Ela é considerada justiceira e possui o poder de comandar os eguns (espíritos dos mortos). Por isso é responsável pela entrada (encarnação) e saída (desencarnação) do planeta. No sincretismo religioso, Nanã representa Nossa Senhora Sant Ana (ou Santa Ana).
Nanã é um importante orixá feminino relacionado com a origem do homem na Terra. O seu domínio se relaciona com as águas paradas, os pântanos e a terra úmida. Do ponto de vista divino, sua relação com o barro, mistura de água e terra, coloca essa divindade nos domínios existentes entre a vida e a morte.
Ao orixá Nanã são oferecidos efó, mungunzá, sarapatel, feijão com coco e pirão com batata-roxa. Essa comida traz para as pessoas muita força. É bom ressaltar que Nanã é uma santa antiga e muito sábia.
No Brasil, Mãe Nanã é sempre lembrada como a “orixá Vovó”; realmente ela representa o arquétipo ancião, sendo representada como uma senhora idosa, que quando se manifesta em seus iniciados, possui um andar lento, curvado pra frente.
As filhas e filhos de Nanã são pessoas dignas e têm bom coração, por isso, nunca desejam mal ao outros. Além disso, são gentis e galantes, como se viessem do século passado. Consideradas sábias e pacientes, os filhos de Nanã são vistos como “almas velhas”, pois fazem tudo com muita calma e consciência.
15 curiosidades que você vai gostar
Os filhos de Nanã costumam sofrer de cansaço nos pés e pernas e de problemas estomacais/intestinais. Apesar de serem pessoas aparentemente calma, a sua cabeça não para de pensar, está sempre cercado de suas preocupações e das preocupações dos outros (uma consequência da forte responsabilidade que têm).
O ebó e quizilas de Nanã
Em hipótese nenhuma ofereça à yabá carneiros, peixe de pele, siri, carambola e roupas pretas, pois estas são as quizilas de Nanã.
O percussionista Naná Vasconcelos, de 71 anos, morreu na manhã desta quarta-feira (9), no Recife. Ele tinha câncer de pulmão e estava internado há dez dias. De acordo com a assessoria do Hospital Unimed III, o músico teve uma parada respiratória e passou por um procedimento, mas não resistiu e faleceu às 7h39.
Contrariada com essa precedência dada a Ogum, NANÃ disse que não precisava de Ogum para nada, pois se julgava mais importante do que ele. -Quero ver como vais comer, sem faca para matar os animais, disse Ogum.
Nanã Buruku – A Nanã recebe suas oferendas no sábado.
Nanã Nanã gosta muito de receber frutas, principalmente figo, uva, melão, melancia ou ameixa. A orixá também se sentirá mais feliz se presenteada com velas brancas, rosas e roxa, preferencialmente acompanhadas de uma champanhe. Para realizar a oferenda esteja sempre perto de lagos ou mangues.
Bebida : Água da chuva, água de coco, mel e dendê. Comida : Acaçá, pipoca, farofa de dendê, peixe cozido com pouco sal, farofa de amendoim torrado, aipim cozido no dendê, Aberem, mugunzá, efó, sarapatel, feijão com coco, pirão com batata roxa.
Ainda como divindade da criação, Nanã está associada à ideia de maternidade e dan- ça, embalando em seus bra- ços uma criança, representada pelo ibirí (espécie de cetro com a ponta curva, confeccionado com palha da costa e búzios) que ela segura na mão direita.
Através da numerologia dos Orixás você é capaz de descobrir qual é o seu guia. E mais, o signo dos Orixás, ou os Odus, podem ser definidos por intermédio da sua data de nascimento. Assim, relaciona-se a ciência dos números com esses signos de matriz africana. Odu significa destino, e também pode ser chamado de caminho.
As cores de Nanã são o roxo, lilás e branco, suas velas são geralmente roxas. Assim como as flores, que ela adora receber. Suas oferendas são batata doce, jabuticaba, ameixa e vinho licoroso rosé.
Uma das mortes que mais me abalou foi a do Ren (de Nana), mesmo depois de ter terminado de ler o mangá, quando eu estava sozinha, eu caia no choro como se fosse uma pessoa de verdade da minha vida que havia falecido.
Quando Omulu era pequeno a sua mãe Nanã o abandonou em uma gruta perto da praia porque ele estava doente e coberto pela varíola, ao ver Omulu abandonado na gruta Iemanjá o acolheu e lavou as suas feridas com a água do mar.
As quizilas de Oxalá são: Azeite de dendê, vinho de palma, muito sal, pimenta, pombo, sangue e roupas escuras.
Um filho de santo cabeça de Iansã como aquele ligado ao odu Ossá, um odu relacionado com o caminho de Iansã, não deve comer carne de carneiro (Genivaldo de Omolu)" (BASSI, 2012, p.
Cobre também o rosto com um capuz ou máscara de palhas (até os om- bros) para ocultar o rosto tomado pelas cicatrizes da varíola.
Orixá de cada signoOgum - Áries (21/3 a 20/4)Oxóssi - Touro (21/4 a 20/5)Ibejis - Gêmeos (21/5 a 20/6)Oxum - Câncer (21/6 a 21/7)Xangô - Leão (22/7 a 22/8)Obaluaiê - Virgem (23/8 a 22/9)Oxumaré - Libra (23/9 a 22/10)Nanã - Escorpião (23/10 a 21/11)
Oração de Nanã para proteção
À minha mãe Nanã, eu peço que abençoe o meu coração, minha cabeça, meu espírito e corpo. Que aos poderes dados somente à Senhora das Senhoras, sejam caridosos e benevolentes, e me escondam de meus inimigos ocultos e poderosos. Minha querida Mãe e Senhora, tenha piedade de meu coração.
Sábado – cores das velas dos Orixás
Orixás : Oxum, Iemanjá e Nanã ( as Iabás/ Iyabás). Cores: Amarelo, Azul claro e Lilás ou Roxo.
Quais os feriados municipais de Sorocaba?
Quando a carga se torna uma condição adversa?
Quanto custa para renovar carteira de habilitação?
Quanto ganha um soldado do exercito brasileiro?
A partir de quantas visualizações no youtube ganha dinheiro?
Quanto vale um camelo em euros?
Quanto tempo leva para passaporte ficar pronto?
O que é um software aplicativo?