Os irmãos norte-americanos Orville e Wilbur Wright foram pioneiros da aviação mundial. Para alguns, são considerados os responsáveis pela invenção do 1º avião. Para outros, quem criou o avião foi o brasileiro Santos Dumont.
Se você considera que receber a ajuda de uma catapulta não se enquadra, Santos Dumont foi o primeiro a voar. Se você acredita que voar pode ser considerado o fato de se estabilizar no ar, então os irmãos Wright foram os que realizaram este feito primeiro.
Alberto Santos-Dumont, brasileiro, nascido em 20 de julho de 1873, inventor do avião, é motivo de orgulho para o País. O Pai da Aviação e Patrono da Aeronáutica Brasileira deixou para a humanidade a certeza de que todo sonho pode ser realizado, basta possuir vontade para conquistar feitos tidos como impossíveis.
Irmãos Wright x Santos Dumont
Os norte-americanos - assim como o portal on-line da Nasa - defendem que o primeiro voo motorizado da história foi realizado no dia 17 de dezembro de 1903, na cidade de Kitty Hawk, nos Estados Unidos, com os irmãos Wright a bordo do modelo Flyer.
Alberto Santos Dumont foi um grande brasileiro, um homem admirável, mas, sorry, ele não inventou o avião. Os brasileiros precisam tomar uma atitude menos provinciana e admitir que os irmãos Wright voaram antes, voaram mais, voaram melhor. E que o 14 Bis não voava: dava pulinhos.
20 curiosidades que você vai gostar
Após uma tentativa fracassada de fazer voar um helicóptero, Santos Dumont construiu em julho de 1906 uma máquina híbrida, um avião unido a um balão de hidrogênio. Como o balão utilizado foi o N° 14, o híbrido recebeu o nome de 14-bis (o "14 de novo").
Por que Santos Dumont não foi um inovador e sim um inventor? Pois o inventor brasileiro contrariou o bom senso – muitas vezes colocando sua vida em risco – e comprovou que era possível reunir as duas coisas para dar dirigibilidade aos balões.
O primeiro avião inteiramente projetado em solo brasileiro foi construído por Dimitri Sensaud de Lavaud, inventor francês radicado no Brasil. O aeroplano, batizado como “S. Paulo”, voou em Osasco, no estado de São Paulo, há mais de um século, no dia 7 de janeiro de 1910.
17 de dezembro de 1903: Os Irmãos Wright realizam o primeiro voo de aeroplano, com impulsão mecânica ("catapulta") chamado Wright Flyer.