Em academias o profissional de Educação Física pode optar por se especializar na área aquática, de musculação, desenvolvimento motor ou ginástica. Pode ainda atuar como personal trainer. As escolas de ensino fundamental e médio contratam estes profissionais para ministrarem aulas da disciplina de Educação Física.
Este profissional organiza e supervisiona programas de exercícios. Pode também auxiliar no tratamento de portadores de deficiência e na preparação de atletas. Para você trabalhar na área, é necessário que ingresse no curso de Educação Física. Você tem duas opções: o bacharelado e a licenciatura.
A expressão “educador físico” é um neologismo errôneo e deve ser evitado. Toda a legislação e publicações oficiais que se referem à profissão utilizam a expressão “Profissional de Educação Física” para designar os bacharéis, licenciados e provisionados.
4 anos
Como é o curso de Educação Física e onde se pode atuar depois de formado. O curso de Educação Física é regulamentado pelo MEC (Ministério da Educação e Cultura) e tem 4 anos de duração.
Os bacharéis podem empreender, abrindo academias ou sendo personal trainning; a Licenciatura em Educação Física foca a área da educação e da pesquisa.
Voltada para profissionais graduados em Educação Física, Fisioterapia e áreas relacionadas, a pós-graduação em Atividades Físicas e Reabilitação é uma excelente opção para quem deseja aprofundar os conhecimentos obtidos na graduação para ter uma atuação mais assertiva, completa e eficaz.
Ministrar aulas teóricas e práticas de Educação Física conforme orientação e conteúdo previamente distribuído, observa a correta aplicação dos exercícios, planeja aulas e aplica provas.
As 6 práticas sobre como ser um bom educador físico
Quais são as matérias da faculdade de Educação Física?
Importância: As aulas de educação física são importantes em todos os seguimentos, pois ela promove o desenvolvimento integral do aluno, a vida saudável, a socialização, o espírito de equipe e a prática do desporto. Os alunos participam das mais variadas experiências corporais para as quais são desafiados.
Já os alunos do bacharelado devem elaborar um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). A essência do trabalho de um profissional formado em Educação Física está no contato com outras pessoas. Para ser um bom profissional nesta área é fundamental ter paciência e inteligência emocional.
Alguns chamam de Educador físico, outros de Professor de Educação física ou Profissional de Educação física. Mas qual a forma correta? Depois de algumas mudanças nas regulamentações, em relação a profissão na área de esporte, a disciplina de Educação Física acabou deixando muitos profissionais confusos em relação á sua área de atuação.
No Brasil, o campo de atuação do professor de educação física na década de 80 deixa de ser exclusivo da escola. E nesse contexto começam as iniciativas de regulamentar a profissão e adotar o termo “profissional da educação física”.
Não existe a expressão “educador físico” na legislação do Ministério da Educação, no Código Brasileiro de Ocupações, nas publicações do Conselho Federal de Educação Física e nas demais publicações oficiais como leis, decretos, resoluções e portarias. A expressão “educador físico” é um neologismo errôneo e deve ser evitado.
Como surgiu os números história?
Como surgiu a idéia de cidadania presente na sociologia?
Quais são os principais métodos de coletas de dados da pesquisa quantitativa?
Como saber se o número é divisível por outro?
Como são criados os direitos humanos por lei?
Como identificar as funções orgânicas?
O que são urnas funerárias indígenas?
Como consultar um produto registrado no MAPA?
O que é a intencionalidade de um texto?
Quais os transporte de tração animal?
O que acontece se eu comer ovo todos os dias?
Quem é o destinatário e remetente?
Como não ver registro de número bloqueado que tentou me ligar?
Qual a diferença entre arte e tecnologia?
Quanto à categoria como se classificam os veículos?
Qual o melhor raio inox ou cromado?