Maria Gomes de Oliveira, conhecida como Maria de Déa e, após sua morte, Maria Bonita, foi uma cangaceira brasileira, companheira de Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião, e a primeira mulher a participar de um grupo de cangaceiros.
Última descendente viva de Lampião e Maria Bonita, Expedita Ferreira Nunes, 66, acredita que só a volta do cangaço pode melhorar as condições de vida no sertão nordestino. ... Ela, aos 19 anos, passou por três abortos espontâneos antes de dar à luz Expedita.
Comprovadamente ela teve uma filha com Lampião, batizada como Expedita Gomes de Oliveira Ferreira, a única reconhecida legalmente, que sob as regras do cangaço, foi entregue para ser criada por um casal de amigos vaqueiros.
Em “Apagando Lampião — Vida e Morte do Rei do Cangaço”, Frederico Pernambucano de Mello revela a identidade de Santo, soldado que traiu e decapitou o capitão Virgulino em 1938. A madrugada fria de 28 de julho de 1938 passou à história como o fim do cangaço após 270 anos de reinado do banditismo rural no sertão.
Gravidez e morte
Maria Bonita morreu em 28 de julho de 1938, após um ataque surpresa de policiais ao local de esconderijo do bando, na fazenda Angicos, no sertão de Sergipe. Ela foi baleada e não resistiu.
29 curiosidades que você vai gostar
Última descendente viva de Lampião e Maria Bonita, Expedita Ferreira Nunes, 66, acredita que só a volta do cangaço pode melhorar as condições de vida no sertão nordestino. Ela nega que o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra seja um herdeiro do que chama de luta social de seu pai: ""Eles querem bandalheira".
Vera Ferreira, natural de Aracaju, é palestrante, escritora, jornalista, gestora de empreendimentos turísticos, pesquisadora e diretora da OSCIP (Sociedade do Cangaço). Escreveu vários livros, onde podemos destacar O Espinho de Quipá – Lampião, a História e De Virgulino a Lampião.
■ Maria Bonita
É uma entidade que trabalha na irradiação da orixá Oxum. Oxum é a senhora do amor, do ouro e da beleza, do trabalho das Baianas. Nessa linha de atuação é um trabalho voltado a ajudar pessoas a equilibrar o amor em suas vidas, atrair a prosperidade e também na concepção da vida.
Maria Bonita (1911-1938) foi a companheira do chefe do cangaço Virgulino Ferreira da Silva o Lampião.