Quem é o sujeito passivo nos embargos de terceiro?

Pergunta de Benedita Vanessa de Nogueira em 31-05-2022
(56 votos)

O sujeito passivo da ação de embargos de terceiro, de acordo com a previsão do parágrafo quarto do artigo 677, deve ser o sujeito beneficiado com o ato da constrição, bem como o sujeito processual da ação principal que tenha feito a indicação do bem que foi constrito.

Quem é parte passiva nos embargos de terceiro?

LEGITIMIDADE PASSIVA NOS EMBARGOS DE TERCEIRO

Para a maioria da doutrina pátria, o legitimado é aquele que nomeou o bem, ou seja, geralmente o credor, pelo que este é o legitimado passivo para integrar o respectivo polo, na ação de embargos de terceiro, salvo se o bem tenha sido nomeado pelo devedor.


Quem é o polo passivo na ação de embargos de terceiro?

“Devem integrar o pólo passivo da ação de embargos de terceiro todos aqueles que, de algum modo, se favoreceram do ato constritivo, situação na qual se insere o executado, quando parte dele a iniciativa de indicar à penhora o bem objeto da lide” (Resp n. 739.985-PR, rel.

Quem é o réu no embargo de terceiro?

Quem é o réu nos embargos de terceiro? R. o réu nos Embargo de Terceiro será aquele que deu causa a constrição judicial, ou seja, o EXEQUENTE; Quando o executado atuar com litigância de má-fé ele também será réu, o ônus da prova é do terceiro, é um litisconsórcio necessário.

Quem são os legitimados para opor embargos de terceiros?

674 do CPC/2015, os embargos podem ser de terceiro proprietário, inclusive fiduciário, ou possuidor. Importa destacar que o art. 677, caput do Novo CPC, reforça este parágrafo 1º. Afinal, ele expressamente determina que na petição inicial o embargante faça prova sumária de sua posse ou de seu domínio.

Legitimidade passiva nos embargos de terceiro


23 curiosidades que você vai gostar

Pode opor embargos de terceiro?

Como é sabido, a teor do artigo 674 do vigente Código de Processo Civil, o terceiro pode opor embargos, quando sofrer constrição judicial sobre bem que possua. Desse modo, a prova da posse constitui pressuposto para o ajuizamento dos embargos de terceiro.

O que são embargos de terceiro quem pode opor os mesmos no processo qual o seu prazo e qual a competência para processar e julgar o mesmo?

Embargos de terceiro é um instrumento pelo qual a pessoa que não é parte de um processo, mas, mesmo assim, tem algum bem bloqueado por ordem judicial equivocada, pode utilizar para fazer cessar aquela constrição indevida. Está previsto no CPC, Capítulo VII, do Título III, nos artigos 674 a 680.

Quem é o embargante e quem é o embargado?

Significado de Embargante

[Jurídico] Que desenvolve embargos; que embarga. substantivo masculino e feminino Algo ou alguém que embarga (impõe embargos). Etimologia (origem da palavra embargante).

Como funciona o embargo de terceiro?

Embargos de terceiro é um procedimento especial disposto no Código de Processo Civil (lei nº 13.105/2015), que tem como objetivo possibilitar que um terceiro, não parte do processo em questão, possa defender seus bens que sejam indevidamente alvo de constrição dentro da demanda judicial.



Outras questões

Como pedir desculpas a um homem?

Como requerer citação por oficial de justiça?

Como pedir desculpas para uma pessoa que vc magoou pelo Whatsapp?

Quais medidas o Procon toma?

Como saber se o Apache está funcionando Linux?

Como ser discreto no ambiente de trabalho?

O que é do frozen?

Como faço para ligar para os Estados Unidos do Brasil?

O que falar em resultados e discussão?

Qual o cabo de alimentação da placa de vídeo?

Como consultar a RAIS no eSocial?

Como fazer venda ativa por telefone?

Como ligar para alguém com o computador?

Como os Arcadista se denominavam?

Como organizar as roupas para mudança de casa?

O que é necessário para preparar uma feira do livro?

Como os boiadeiros levam o gado para a invernada?

O que fazer quando o banheiro não tem armário?

Como tirar o débito automático da conta de água?

Como os sumérios desapareceram?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2024 - todasasrespostas.com