedra.
Conta o mito que Medusa foi uma sacerdotisa do templo de Atena (em algumas versões ela já era a criatura mítica, contudo, ainda não tinha sido amaldiçoada). No entanto, Medusa é assediada amorosamente por Poseidon, o deus dos mares, cedendo aos seus encantos ao deitar com ele no templo da deusa Atena.
O que é a Medusa:
Conta a lenda, que Medusa, filha de Fórcis e Ceto (divindades marinhas), era uma linda mulher com asas de ouro, mas, foi castigada por Atena (deusa da sabedoria) por ter feito amor com Poseidon (deus do mar) em um Templo de Atena.
Quando a cabeça da Medusa é cortada, nascem de seu pescoço Pégaso, o cavalo alado, e Crisaor, filhos de Poseidon.
31 curiosidades que você vai gostar
Crisaor e Pegasus eram filhos da Medusa e nasceram quando a Medusa foi decapitada.
Medusa representa as formas mentais negativas, com seus cabelos em forma de serpentes, que paralisam o ser humano, e o impedem de evoluir. Apenas com o auxílio da sabedoria, representada por Atena, o ser humano (Perseu) pode combater a Medusa e vencê-la.
A filósofa Márcia Tiburi traz uma reflexão sobre como nos dias atuais vivemos numa espécie de complexo de Perseu, um herói da mitologia grega que matou a gorgona Medusa. No sentido de que a Medusa representa os nossos maiores medos e problemas que não queremos enfrentar.
substantivo feminino Mitologia. De acordo com a mitologia grega, mulher que, com o cabelo formado por serpentes, transformava em pedra quem a encarasse. [Por Extensão] Mulher excessivamente feia; bruxa.
Na mitologia grega tardia, diziam-se que existiam três Górgonas: as três filhas de Fórcis e Ceto. Seus nomes eram Medusa (Μέδουσα, "a impetuosa"), Esteno (Σθεννώ, "a que oprime") e Euríale (Εὐρυάλη, "a que está ao largo").
Medusa era uma Górgona na mitologia grega conhecida por transformar em pedra todos os que olhavam diretamente para ela. Foi morta pelo herói Perseu, que a decapitou. Medusa era uma Górgona conhecida por ser capaz de transformar em pedra aqueles que olhavam diretamente para o seu rosto.
Estando Palas prestes a desferir um golpe sobre Atena, Zeus interveio distraindo-a com sua égide, no que Atena, aproveitando o lapso, feriu-a de morte.
Ela e as duas irmãs eram virgens sacerdotisas de Atena, deusa da guerra e da justiça. Poseidon, deus do mar havia desposado Medusa (algumas versões dizem que ela foi abusada) no templo de Atena. Como resultado, a deusa furiosa pelo desrespeito em seu templo castigou Medusa.
Atena possui uma rivalidade com Poseidon . Sua rivalidade com ele começou em Atenas. Ambos queriam ser padroeiros de uma certa cidade, e ofereceram presentes a esta cidade. Poseidon ofereceu uma fonte de água salgada e Atena uma oliveira.
Em um dos templos de Atena (deusa grega da sabedoria), Medusa teria feito amor com Poseidon (deus do mar), o que levou a deusa, furiosa, a transformar Medusa e suas irmãs em seres repugnantes, com pele escamosa e serpentes enormes na cabeça.
A Medusa era uma górgona, um monstro de mitos gregos. Ela tinha duas irmãs, também górgonas, mas, que, diferentemente dela, eram imortais. Medusa tinha o poder de transformar em pedra os que olhavam diretamente para ela.
Denominação dada à circulação colateral constituída por veias dilatadas (em geral, periumbilicais) que surgem no abdómen dos indivíduos com cirrose hepática e que são consequência de obstáculo colocado à circulação venosa pelo processo hepático.
Significado de Górgone
substantivo feminino Mulher horrenda, perversa, repulsiva, por alusão às três fúrias mitológicas Esteno, Euríale e Medusa, mulheres que tinham serpentes por cabelos e que transformavam em pedra aqueles que as encaravam. Variação de górgona. Etimologia (origem da palavra górgone).
O envolvimento com Afrodite lhe custou o castigo de Hefesto, e Ares foi banido do Olimpo temporariamente. Vingativo, matou Poseidon, após este estuprar Alkippe, uma de suas filhas. O tribunal divino o absolveu e ele, mais uma vez, pôde permanecer no Olimpo.
Três bebês monstruosos foram gerados no ventre da giganta: o imenso lobo Fenrir; a chamada Serpente de Midgard, igualmente enorme; e a menina Hel, cujo corpo era metade vivo e metade morto (em putrefação, como o de um cadáver).
A morte da Medusa
O jovem flutuou por cima de Esteno e Euríale, graças às sandálias aladas e chegou até Medusa. Sem poder olhar diretamente para ela, o jovem mirou sua cabeça por meio do reflexo do escudo e a cortou. Ele então guardou a cabeça no quíbis, e foi embora.
Pégaso era um cavalo alado da mitologia da Grécia antiga. De acordo com a lenda, ele foi criado quando o herói Perseu cortou a cabeça de um monstro assustador. Pégaso nasceu do sangue desse monstro. Na mitologia da Grécia antiga, Pégaso era um cavalo com asas.
Na mitologia grega, a deusa Atena nunca teve filhos, exceto Erichthonius, que como os outros filhos de Atena, não nasceu no sentido tradicional. Em alguns mitos gregos, Atena era a deusa da magia. A série de Percy Jackson contradisse isto fazendo Dédalo filho também.
Qual é a parte da gema do ovo?
Qual o objetivo principal da Agenda 2030?
Quais foram as pessoas que escreveram a Bíblia?
Qual o sabor da carne de cavalo?
Como alterar o numero de telefone no gmail?
Qual o tempo de cura do reboco para pintura?
Quais são os objetivos da formação de um bloco econômico?
Quais nichos mais vendidos na Hotmart?
Quais são as principais etapas de um programa de desenvolvimento da promoção de vendas?
Como diagnosticar um início de AVC?
Qual a altura da águia careca?
Qual óleo do Terra é bom pro cabelo?
Quanto tempo demora para cicatrizar uma cesárea por dentro?