As filhas e filhos de Nanã são pessoas dignas e têm bom coração, por isso, nunca desejam mal ao outros. Além disso, são gentis e galantes, como se viessem do século passado. Consideradas sábias e pacientes, os filhos de Nanã são vistos como “almas velhas”, pois fazem tudo com muita calma e consciência.
Os filhos de Nanã são: Iroko, Obaluaiê, Osanyin, Yewá, Omolu e Oxumaré, mas por ser a mais antiga, todos os Orixás a consideram uma mãe.
Os filhos de Nanã costumam ser de baixa estatura e viver muitos anos. É comum se tornarem idosos que se aproximam dos 100 anos, com seu jeito calmo e lento. Possuem grande poder de perdoar, por isso não guardam rancores e vivem despreocupadamente. Agem com benevolência, dignidade e gentileza até o fim da vida.
Os filhos de Nanã são grandes apaixonados! Eles buscam relacionamentos duradouros, não gostam de envolvimentos casuais, e não têm medo de se arriscarem no amor. Seu coração é sempre aberto ao romance e eles sabem conquistar como ninguém. O senso de responsabilidade é aguçado nos filhos de Nanã.
Flores : Crisântemo branco e lilás,campânula ,hibisco, violetas, flores do campo de cor lilás, lírio, orquídea, narciso, begônias.
Os filhos de Ibeji são pessoas com temperamento infantil, jovialmente inconsequentes; nunca deixam de ter dentro de si a criança que já foram. Costumam ser brincalhões, sorridentes, irrequietos – tudo, enfim, o que se possa associar ao comportamento típico infantil.
Ervas do Orixá Nanã: Alfavaca roxa, assa peixe, avenca, cana do brejo, Maria preta, manacá, capeba, cedrinho, cipreste, erva de passarinho, jarrinha, mutamba, quaresmeira, rama de leite.
Para descobrir qual é o seu Odu de Nascimento por meio da numerologia dos Orixás, você precisará somar todos os números da sua data de nascimento, como no exemplo abaixo. Como o número é maior que 16, será preciso reduzi-lo. Então, soma-se 3+7=10. Assim, o Odu de João é OFUN, que é regido por Oxalá.
Ervas do Orixá Nanã: Alfavaca roxa, assa peixe, avenca, cana do brejo, Maria preta, manacá, capeba, cedrinho, cipreste, erva de passarinho, jarrinha, mutamba, quaresmeira, rama de leite.
Nanã Ajapá ou Dejapá: É a guardiã que mata, vive no fundo dos pântanos, é um Orixá bastante temido, ligado a lama, a morte, e a terra. Veio de Ajapá. Está ligada aos mistérios da morte e do renascimento. Destaca-se como enfermeira; cuida dos velhos e dos doentes, toma conta dos moribundos.
Paciência e compreensão são características muito presentes nos filhos de Nanã, seguidas por perdão e tolerância típicos de uma avó muito carinhosa e cuidadora. Normalmente vivem em função de praticar o bem, preocupadas com o bem-estar da família e da comunidade.
Diferentemente dos filhos de Oxumaré, de Iansã e de Oxalá, os filhos de Nanã são raros na tradição de religiões afro-brasileiras, mas não pense que ele não existam. Isso porque Nanã é considerada a orixá mais exigente na escolha de seus filhos.
Consideradas sábias e pacientes, os filhos de Nanã são vistos como “almas velhas”, pois fazem tudo com muita calma e consciência. Por serem pessoas de convicção e firmeza, ele são considerados líderes natos.
No entanto, mesmo com todo apego e proteção, eles não prendem seus filhos. Como valorizam muito a liberdade, criam-nos de maneira livre. Por serem muito intensos emocionalmente, os filhos de Iansã podem desenvolver problemas de alergias e no aparelho respiratório resultante de emoções.
Por que a luz é uma onda classificada como eletromagnética transversal e tridimensional?
Como passar a herança em vida?
O que acontece se eu engolir um cupim?
Como saber se o pulso está forte ou fraco?
Quando termina a personalidade da pessoa natural?
O que fazer para relaxar do trabalho?
Como é a rotina de quem trabalha embarcado?
Quanto custa 100 kilowatts de energia?
Pode usar furadeira no sábado?
Qual é o tempo de decomposição da casca de ovo?
O que é a inclusão através do esporte adaptado?
Pode usar tinta acrílica na parede?
O que significa INA INA Mojuba?
Como escrever os números ordinais de 1 a 100?
Como deixar a nota de Rodapé em uma página só?
O que é a ISO 22000 qual sua importância na indústria de alimentos?