Omolu na Umbanda é um Orixá guerreiro e brabo. É associado à terra e ao fogo porque veio do interior da terra, das lavas vulcânicas do centro de nosso planeta. Abandonado pela mãe Nanã Buruku, nasceu com o corpo coberto de chagas. No entanto, não é só por causa de sua doença que Omolu se cobre de palha.
Na condição de orixá das doenças, Omolu é visto com muito cuidado pelos praticantes das religiões afro-brasileiras. Afinal de contas, esta divindade tem grande poder de intervenção na vida ao dominar os territórios da cura e da enfermidade.
Omolu é sistemático e perseverante. No Candomblé é ligado ao sol, por isso usa o filá (cobertura de palha da costa). Na Umbanda, Omolu é o chefe da falange das Almas ou Pretos Velhos.
Os filhos de Omolú são pessoas extRemamente pessimistas e teimosas que adoram exibir os seus sofrimentos, daqueles que procuram o caminho mais longo e difícil para atingir algum fim. Deprimidos e depressivos, são capazes de desanimar o mais otimista dos seres. Acham que nada pode dar certo, que nada está bom.
Omulu é o médico dos Orixás, o senhor da cura das chagas e de outras moléstias. Por outro lado, é o Orixá soturno e perigoso, dono das doenças epidêmicas. É uma divindade da terra, tanto do solo quanto do subsolo.
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São quizilas comuns a todos os terreiros de candomblé: não comer caranguejo, peixe-de-pele, cajá, jaca, berinjela, alguns tipos de marisco, raia-pintada.
Obaluayê é o Rei e Senhor do elemento terra, da matéria ou do mundo material. É conhecido como o Rei das Almas do Ayê, o Senhor das Almas. Enquanto Omulu estanca, estabiliza, paralisa energias, Obaluayê é expansivo, irradiador, transmutador. A morte física, comumente ligada a Omulu é um bom exemplo.
No amor, têm dificuldade de se entregar
Tem grande limitação na hora de demonstrar os seus sentimentos, parece ter sempre um pé atrás com a pessoa amada, com medo de se decepcionar. Procuram dar provas de sua fidelidade e dedicação no dia a dia com coisas práticas.
Introspectivos. Extremamente racionais, os filhos de Omulu tendem a passar mais tempo ocupados com seus pensamentos do que com as pessoas ao seu redor. Dessa forma, são considerados introspectivos, gostando mais dos seus livros e pesquisas do que de companhia.
Os filhos de Obaluaê são pessoas sérias, caladas, ingênuas, temperamentais e tendem a ter problemas de saúde, como depressão, manchas na pele ou dores no corpo, mas devem aprender a viver o melhor que puderem com isto. São muito dedicados em tudo que se comprometem em fazer, em especial ao trabalho.
Abandonado pela mãe Nanã Buruku, nasceu com o corpo coberto de chagas. No entanto, não é só por causa de sua doença que Omolu se cobre de palha.
Olocum – Wikipédia, a enciclopédia livre.
Para os Yorubás, Omolu é o irmão mais velho de Xangô, o que contexta algumas concepções do Candomblé no Brasil. Na Umbanda, Omolu é chefe da falange dos Pretos velhos que são homenageados hoje 13 de maio, data que se comemora a abolição da escravatura no Brasil.
Omolu Obaluaê tem o grande poder de causar uma epidemia, mas ao mesmo tempo de curar qualquer mal. Ele carrega sempre sua lança de madeira, seu Laguidibá e seu Xaxará para espantar as energias ruins e os eguns (espíritos errantes).
O orixá da morte conhecido como Omulu é responsável por realizar a passagem das almas do plano terrestre para o plano espiritual quando as pessoas falecem. Isso faz de Omolu o Orixá encarregado da morte, da terra e do fogo. Omolu aparece em duas formas distintas, transitando entre duas forças distintas.
Oferenda a Pai Omulu ✝
Oferenda: sete velas brancas, sete pretas e sete vermelhas, água, coco, vinho doce licoroso, mel, pipoca e um pouco de sal grosso dentro de um pires. As velas podem ser acesas em um triângulo com a vela branca no Norte, a vermelha no Leste e a preta no Oeste.
O tipo psicológico dos filhos de Omulu é fechado, desajeitado, rústico, desprovido de elegância ou de charme. Pode ser um doente marcado pela varíola ou por alguma doença de pele e é frequentemente hipocondríaco. Tem considerável força de resistência e é capaz de prolongados esforços.
Obaluaê também carrega uma lança de madeira e seu Xaxará, um cetro feito de palha de dendezeiro enfeitado com búzios e contas. Com o seu Xaxará ele espanta os espíritos e energias ruins, além de expulsar as doenças e impurezas.
Quizilas de Omulú As quizilas são elementos que podem causar moléstia. Portanto, as quizilas para Omolú e os seus filhos são siri, caranguejo, moluscos, carne de porco, pipoca e abacaxi. Por isso, esses devem evitar esses tipos de alimentos, pois podem trazer malefícios para as suas vidas.
Caso você queira saber realmente qual é o seu Orixá, é preciso conversar com um Pai ou Mãe de Santo. Através do jogo de Búzios eles irão encontrar o seu Orixá de cabeça. Procure um terreiro de sua confiança, participe da comunidade e desenvolva seu caminho espiritual.
Através da numerologia dos Orixás você é capaz de descobrir qual é o seu guia. E mais, o signo dos Orixás, ou os Odus, podem ser definidos por intermédio da sua data de nascimento. Assim, relaciona-se a ciência dos números com esses signos de matriz africana. Odu significa destino, e também pode ser chamado de caminho.
Obaluaê, ou Omolu, é o orixá da cura e da doença. Deus da varíola e das pragas, Obaluaê é relacionado com todo tipo de doença física e com as suas respectivas curas. Esse orixá está intrinsecamente relacionado com a terra quente, seca e rígida, ao contrário da sua mãe Nanã que está ligada à terra molhada, a lama.
Obaluaê na Umbanda é um dos sete orixás maiores, e o sincretismo pode variar de acordo com a região do Brasil, mas comumente´é sincretizado com São Lázaro. Ele é o orixá da cura, da saúde e da transformação. Obaluaê é muito cultuado e incompreendido ao mesmo tempo dentro dos terreiros de Umbanda.
BELA CAÇADORA
Euá casou-se com Omulú, que logo demonstrou ser marido ciumento. Um dia, envenenado pelo ciúme doentio. Omulú desconfiou da fidelidade da mulher e a prendeu num formigueiro. As formigas picaram Euá quase até a morte e ela ficou deformada e feia.
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